Edição 14

Espaço pedagógico

PROJETO PANTANAL: ALFABETIZANDO COM A NATUREZA

Pensando, refletindo, buscando novas formas de ensinar e novas formas de aprender de uma maneira diferente, prazerosa e com qualidade, o ler e o escrever com o Pantanal veio ao encontro dessa busca, pois a criança vive num mundo simbólico e utiliza o que conhece do meio para fazer seus registros e, desde que nasce, está em contato com essa natureza.

Iraci Conceição Romagnolli Dias e Teresa Helena da Silva Ferreira

O Projeto Pantanal é desenvolvido na Educação Infantil, com crianças de 5 a 6 anos (classe de alfabetização), alunos de classe média. O índice de reprovação na escola é pequeno, deixando claro que quase não há reprovação na Educação Infantil, pois estão em processo de desenvolvimento.

Estudar o Pantanal com a turma de alfabetização abre um “leque” para um trabalho interdisciplinar, sendo este um dos pontos positivos para que o projeto tenha sucesso. A prova disso é que ele já está no terceiro ano de desenvolvimento.

Na sala de aula, são apresentados os textos informativos dos animais de A a Z, usando-se fantoches em uma árvore falante, com personagens como: lobo-guará, vovó pantaneira e sua neta Margarida. Após a apresentação, ocorre a discussão sobre o texto, em que as professoras se tornam mediadoras e facilitadoras, para a assimilação do que foi discutido. As turmas dão opiniões e contam o que mais sabem sobre o animal que está sendo estudado, partilhando, assim, os conhecimentos adquiridos no seu dia-a-dia. Através do animal e da letra inicial do nome dele, as crianças inventam rimas e músicas, fazem listagens, tornando, dessa forma, a aprendizagem mais gostosa.

Com esse projeto, a alfabetização ocorre de uma maneira interessante e curiosa. Segundo Piaget, para que a criança aprenda, é preciso modificar, descobrir e inventar, e o animal propicia essa interação.

Para uma maior concretização dessa interação, as crianças vão até o Pantanal para ver de perto a biodiversidade e a beleza do que está sendo estudado.

Decroly diz que: “A sala de aula está em toda parte, na cozinha, nas viagens, na oficina, na loja, na excursão, no campo…”, e nada melhor para concretizar essa idéia do que ir até o Pantanal. Com esse passeio, as crianças podem observar, ter atitudes e associar, o que possibilita a compreensão do conhecimento, por meio da observação; e a expressão e a exteriorização daquilo que aprendeu, através da linguagem oral, da escrita, dos registros pictóricos e outros, integrando os diversos conhecimentos adquiridos.

Hoje, sabendo que há problemas de ordem global que podem atingir e modificar o cotidiano de todas as pessoas, é preciso alertá-las, conscientizá-las sobre a importância de preservar o nosso mundo, e nada melhor do que começar pelas crianças, criando hoje a consciência ecológica do amanhã.

O trabalho permite que cada um aprenda de acordo com suas possibilidades, suas necessidades e seus interesses e que todos partilhem de conhecimentos comuns, por isso a escola deve oportunizar situações de aprendizagens que possibilitem ao aluno organizar sua própria vida e participar dela.

Observando as crianças, vendo a realidade do nosso planeta em relação à extinção da fauna e da flora e querendo algo que despertasse a curiosidade e o interesse, foi decidido, em equipe, trabalhar com o Pantanal, por seu encantamento e sua diversidade e proximidade com a nossa criança e sabendo que todo animal a sensibiliza.

Hoje, é preciso trabalhar para uma qualidade de vida melhor, para um desenvolvimento sustentável. Esse tema está inserido no Projeto Pedagógico da escola.

“A conservação da biodiversidade é vital para a sobrevivência e o bem-estar dos seres humanos” (Caderno de Educação Ambiental).

