Edição 27

Mensagem Profética

PENSAMENTOS QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO.

Toda criança tem o direito fundamental à educação. Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidade de aprendizagem que são únicas. Aquelas com necessidades educacionais especiais precisam ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-las dentro de uma pedagogia capaz de satisfazer essas necessidades. Isso é raro no Brasil. Até mesmo escolas católicas e cristãs estão muito distantes da inclusão escolar.

Para as pessoas com deficiência, há, nos estabelecimentos de ensino, falta de vagas, de estrutura física, material e profissional e de um maior empenho de muitos pais pela escolarização de seus filhos com deficiência. As habilidades requeridas para responder às necessidades educacionais especiais são levadas em consideração durante a avaliação dos estudos e da graduação de professores, porém de forma inadequada e insuficiente.

A inclusão escolar não significa automaticamente aprendizado e alfabetização. A qualidade do ensino e o currículo, normalmente, não são adaptados às necessidades das crianças com deficiência. Muitas escolas prestam mais atenção aos impedimentos do que aos potenciais de tais pessoas. Outro esforço é requerido para se promover alfabetização e aprendizado da matemática e de habilidade básicas em adultos com deficiências, por meio de programas educacionais.

Apesar da constatação de que qualquer pessoa com deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados, e de que os pais têm o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriada às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças, esse fato ainda está longe de ser concretizado. O Brasil precisa de uma escola efetivamente inclusiva.

As escolas deveriam assumir que as diferenças humanas são normais. A aprendizagem deveria ser adaptada às necessidades da criança, ao invés de se exigir a adaptação da criança às condições preconcebidas, aos regimentos internos, respeitando o ritmo e a natureza do processo de aprendizagem. A distância entre discurso e prática inclusiva das escolas particulares é enorme. Uma pedagogia centrada nas necessidades da criança e na melhoria do ambiente escolar é benéfica para todos os estudantes e ao conjunto da sociedade.

O princípio fundamental da escola inclusiva é: todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos, por meio de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parceria com as comunidades e associações.

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