Edição 25

Sugestão de Atividades

Pilates: método que integra o corpo e a mente

pilates01Desenvolvido por volta de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, o método pilates é a sensação do momento entre as modalidades de atividades físicas.

Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880, na Alemanha. Na infância, sofria de asma e raquitismo. Desde cedo, tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Ainda adolescente, foi ginasta e mergulhador. Aos 14 anos, já estudava anatomia e os fundamentos da medicina oriental. Com o tempo, criou o método pilates. Durante a Primeira Guerra, pôde comprovar o resultado de sua criação. Para ajudar na recuperação dos feridos de uma enfermaria, propôs seu programa de exercícios. Em 1926, migrou para os Estados Unidos, onde finalmente abriu seu estúdio, em Nova York. Joseph viveu até os 80 anos.

O principal foco do pilates é dar ênfase ao fortalecimento da região da barriga, que se chama casa de força, ou powerhouse. Os exercícios são feitos para tornar o abdome rígido. Joseph Pilates defendia que um abdome fortalecido ajuda a dar sustentação à base da coluna.

Outro ponto fundamental é manter o alinhamento postural durante as atividades. A respiração tem papel importante na execução do exercício e deve acompanhar o ritmo de cada atividade. O praticante precisa estar concentrado e atento a todos os movimentos. A técnica trabalha todos os músculos do corpo, e o aluno acaba percebendo a existência deles, tomando, assim, o que chamamos de consciência corporal.

pilates03Os exercícios são feitos no solo ou em equipamentos que usam molas para oferecer assistência e resistência ao movimento. Nunca são repetidos mais de dez vezes e são realizados com foco na respiração correta e na postura, com a ênfase na contração do abdome e dos glúteos.

As sessões são individuais ou em grupos pequenos, para que as séries possam ser adaptadas às necessidades e limitações de cada praticante e o instrutor possa dedicar atenção à qualidade — que importa mais do que a quantidade — dos movimentos. O resultado, após cada sessão, é uma agradável sensação de bem-estar, auto-estima e revigoração, pois cada músculo foi alongado, tonificado e massageado. Porém, é importante salientar que os benefícios dependem de movimentos bem-feitos e da concentração do aluno.

A técnica pode ser praticada a partir dos catorze anos, tanto por esportistas quanto por sedentários. Pessoas em processo de reabilitação e até mesmo gestantes (desde que tenham aprovação do médico) estão liberadas para a atividade, que não exige condicionamento prévio por ser de baixo impacto e não elevar muito a freqüência cardíaca. A única contra-indicação é para casos de lesões no sistema músculo-esquelético em processo de dor aguda. Passada essa fase, vem a da reabilitação, e só assim o pilates pode entrar para trabalhar a força muscular, a flexibilidade e o ganho de movimento.

Joseph Pilates reuniu aspectos da filosofia oriental e exercícios valorizados pelo Ocidente, como o fortalecimento muscular. Aprenda alguns princípios da modalidade.

CONCENTRAÇÃO: é importante estar atento à execução dos movimentos.

RESPIRAÇÃO: cada atividade tem um padrão respiratório. O correto é usar toda a capacidade do pulmão.

CONTROLE: fundamental para a qualidade do exercício. O movimento deve ser feito com total controle da mente e com precisão.

MOVIMENTOS FLUENTES: desenvolve a habilidade de movimentar-se com leveza, continuidade e harmonia.

ALINHAMENTO POSTURAL: se uma parte do corpo está desalinhada, toda a estrutura é comprometida.

POWERHOUSE OU CASA DE FORÇA: representado pelo abdome. O foco principal dos exercícios é fortalecer essa região.
Fonte: Sara Marques de Paula, fisioterapeuta e instrutora de pilates em São Paulo

O pilates traz uma série de vantagens. Leia:
Fortalece o corpo, especialmente a musculatura abdominal.

Dá flexibilidade.

Diminui a tensão e a fadiga.

Relaxa e ajuda a combater o grande vilão da atualidade: o estresse.

Melhora a postura e induz ao correto alinhamento corporal.

Aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular.

Favorece o desempenho sexual.

Deixa as articulações mais móveis.

Desenvolve os músculos que suportam a coluna, aliviando dores crônicas na região.

Desperta, revitaliza e dá sensação de leveza.

Otimiza o desempenho de atletas.

Eleva a capacidade de contração muscular.

Ajuda a descomprimir lesões na coluna.

Aumenta a densidade óssea.

Diminui o percentual de gordura corporal.

Estimula a circulação.

Desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação.

Prepara áreas enfraquecidas para a reabilitação.

Auxilia no tratamento de complicações nos joelhos, nos ombros e nas panturrilhas, acidentes automobilísticos, reumatismos, poliomielites, pós-operatórios, pré e pós-parto.
pilates

Fontes:
Revista Pense Leve. Revista IstoÉ, nº 1810 – 16/6/2004.
Site: www.pilates.com.br
Fisioterapeuta Suzete Neris Lima – crecito: 1/3354
Studio Pilates 1 – site: www.studiodepilates.com.br
Av. Eng. Domingos Ferreira, 1.930, sl 05 – Fone: (81) 3466-7848 – Boa Viagem – Recife – PE
Av. Agamenon Magalhães, 2.764, sl. 701 – Fone: (81) 3421-2362 – Recife – PE

cubos