Edição 109
Em discussão
SCRIPT DA LIVE DA GUACIARA
Metodologias ativas
Temas:
1. O que são metodologias ativas?
2. O que é metodologia?
3. Qual é o segredo para usar uma metodologia ativa?
4. Segundo segredo da metodologia ativa
5. Estratégias das metodologias ativas: aula invertida e problemas
O que são metodologias ativas?
Metodologias ativas são práticas pedagógicas que levam o aluno a pensar; que colocam o aluno como participante do seu próprio processo de aprendizagem e que o tornam protagonista, capaz, pensante.
Você sabe o que significa a palavra protagonista?
Atriz, ator, herói, heroína, intérprete, personagem principal.
O aluno está no centro do processo, e tudo parte dele. Mediar significa fazer as perguntas certas para que o aluno pense!
Nessa metodologia, o aluno participa e reflete sobre o que aprende, ouve, sente, vê e pensa.
• Ele está no espetáculo.
• Ele tira conclusões.
• Ele analisa e age sobre o contexto.
• Ele pode aprender na sua forma de ser, ter e expressar sua opinião; sua forma de adquirir conhecimento é levada em conta.
Metodologia ativa não é observar o professor, ouvir e anotar o que está na lousa. Isso é metodologia passiva.
O que é metodologia?
Muitas pessoas ficam com medo só de pensar em metodologia. Sabe quando fazemos um projeto e tem lá metodologia? Então, tanto em um projeto quanto em um planejamento anual ou semanal, há um espaço para escrever a metodologia. Eu vou dar uma explicação muito tranquila, e você vai perder o medo ou o “susto” em relação a isso.
Imagine que a metodologia é uma caixa de ferramenta. Dou um exemplo pra ficar mais claro! Você sabe que terá de consertar uma porta. Pronto! Para arrumar a porta, você precisará de uma chave de fenda, um alicate para tirar o prego e uma lima, porque a porta está emperrando; você vai ter de lixar o cantinho, ou seja, você sabe o que tem de fazer: arrumar a porta.
Como você vai arrumar a porta? Bom, você vai ter de começar desmontando a fechadura. Depois, você vai precisar tirar as dobradiças para colocar a porta no chão… e assim por diante.
De que materiais você vai precisar? Chave de fenda, alicate, lima, lixa.
Quando você vai arrumar a porta? No próximo sábado, que é quando estará em casa.
Quanto tempo vai levar pra arrumar a porta? Vai começar perto das 10h pra não acordar a vizinhança. Acho que, na hora do almoço, já terá terminado.
Avaliação: Observar se a porta ficou do jeito certo e arrumada.
Depois que você arrumou a porta, seu marido olha e fala: Nossaaaaaa!!! Como você é boa nisso também!!!
Conclusão: Que legal!!! Você é realmente 1.001 utilidades! Até porta já sabe arrumar!!! Você é uma mulher incrível!!!
Esclarecendo, então…
• O que – conteúdo
• Como – método
• Materiais – método
• Quando – cronograma
• Quanto tempo – cronograma
• Avaliação – validação do trabalho
• Conclusão – indicadores (Posso continuar fazendo assim? Devo mudar em quê?)
Diante disso que vimos, o que é metodologia ativa?
Ainda usando a metáfora da porta…
Metodologia passiva é você estar ao meu lado vendo consertar a porta. Ficar olhando como eu faço, como eu me mexo, como eu explico, o que eu uso, quanto tempo eu demoro.
Metodologia ativa é você colocar a mão na massa. É pedir ferramentas, é pedir ajuda, é fazer junto. É se sujar de pó, girar o parafuso, correr o risco de entrar uma farpa no dedo.
Metodologia ativa é permitir que a criança pense, participe, reflita sobre o que está acontecendo.
São atividades em que o aluno possa:
• Ver.
• Ouvir.
• Sentir.
• Participar.
• Discutir.
• Escrever.
• Ler.
• Solucionar problemas.
• Ensinar aos outros.
Qual é o segredo para usar uma metodologia ativa?
Você vai instigar o seu aluno a fazer — quando ele estiver fazendo, vai provocá-lo a pensar sobre o que faz.
Provocar o fazer e pensar sobre o que se faz!
Significa que não devemos dar aula expositiva? Expositivo-dialogada?
Não é isso… Há diversos meios de a informação chegar aos nossos alunos, já falamos disso. Cada pessoa aprende de uma forma, usando um sentido sensorial (visual, auditivo, sinestésico, olfativo, gustativo) diferente.
Usar diversas metodologias e estratégias de aula vai potencializar o aprendizado dos alunos. E a linguagem oral é uma poderosa ferramenta para compartilhar conhecimento, trabalhar o processamento auditivo/visual e modelar.
Segundo segredo da metodologia ativa
O diferencial do seu planejamento é pensar nas perguntas que você vai fazer para instigar o pensar. Esse é o segredo.
Quais são as perguntas que farão meus alunos pensarem?
Na Educação Infantil, você pensa na experiência e permite que os alunos entrem nela.
No Ensino Fundamental, você pensa na pergunta e os deixa pensar sobre ela.
Estratégias das metodologias ativas
Aula invertida
O aluno estuda o conteúdo antes de vir pra aula e busca, em ambientes virtuais, materiais para já entrar em contato com o conteúdo.
Sala de aula invertida também pode ser com o aluno diante da turma ministrando uma aula, falando sobre o que aprendeu.
1. Busca otimizar o tempo.
2. Tem conhecimento prévio.
3. Amplia possibilidades de aprendizagem.
4. Interage mais com os amigos, promovendo o debate e a autonomia.
5. Resolve problemas.
Problemas
Você tem um problema, e os alunos precisam encontrar caminhos para resolver esse problema. Assim, aprendem sobre raciocínio lógico, velocidade de pensamento, processamento visual e auditivo, processamento cinestésico, análise, síntese, avaliação, observação, construção de ideias, desconstrução de conceitos e, portanto, a aprendizagem.
1. Essa estratégia desenvolve a habilidade de investigar, refletir e criar soluções.
2. Pode fazer uso de tecnologia e de recursos humanos e técnicos.
3. Análise e compreensão dos resultados — ensine isso aos seus alunos!
Guaciara Fornaciari é fonoaudióloga clínica e educacional (CRFª 2-6112-6), especialista em Educação Especial e Inclusão e em Programação Neurolinguística, terapeuta infantil, terapeuta DIR Floortime com certificação internacional pela ICDL.
E-mail: guaciara@doutoraescola.com.br