Edição 04

Espaço pedagógico

Principais atividades didáticas

TRADICIONAL

– Padronizadas;
– Rotineiras;
– Fracionada, estático, organizado por disciplina;
– Não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais;
– Exercícios sistemáticos de fixação e cópia;
– O uso do texto como expediente para ensinar valores morais e como pretexto para o tratamento de aspectos gramaticais;
– O ensino é descontextualizado;
– Trabalho de prontidão.

CONSTRUTIVISTA

– Centrada em projetos e resolução de problemas;
– Atividades deverão trabalhar a partir de projetos, brotados da vivência dos alunos e de seus interesses ou necessidades;
– Atividades e tema atualizados e contextualizados;
– Aulas participativas e/ou com formação de grupos heterogêneos.

SÓCIO-INTERACIONISTA

– Em rede, dinâmico, organizado por área de conhecimento e temas geradores;
– São sistemáticos, têm uma intencionalidade deliberada e compromisso explícito;
– Apresenta questões específicas;
– Nas estruturas das tarefas usam terminologias tais como classificar, analisar, antecipar e criar;
– Deve conter também, práticas grupais, interativas e contextualizadas;
– Toma o conhecimento formalmente organizado.

cubos