Edição 124
Livro da vez
O professor inesquecível
Geraldo Peçanha de Almeida
O ofício de ser educador não se esgota nunca, e, a cada dia, descobrimos novas possibilidades, novos sonhos e novas aprendizagens. Quem é realmente professor se renova diariamente, e essa renovação nos faz felizes com a opção escolhida.
Este livro é um bálsamo para aqueles que amam e se entregam ao ofício de trazer a palavra. A palavra que alegra, que ensina e que faz crescer a ambos, educador e educando.
As palavras que ouvimos do professor inesquecível não saem de nossa cabeça; elas povoam nossa mente. Às vezes, porque temos medo de que tudo aquilo dito por ele seja verdade e que, se não acreditarmos nas mesmas coisas, correremos o risco de nos tornar tão ultrapassados quanto aqueles aos quais ele se referia. Ou temos muito medo porque pode ser que não dê mais tempo de mudar nada em nossa vida.
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. O professor inesquecível. Rio de Janeiro: Wak, 2011. p. 24.
Para os mais rápidos, era fácil perceber que o professor inesquecível mentia e muito, mas suas mentiras não eram daquelas que merecessem castigo do pai ou da mãe. As mentiras que muito tarde podemos descobrir do professor inesquecível, no fundo, bem lá no fundo, eram verdades dele. Afinal, por acreditar tanto nelas, elas já haviam se materializado em sua vida, daí o fato de ele falar delas, conviver com elas e apreciá-las tão profundamente.
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. O professor inesquecível. Rio de Janeiro: Wak, 2011. p. 26.
Sempre acreditávamos que o professor inesquecível tinha uma capacidade extraordinária de se autorresolver. Ele podia sair da tristeza e chegar à alegria em um lapso de segundo. Ele poderia explicar a morte, a dor, a fome e a desilusão com a mesma competência que explicava o ponto de Matemática ou Português. Ele sabia como resolver todos os problemas e, por isso, ele não os tinha. Era assim que se apresentava o professor inesquecível: limpo, esterilizado, expurgado, sacramentado. E nós ríamos e podíamos tê-lo assim, e era justamente isto que nos prendia a ele.
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. O professor inesquecível. Rio de Janeiro: Wak, 2011. p. 31.
O nosso encantamento está justamente em saber que o céu, por mais escuro que pareça, pode ser iluminado pelas estrelas, pelos pontos de luz, que nós, professores, vamos lançando na imensidão do mundo que habita nossos alunos. Nada é mais sublime que a ideia de lembrar e de saber que luzes são saberes e que saberes são práticas diárias de nossas mãos, de nossas palavras e, principalmente, de nossas ações. Somos nós que estruturamos conhecimentos e normatizamos saberes, e isto não se pode pagar nem com a moeda mais valiosa do mundo.
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. O professor inesquecível. Rio de Janeiro: Wak, 2011. p. 78.
Geraldo Peçanha de Almeida é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e autor de mais de trinta livros na área de Educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de Ensino Superior do Grupo Positivo e da Fundação Getulio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
É formado em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Fez mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, de Educação Infantil e de Alfabetização. Porém, seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 — ofício que mudou, para sempre, sua trajetória profissional.