Edição 09

Lendo e aprendendo

Os principais personagens

NARIZINHO mora no Sítio com a vovó Benta. Seu verdadeiro nome é Lúcia, mas, por ter o nariz arrebitado, é conhecida como Narizinho. Ela adora a natureza e representa a simplicidade da criança. Ganhou de presente da Tia Nastácia a boneca Emília. É uma menina prendada, que sabe fazer deliciosos bolinhos de polvilho. Aplicada na escola, recebe sempre elogios da avó.

PEDRINHO é neto de Dona Benta e mora na cidade. Ele sempre vai passar as férias no Sítio. É a imagem de Monteiro Lobato quando criança, que adorava aventuras. Quando está no Sítio faz tudo que quer: come quitutes à vontade e aprende com Tio Barnabé a caçar animais. Como a prima Narizinho, também ganhou de presente o Visconde de Sabugosa, confeccionado pelas mãos de Tia Nastácia. Pedrinho adora galopar e ouvir as histórias da vovó.
DONA BENTA é a boa avó. Paciente, tolerante e acolhedora. É a proprietária do Sítio e cuida da educação das crianças. Ela gosta de ensinar e sempre o faz com sabedoria. Dona Benta respeita a liberdade de pensar, de agir de seus netos. É uma senhora ponderada, sábia e amável, às vezes, exagera no mimo aos netos.

EMÍLIA nasceu boneca, recheada de macela, feita por Tia Nastácia, evoluiu e virou gente. No início, não falava nem se movia, depois que tomou as pílulas do Dr. Caramujo virou uma mistura de boneca e gente. Inteligente, desbocada, não tem medida para dizer o que pensa. É franca, astuciosa, esperta, sabida e até mentirosa, quando lhe é conveniente. Representa o pensamento de Monteiro Lobato. Emília está sempre em defesa da liberdade.

VISCONDE DE SABUGOSA é a pessoa que veicula os ensinamentos e informações. Um sabugo que fala e acumula ciência, é uma criança extraordinária do gênio Monteiro Lobato. Além de sábio, é valente, real, corajoso, fiel, generoso: um nobre. Surge como brinquedo feito de sabugo de milho para Pedrinho, que o esquece na biblioteca, onde adquiriu seus conhecimentos. Apesar de carregar um título de nobre e ser muito culto, ele sempre se submete às ordens da Emília.

TIA NASTÁCIA é quem cuida da cozinha do Sítio. Ela prepara comidas deliciosas e tipicamente brasileiras: mandioca frita, polenta, pamonha, bolo de fubá e quindim. Além de cozinhar, cuida das galinhas, dos porcos e da limpeza. É “ignorante”, mas que sabe coisas próprias de uma preta velha: histórias, ditados e fábulas. Ela é uma preta muito querida e muito medrosa também. Tia Nastácia é muito religiosa, devota de São Jorge.

cubos