O Projeto Pantanal tem como objetivo desenvolver hábitos de curiosidade e interesse pelo mundo social e natural e expressar-se criticamente frente às questões que se referem à preservação das espécies, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo para sua conservação, estabelecendo algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e o de outros grupos, em especial o do homem pantaneiro, que é da região do Mato Grosso.

O projeto permite alfabetizar e conscientizar o aluno a ter atitudes de respeito, carinho, amor pelos animais, etc.; com isso, enriquece o vocabulário, pois o Pantanal é um prato cheio em termos de vida e conhecimento, em constante movimento de formas, cores e sons.

O Projeto vem ao encontro da necessidade de se buscar novas alternativas capazes de enriquecer o ensino–aprendizagem. É um trabalho interdisciplinar, em que o aluno participa ativamente da construção do seu conhecimento.

Trabalhar com projetos tira tanto o professor quanto o aluno da monotonia e da rotina, inovando a maneira de trabalhar com o ensino–aprendizagem.

Segundo Nilbo, existem fatores importantes para o ato de projetar, que são: sonhos, vontades, desejos, necessidades, criatividade, etc.; estes levarão o sujeito a iniciar sua busca, sua pesquisa, sua caminhada para a descoberta e suas ações de investigação, dando espaço para o surgimento do novo.

As atividades dentro do Projeto Pantanal são lúdicas e é através delas que surgem os conteúdos; os textos trabalhados apresentam informações dos animais, de A a Z, ou seja, contêm informações que envolvem todas as áreas de conhecimento.

Estudo do Peixe Dourado:
Os alunos descobrem, através do tato, o que é um peixe. E estudam sobre cobertura do corpo, locomoção, cores, partes do corpo, onde vive e do que precisa para viver.

O estudo aguça a criatividade dos alunos, que, juntos, constroem conhecimentos, através da música, sobre o peixe e o rio.

O DOURADO (melodia: Peixe vivo)
Como pode o dourado
Viver fora d’água limpa } bis
Como poderei viver } bis
Sem a água, sem a água } bis
Sem a água, pra viver?

RIO PANTANAL
Não polua, não polua
o rio do Pantanal.
O rio tem muita vida.
O rio tem muita vida.
Vida livre.
Vida livre.
Vida livre.

Para o desenvolvimento do projeto, foi criada uma árvore falante, junto à qual são contadas, usando fantoches, as histórias informativas de cada animal do Pantanal, de A a Z; assim a criança interage com o texto, relacionando a letra com o nome do animal em estudo. Por exemplo:

Texto: tuiuiú – t – T

No projeto, são envolvidas todas as áreas de conhecimento, como:

Lingüística: nome do animal; entendimento do texto (oralidade); pesquisa e localização, no texto, de palavras escritas com t (início – meio – fim); pesquisa, em revistas e livros, montagem e colagem, na ordem certa, de letras que formam o nome do animal; listagem de nomes de objetos, animais, frutas, brinquedos, etc. com t; criação de músicas e rimas com o nome do animal trabalhado.

Matemática: quantidade de letras necessárias para formar o nome do animal; quantas vezes a boca se movimenta para falar

a palavra tuiuiú; número de patas; cores do animal; tamanho; quantidade de ovos que bota.

Natureza/Sociedade: classe pertencente; hábitat; alimentação; cobertura do corpo; como nascem; silvestres; aula-passeio; aula com animais vivos; CD com cantos das aves.

Artes Visuais: pintura, recorte, montagem, colagem; dobradura, quebra-cabeça do animal; pintura com tinta guache, cola colorida, giz de cera, lápis de cor; confecção dos animais com borracha Eva, uso de sementes, penas, estopa, massa de modelar; caderno de artes; animais de plástico para montar maquetes enquanto brincam, estudam e classificam os animais.

Religião: a importância de Deus na criação da natureza.

