Edição 63

Lendo e aprendendo

O que as crianças podem saber sobre um funeral

Doris Sanford

o_que_as_criancas_precisam_saber

No funeral, o corpo da pessoa morta está presente. A definição de qual cerimônia ter é geralmente baseada na escolha da maioria da família.

As crianças podem querer participar do funeral lendo um poema. Elas precisam saber que podem confortar as pessoas que estão sofrendo.

O que as crianças precisam saber

As crianças têm curiosidade sobre o que acontece e o que será feito com o corpo depois da morte. Há vários procedimentos, mas geralmente são tomados os seguintes:

O gerente da casa funerária é notificado quando uma pessoa morre, para levar o corpo. A família escolhe qual funerária fará o serviço.
Existem leis que requerem que determinados procedimentos, tais como cremar, embalsamar ou enterrar, sejam feitos dentro de 24 horas.
Embalsamar um corpo significa retirar dele o sangue e outros fluidos, substituindo-os por algumas substâncias. Isso diminui a mudança que ocorre no corpo após a morte e previne que este se deteriore.
Cremar significa queimar o corpo até que ele se transforme em cinzas. Um corpo adulto pesa cerca de cinco gramas após a cremação, que deve ser feita em uma câmara especial chamada retorta. As crianças precisam saber que isso não dói, pois, depois que a pessoa morre, não sente mais nada. O que sobra do cremado pode ser colocado em uma caixa especial chamada urna ou pode ser enterrado.
O sepultamento costuma ser no cemitério. A família precisa comprar ou alugar um pedaço de terra, e o coveiro faz um grande buraco onde o caixão será colocado. A família manda fazer uma placa gravada com o nome da pessoa, a fim de que todos saibam quem está enterrado ali.
O serviço fúnebre contratado é responsável por lavar, pentear e vestir o defunto com as roupas que a família fornecer.
O corpo deve ser enterrado.
Funerais e memoriais geralmente custam caro.
A notícia que se coloca no jornal para informar que uma pessoa morreu e quando o funeral será realizado é chamada de obituário.
As flores são enviadas ao funeral para expressar que a pessoa foi amada e que fará falta. Isso é feito para que a família possa se sentir confortada.

O que a Bíblia diz

Isaías 25.8: “Aniquilará a morte para sempre e assim enxugará, o Senhor Jeová, as lágrimas de todos os rostos e tirará o opróbrio do seu povo de toda a Terra; porque o Senhor o disse”.

I Coríntios 15.55-57: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Salmos 23.4: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.

O que dizer

“Aqui é onde acontecerá o funeral…”

“Você pode ir ou não ao funeral, como quiser. Você decide o que quer fazer.”

“Algumas vezes, o caixão é aberto no final do funeral, e as pessoas se despedem do morto. Você não precisa fazer isso se não quiser.”

“Caso você se sinta desconfortável ou queira ir embora durante o funeral, simplesmente me fale e irei com você.”

“Algumas pessoas podem chorar no funeral, mas o fato de você não chorar não significa que você não ama a pessoa assim como as outras que estão chorando.”

“O corpo é a casa em que o vovô viveu. O verdadeiro vovô está no céu.”

“Ver um corpo morto pode ser assustador. Eu estarei por perto, e você poderá me fazer qualquer pergunta que quiser.”

“Saber que amamos o falecido e querermos ir ao seu funeral faz com que a família se sinta bem.”

“O ritual fúnebre é algo parecido com uma cerimônia da igreja. Haverá música e mensagem.”

“A família decide como o funeral será conduzido. Há muitas escolhas que podem ser feitas.”

Doris Sanford é escritora e consultora. Trabalha no Serviço de Divisão de Crianças, onde crianças que sofreram abusos vivem com pais de criação. Ela fala sobre assuntos relacionados às crianças em toda parte do norte da América.

SANFORD, Doris. Criança Pergunta Cada Coisa… Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2008.

cubos