Edição 79

Livro da vez

Normose: a patologia da normalidade

livro_da_vez_1Editora Vozes

Ao lado da neurose e da psicose, o novo conceito de normose preenche uma evidente lacuna. Assim como os dois outros termos, esta pesquisa de ponta alerta o grande público e os profissionais em geral sobre a urgente necessidade de superar as anomalias da normalidade: opiniões, atitudes, comportamentos e hábitos dotados de consenso social e patogênicos, em diversos graus de intensidade. Ele é um dos conceitos mais importantes do paradigma transdisciplinar emergente.

Pierre Weil

O livro de Jonas é muito interessante para a nossa abordagem, porque o seu medo e as razões de sua fuga fazem parte de nós. Jonas encontra-se dentro de cada um de nós. Quando recebemos esse convite para nos levantar, para despertar do nosso sono, existe alguma coisa em nosso interior que resiste. Essa força é o que chamamos de normose.

Jean-Yves Leloup

Se a aventura de nossa espécie algum dia findar, terá sido pelos normóticos que fomos. A grande ameaça global se chama normose. É tempo de conspirar pela nobreza e inteireza do projeto humano. Temos contas a prestar às gerações vindouras.

Roberto Crema

cubos