Edição 113
Projeto Didático
CNT raízes do Brasil: conhecendo nossas regiões
Colégio Novos Talentos – Rio de Janeiro/RJ
Período de execução
Dez dias no período junino.
Público-alvo
Corpo discente e comunidade escolar.
Mensagem
Exaltação ao Nordeste
Eita, Nordeste da peste,
mesmo com toda a seca,
abandono e solidão,
talvez pouca gente perceba
que teu mapa aproximado
tem forma de coração!…
Luiz Gonzaga de Moura
Conhecendo nossas regiões
PROJETO CNT EM RAÍZES DO BRASIL
Rio de Janeiro/RJ
Apresentação
Buscar a integração e a valorização do nosso país, bem como reconhecer que o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial do mundo e que, para que a sua administração tivesse bom êxito, o governo o dividiu em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O intuito é resgatar o estudo, o conhecimento e os aspectos naturais e culturais de cada região.
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal, de 1988).
Justificativa
Com o aproveitamento da época das festas juninas, que fazem parte do calendário e do PPP anual do colégio, buscou-se abranger uma maior variedade de culturas do espaço territorial brasileiro, enriquecendo a vida escolar e social dos alunos.
Área de conhecimento
Interdisciplinar.
Objetivos gerais
• Apresentar as cinco grandes regiões em que o Brasil está dividido.
• Valorizar os aspectos multiculturais presentes no território brasileiro.
Objetivos específicos
• Conhecer e apresentar as regiões brasileiras nomeando os estados e as capitais.
• Respeitar as mais variadas culturas.
• Aproximar a família do aluno ao espaço escolar.
• Conhecer diversos tipos de dança tradicional na cultura brasileira.
Sugestões de conteúdos específicos
• Regiões do Brasil
• Folclore regional
• Lendas (mitos/parlendas)
• Comidas típicas
• Receitas
• Aspectos políticos e demográficos
• Brincadeiras e jogos regionais
• Danças típicas regionais
• Diversidade religiosa brasileira
• Motivos para não soltar balão
• Fauna e flora regionais
Sugestões de atividades
• Elaboração de cartazes para os espaços de cada turma
• Apresentação de danças típicas
• Preparação de comidas típicas
• Confecção de enfeites para a culminância do projeto
• Produção de trabalhos manuais típicos de cada região
• Elaboração de murais para a exposição das atividades
Avaliação
Será feita a avaliação no decorrer da realização do projeto, prestando-se atenção ao desempenho e interesse e à participação de cada aluno nas atividades propostas em sala, aplicadas ao conteúdo, em cada etapa do projeto.
Culminância
• Festa regional com exposição de todos os trabalhos elaborados.
• Apresentação de danças típicas juntamente com a Festa do Milho (aberta ao público — a família e os convidados dos alunos).
Recursos materiais
• Som
• DVD
• TNT, isopor, tintas
• Diversos papéis
• Tesoura, etc.
Sugestões de pesquisa e palavras-chave
Sugestão de músicas para as danças
Cavalhadas, arquitetura de Brasília e música sertaneja.
Victor e Leo – Não precisa
Daniel – Dengo; Peão apaixonado
Jorge e Mateus – Flor
Festival de Parintins, folia de reis, carimbó, artesanato em argila e cultura indígena.
Calypso – Canto de carimbó; Pra dançar Carrapicho – Festa do boi-bumbá
Leonardo – Índia
Fafá de Belém – Siriá
Origem do funk carioca, samba e bossa nova, Rio de Janeiro (turismo) e queijo (vindo de Minas Gerais).
Alexandre Pires – Mineirinho; Sai da minha aba
Diogo Nogueira – Malandro é malandro
Sambô – Não deixe o samba morrer
Zeca Pagodinho – Deixa a vida me levar
Jorge Aragão – Coisinha do pai
Capoeira, axé, forró, bonecos de Olinda, cangaceiros, baianas, frevo, quadrilha tradicional e presença africana.
Zé Ramalho – Frevo mulher
Rastapé – Colo de menina
Dominguinhos – Eu só quero um xodó
Luiz Gonzaga – Baião
Falamansa – Xote da alegria
Bicho de pé – Nosso xote
Pau de fitas, churrasco, chimarrão, chá-mate, neve no Brasil (clima) e influência europeia.
Imagens: MesquitaFMS, Diego Grand, T photography, CP DC Press / Shutterstock.com; sunsinger / Depositphotos.com; Freepik.com
No Colégio Novos Talentos, o projeto foi assim desenvolvido pela equipe pedagógica:
• Data: de 08 a 19/07/20, sendo o dia 17 reservado para a exposição das atividades propostas em geral e o dia 19 para a Festa do Milho, com as apresentações típicas do projeto.
• Público-alvo: corpo discente e comunidade escolar, no dia marcado para a exposição.
• Mediador: Professor regente da turma.
• Representante legal: Cláudia Oliveira.
• Projeto elaborado pela professora articuladora: Carla Marinho.
Organização das regiões trabalhadas por turmas:
• Região Norte: Turno da manhã (alunos do Ensino Fundamental, anos finais)
• Região Nordeste: Turma da Educação Infantil
• Região Centro-Oeste: Turma do 1o ano
• Região Sul: Turmas do 2o e 3o anos
• Região Sudeste: Turmas do 4o e 5o anos
Apresentações de danças regionais por turmas:
• Região Sudeste: Turma da Educação Infantil
• Região Sul: Turma do 1o ano
• Região Nordeste: Turmas do 2o, 3o, 4o e 5o anos
Brasil de Bombacha – Os monarcas
Os Serranos – Bailes do meu rincão
Qualquer música junina pode ser usada para a dança de pau de fitas