Edição 114
Reunião de Pais e Mestres
Técnicas para trabalhar o socioemocional
Guardando no coração
Os educandos recebem um coração, e o educador pede para que eles escrevam nele o nome de seu irmão ou sua irmã. Depois que escreverem, os educandos recebem uma fita adesiva e prendem o papel na altura de seu coração. O educador os convida a andarem pela sala e observarem o nome que está escrito no coração dos outros. Solicita que parem e fiquem num lugar específico da sala. O educador coloca uma música calma que fale do amor num sentido de família, pede para que a escutem, colocando a mão em cima do papel do coração e se lembrando das coisas boas que viveram com a pessoa querida. Ao final da música, o educador questiona como é guardar essa pessoa no coração, e eles retornam para o círculo para conversarem.
Pratos de frases fraternas
Para esta atividade, deve-se ter preparado antes uma quantidade grande de frases de agradecimento impressas em pequenos papéis. O educador coloca uma pequena quantidade deles em pratos descartáveis. A quantidade dos pratos representa a metade dos educandos da turma. O educador divide a sala em dois grupos iguais. Para um grupo, ele entrega os pratos e diz que eles são os “amigos”; e para o outro, que são os “gratos”. Os educandos “gratos” se espalham pela sala e ficam parados em um ponto. Os educandos “amigos” irão circular pela sala, entregando um papel aos colegas parados. Só passam para o outro colega quando o educador der o sinal e esclarecer que, no momento que os educandos “gratos” pegarem um papel, eles devem ler e depois abraçar o colega “amigo”. Segue-se com o educador dando sinal e aguardando que todos cumpram a sequência de pegar o papel, ler e abraçar. Fazem isso algumas vezes, e, depois, são invertidos os educandos. Repetem a atividade agora com os outros educandos circulando e entregando os papéis. É importante pedir para eles fazerem a ação lentamente e com muita atenção na hora de falar. Ao término da atividade, avaliam o que aprenderam no momento de falar e de ouvir.
Espalhando ar com sentimentos bons
O grupo fica em círculo. O educador pergunta à turma o que é força interior. Conversam alguns minutos, e, depois, o educador explica que cada um irá agradecer à sua força interior. Para que isso seja realizado, o educador esclarece que eles deverão falar olhando para um espelho que simboliza a força que existe dentro de cada um. O educador já terá preparado um espelho pequeno com a frase “Minha força interior” escrito embaixo. O importante é falar o que essa força traz de positivo, de bom para sua vida. O educador orienta os educandos a ficarem com o foco no espelho na hora de falar. Para estimular, diz que podem começar a falar usando a frase: “Eu agradeço à minha força interior…”. Vai passando de um a um até finalizar todo o grupo. Em seguida, avaliam juntos o que a atividade trouxe de aprendizagem.
Agradecendo a si mesmo
Os educandos recebem bolas de assoprar. O educador avisa para encherem suas bolas de ar com um sentimento bom, como paz, alegria, felicidade. Depois, distribui canetas e solicita que escrevam uma frase na bola dizendo qual sentimento bom foi escolhido. Devem escrever: “ar de paz”, “ar de amor”, entre tantas opções. Após as bolas ficarem prontas, o educador coloca uma música e pede para os educandos jogarem com cuidado as bolas no ar e continuarem a brincar. Quando a música parar, eles devem segurar uma bola qualquer e ler o que tem escrito. Segue o exercício, parando a música algumas vezes. Em seguida, os educandos ficam segurando a última bola que ficou nas mãos. O educador pergunta por que se deve agradecer ao ar que se respira. Cada um fala um pouco. Ele solicita que todos joguem esse ar com sentimentos bons para o mundo. Pede que fiquem todos juntos no centro e coloquem as bolas para cima. O educador os estimula para pensarem o quanto é necessário jogar sentimentos bons no mundo e agradecer o ar que se tem no planeta. Explica que, na contagem de um a três, eles estourarão as bolas juntos. Com os estouros das bolas, o educador pede que aplaudam a si mesmos pelo ato de espalhar sentimentos bons.
WENDELL, Ney. Praticando a gratidão em sala de aula. Recife: Prazer de Ler, 2015.