Edição 10

Espaço pedagógico

Música e educação infantil

O desenvolvimento intelectual do aluno não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais foi promovida a socialização dos alunos num coral, onde ocorreram trocas de aprendizagem. Segundo Davis (1990): “A combinação de música e fala na expressão do canto, tem poder inigualável, transmitindo sentimentos de grande elevação, um compar-tilhamento desses somente as palavras não poderiam atingir”.

Este trabalho teve como objetivo investigar os benefícios da a utilização da música como suporte para aulas na educação infantil.

O aluno aprende mais em matéria de leitura, quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuações em diferentes linguagens, com variados objetivos.

Meu trabalho com a linguagem musical aconteceu com todas as turmas da Escola Municipal Engenho do Meio dos turnos da manhã e da tarde e também com crianças que não estavam matriculadas na escola. Eram crianças de 4 até 6 anos que tinham 20 horas semanais de aula de canto, onde começava com um alongamento para a voz e relaxamento, para finalmente acontecer a música e as outras formas de expressão.

Em todas as atividades realizadas com os alunos havia grande interesse e participação de todos. Paralelas a estas atividades, os professores em sala trabalhavam conteúdos relacionados com as letras das músicas cantadas.

Como resultados desse trabalho, pude perceber maior participação dos alunos nas atividades da escola. Os alunos de maneira geral pareciam mais felizes por estarem no ambiente escolar. Pude perceber também que na hora do lanche alguns alunos ficavam cantarolando, demonstrando alegria e felicidade com as músicas aprendidas. A partir dessas observações comprovei que a música estimulou no aprendizado das crianças. Os alunos se sentiam mais ativos na hora de realização de suas tarefas. Tive resultados positivos também no relacionamento dos alunos, que se sentiram mais unidos ao grande grupo, onde suas trocas sociais se efetivavam de forma satisfatória contribuindo também na desinibição das crianças num despertar relacionado com a linguagem corporal.

Através desta experiência, pude contribuir para a educação na escola e também, conviver com professores, pais, observar situações didáticas que me fizeram refletir sobre questões da prática educativa. E tive resultados positivos, tanto na participação do aluno quanto no estímulo para aprendizagem de conteúdos.

Sendo assim, a prática educativa, associada à linguagem musical, apresentou maior significação para o desenvolvimento da cognição e interação entre as crianças, conteúdo e mediador.

Alessandra Ferreira – pedagoga e pós-graduanda em Formação de professores pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (alessandraufpe@hotmail.com)

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