Outras Atividades Desenvolvidas: pesquisa: Internet, enciclopédias, campo; coleta de dados: figuras dos animais, fotografias, fôlder, reportagens de animais; “bichonário” de A a Z, as crianças listam coletivamente nomes de animais que existem no Pantanal com a letra em estudo, produzem pequenos textos e fazem o registro pictórico; alfabeto móvel para formar palavras, etc.; palestra com profissionais da área ambiental; confecção de animais com cimento para montar um “minipantanal” na área da Educação Infantil; música, O abecedário do Pantanal, adaptação da música Abecedário da Xuxa; jogos; dança (quadrilha pantaneira; passeio ao Pantanal envolvendo a família).
Aula falando sobre as coisas da terra: Vovó Pantaneira e Homem Pantaneiro

Processo de Avaliação:

A avaliação é contínua e sistemática, ou seja, durante todo o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do aluno é acompanhado e, ao detectar dificuldades, são oferecidos subsídios para que ele possa mudar seu comportamento; a habilidade do aluno, tudo o que ele faz, pesquisa e traz para a sala de aula é valorizado; dessa forma, a avaliação estimula e motiva o aluno a criar, inventar e descobrir, por isso, ela deve ser orientadora e cooperadora dentro do processo de ensino–aprendizagem.

Ao avaliar o aluno, o educador precisa levar em conta três dimensões: cognitiva — enfatiza os processos mentais e os resultados obtidos; afetiva — enfatiza sentimentos e emoções; e psicomotora — focaliza as habilidades musculares e motoras.

Durante o desenvolvimento do Projeto, são utilizados vários instrumentos, como: folhas de registros; produção da criança; desenhos; jogos; atividades artísticas; trabalhos em equipes; participação durante a conversa, em rodinha; listagens; e outros. Cada aluno tem uma pasta onde são colocadas todas as atividades relacionadas ao projeto; e o próprio aluno, ao ir organizando sua pasta, vai fazendo sua auto-avaliação, ou seja, ele mesmo fica admirado do seu desenvolvimento, falando, às vezes: “— Tia, como agora eu melhorei. Ave! Eu não sabia fazer direito os desenhos e nem escrevia”. Isso é gratificante para um educador ouvir, pois ele pode ver o quanto está colaborando para a formação de uma criança.

O trabalho foi e está sendo prático, concreto e ativo, porque se procura fazer o melhor, proporcionando ao aluno a implementação do seu compromisso com o social e com o natural, tornando-se sujeito do seu próprio conhecimento, que é o caminho mais curto para o saber. As crianças que já foram alfabetizadas com esse projeto continuam trazendo pesquisas sobre o Pantanal, aguçando ainda mais as crianças que estão agora se inteirando desse lugar.

O interessante em trabalhar com esse projeto é que todo animal que encontram, seja em casa ou na escola, é motivo para estudos; querem saber suas características, o que come, onde vive, a que classe pertence, etc. Tudo o que encontram, como artesanatos, fitas de vídeo, livros, jornais, revistas que falam sobre os animais, levam para partilhar com seus colegas e professores.

Esse projeto já vem sendo desenvolvido há três anos com bastante sucesso, e, a cada ano, novas idéias vão surgindo, e vai ficando cada vez mais rico e prazeroso saber que o conhecimento nunca está pronto e acabado. E a conclusão a que se chegou é de que trabalhar com projetos é uma das melhores formas de se construir o conhecimento, pois não há nada pronto. Tanto o professor quanto o aluno são ativos nessa forma de trabalho e dentro do ensino–aprendizagem.

Os alunos alfabetizados através de projetos dificilmente aceitam aulas tradicionais; eles preferem criar, e o professor se torna mediador e orientador do ensino–aprendizagem.

Estou feliz realizando este projeto, que é o caminho para entender que a educação é uma questão de opção, de preparo e da busca constante ao conhecimento de quem, com responsabilidade, se propõe a esta fascinante tarefa de educar.

Missão Salesiana do Mato Grosso

Colégio Salesiano Santo Antônio – Cuiabá/MT

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