Edição 73

Mensagem Profética

Professores no topo do mundo

João Pedro Roriz

pag_51_Franck-Boston_shutteCrianças possuem a capacidade mágica de se meter em encrencas, causar confusões e dizer grandes verdades sem querer. Quando alguém me perguntava: “O que você quer ser quando crescer?”, eu respondia: “Atleta, astronauta, médico e integrante do New Kids On The Block”.

Mas, um dia, eu percebi a minha verdadeira vocação. Meu amigo me chamara para bater uma bolinha, e eu respondi:

— Não posso, tenho que estudar.

— Poxa, João, desse jeito você nunca será um futebolista — protestou meu amigo.

Foi nesse dia, nesse momento, que, quase que por um erro, quase que por um acerto, eu resolvi, com toda a minha capacidade de me meter em encrenca, de criar confusões e de dizer grandes verdades, ser um educador.

Meu raciocínio foi límpido: se eu me tornar um atleta, terei que dar exemplos dentro e fora de campo; quando a minha carreira acabar, vou trabalhar como técnico; um dia, terei filhos e terei que educá-los, logo serei um professor.

Tirei notas boas e notas ruins, tive atritos com alguns professores, briguei e amei cada um deles, chorei por ficar em recuperação, comemorei por conseguir aprovação, pedi a Deus para o ano acabar e sofri quando o ano acabou.

Eu cresci. Não me tornei atleta, médico, astronauta e muito menos integrante do New Kids On The Block, mas mantive a mesma predisposição para me meter em encrencas e criar confusões.

Professor está longe de ser perfeito! “Fica quieto”, “senta direito”, “faça o seu dever”, “chegue na hora” são frases que são ditas para uma turma de vinte e cinco alunos e escutadas por vinte e seis pessoas. Afinal, se professor também é aluno, ele também faz bagunça, senta errado, tem preguiça e chega atrasado.

Professor é gente como a gente e está no topo do mundo, aonde todos, invariavelmente, um dia chegarão.

João Pedro Roriz é escritor, palestrante e autor do Almanaque da Cidadania, da Editora Paulus.

Revista Profissão Mestre. Curitiba: Humana Editorial.
Ano 14. N. 163. Abril/2013.

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