Edição 109

Matéria Âncora

O que é educação socioemocional?

Zeneide Silva

Nós podemos transformar toda a nossa vida e a atitude das pessoas à nossa volta simplesmente ao mudarmos nós mesmos.

Rudolf Dreikurs

É o desafio de oferecermos aos nossos alunos uma educação que não somente contemple conteúdos tradicionais de aprendizados cognitivos, mas também dote-os de habilidades e capacite-os para uma vida emocionalmente equilibrada.

É uma abordagem diferente. Imagine um trem tentando chegar ao destino em apenas um trilho. Isso não é possível. O trem precisa de dois trilhos, assim como a escola. O primeiro trilho é o acadêmico, e o segundo trilho é o desenvolvimento socioemocional, como nos fala Jane Nelson, terapeuta de família com doutorado em Psicologia Educacional pela University of San Francisco, nos Estados Unidos.

A aplicação da educação socioemocional visa desenvolver várias competências do aluno, tornando-o autorresponsável e visando manter relações sociais de qualidade, pautadas em valores sólidos, sentimento e demonstração de empatia, atitudes éticas, cidadania e honestidade. O aluno, além de ser mais consciente, organizado, colaborativo e ter mais clareza nas tomadas de decisões, terá capacidade para estabelecer objetivos e cumprir metas.

As escolas onde se trabalham as atividades de educação socioemocional buscam criar um espaço coletivo de escuta e pontos de apoio. O primeiro é um lugar seguro, em que os alunos se sintam protegidos para compartilhar o que sentem. O segundo são os outros colegas, que se tornam bons ouvintes, mesmo que não saibam o que responder ao lidar com questões alheias. Nós podemos também levar essas estruturas para fora da sala de aula, trazê-las para o dia a dia, assim como proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dentre as dez competências gerais da BNCC, quatro delas versam de maneira mais direta sobre habilidades socioemocionais:

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania a ao4 seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos Direitos Humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

O desenvolvimento das habilidades não cognitivas ajudará o aluno a agir com autonomia e maturidade emocional, a expressar seus sentimentos e a respeitar os sentimentos e as características do outro, estabelecendo, assim, um convívio social mais assertivo e empático.

Você deseja ser um educador socioemocional?

O educador socioemocional é aquele que aprende a reconhecer e a gerir seus próprios sentimentos, atitudes e emoções para, assim, ser capaz de executar sua principal função: auxiliar seus alunos a enxergar o quanto os casos de suas vidas podem ser vistos como oportunidades de aprendizagem e crescimento. Porém, é preciso investir na formação do professor. Como se vai promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos se ele nunca viveu experiências educacionais com esse objetivo? Mas, se você é um educador gentil e firme e quer focar na parte acadêmica enquanto ensina habilidades socioemocionais, você já embarcou no trem.

Se você está se perguntando se gostaria de seguir a abordagem socioemocional/Disciplina Positiva em sua sala de aula, aqui estão algumas perguntas para você considerar:

1. Você quer que seus alunos sejam capazes de tomar decisões?

2. Você quer que seus alunos aprendam resiliência?

53. Você quer que seus alunos aprendam responsabilidade (habilidade de resposta)?

4. Você quer que seus alunos aprendam cooperação?

5. Você quer que seus alunos aprendam habilidades de estudar?

6. Você quer que seus alunos aprendam a ter autocontrole?

7. Você quer que seus alunos fiquem confortáveis para assumir responsabilidade?

8. Você quer proporcionar um fórum no qual os outros possam dizer como eles foram afetados pelo comportamento agressivo?

9. Você quer ajudar os alunos a aprender a reparar os erros que ferem os outros?

10. Você quer uma sala de aula na qual os alunos aprendam as qualidades e os pontos fortes para desenvolver bom caráter?

11. Você quer uma sala de aula na qual a excelência acadêmica possa acontecer porque os alunos são incentivados a gostar de aprender?

Os professores treinados para trabalhar o socioemocional/Disciplina Positiva criam salas de aulas nas quais os jovens são tratados com respeito, têm coragem e prazer de aprender e têm a oportunidade de desenvolver as habilidades de que eles precisam para uma vida bem-sucedida.

Como fazer?

Por meio de atividades lúdicas, levar os alunos a se autoconhecer, a ter controle de suas emoções para utilizá-las em favor de seu amadurecimento emocional e, assim, ser capaz de criar um ambiente positivo onde quer que esteja.

Alguns resultados

1. Boa interação professor-aluno ­— bons resultados cognitivos

2. Aumento de 11 pontos percentuais em notas acadêmicas

3. Prevenção do bullying

4. Aumento da criatividade

5. Promoção do trabalho em equipe

6. Diminuição da ansiedade e da depressão

7. Estímulo a escolhas responsáveis e saudáveis

8. Diminuição dos índices de violência e do comportamento antissocial

9. Melhora no desempenho acadêmico

10. Ajuda para superar perdas

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