Edição 125

Projeto Didático

Vender é bom, trocar é melhor!

Elizama de Aquino Silva
Maria da Conceição Alves Camelo
Moisés Alves Muniz

CENTRO EDUCACIONAL PRISMA – São Lourenço da Mata/PEprisma

 

prisma-acaoReflexão inicial

“Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o Homem perceberá que não pode comer dinheiro.” Provérbio indígena

Apresentação

A valorização exacerbada do dinheiro acarreta diversos problemas ao indivíduo, sobretudo em meio ao crescente marketing de consumo, que vem influenciando cada vez mais os jovens. Por conseguinte, é salutar compreender que existem também outros recursos para a aquisição de um bem além do papel-moeda. Para isso, foi proposta a troca de produtos por outros (Vender é bom, trocar é melhor!), excluindo o papel-moeda, dando valor ao produto por si só e valorizando também as técnicas de abordagem, a conversação e o interesse mútuo. Contudo, o propósito primordial é o respeito ao meio ambiente, para não deixar que o provérbio da reflexão inicial aconteça.

prisma-justificativaJustificativa

Estamos vivenciando um período de grandes dificuldades, acentuadas ainda mais pela pandemia da Covid-19. Diante do atual cenário do desemprego em massa, o acesso a qualquer tipo de produto tem se tornado ainda mais difícil. Dentro desse contexto, surge o projeto Vender é bom, trocar é melhor!, que tem como iniciativa conscientizar os estudantes em relação à solidariedade, à sustentabilidade, à negação ao consumismo e à prática do reaproveitamento e do respeito ao meio ambiente, considerando que diversos produtos poderiam, em algum momento futuro, ter como destino o lixo. O produto pode não ser novo, mas será um novo produto para quem o receber, daí a novidade. Segundo Harari (2020, p. 191), o ser humano começou as atividades comerciais com o escambo dentro de seu próprio grupo, concedendo um serviço ou produto sem pedir imediatamente nada em troca, mas esperando que, em um momento oportuno, fosse recompensado por seu favor. No entanto, isso não foi mais possível quando se cruzou com outros grupos, pois não havia garantias de que voltassem a se encontrar. Por isso a necessidade da troca imediata de um produto por outro (escambo). Segundo Cury (1958, p. 60), o bom professor vai educar seus estudantes para alguma profissão; no entanto, o professor fascinante os educa para a vida. É diante dessa proposta que se desenvolveu o projeto, para que fique marcado na memória dos estudantes, pois acreditamos em uma educação para a vida, não apenas focada no capital. A prática de escambo, para muitos, é desconhecida, não visualizada dentro de um grupo grande. Alguns ficarão com receio de não conseguir trocar seu produto, embora, no dia a dia, a troca seja algo comum. Com a realização da Feira Vender é bom, trocar é melhor!, a prática se torna uma ação em larga escala, com todos simultaneamente no mesmo propósito, o que para muitos estudantes é algo inovador. Conforme Cury (1958, p. 61), prepare seus estudantes para explorar o desconhecido, para não ter medo de falhar, e sim medo de não ter tentado.

Objetivos gerais

• Conscientizar sobre responsabilidade ambiental. • Conhecer a origem do comércio.

Objetivos específicos

• Vivenciar outros meios de aquisição de um produto. • Desenvolver habilidades de argumentação, negociação e análise. • Estimular a técnica de poupar dinheiro através da troca. • Mostrar que, através do interesse recíproco, todos podem sair satisfeitos, obedecendo princípios da confiança e do respeito.

Público-alvo

• Estudantes do Centro Educacional Prisma: Ensino Fundamental (Anos Finais).

Período de realização

• Dois meses.

Recursos humanos

• Gestão escolar. • Coordenação pedagógica. • Estudantes. • Professores. • Locutor.

prisma-recursoRecursos materiais

• Som. • Pen drive. • Microfone. • Máscaras de proteção. • Álcool em gel. • Bancadas e mesas para dispor os produtos.

Estratégias

• Levantamento, através de um questionário, de todos os possíveis produtos que os estudantes têm interesse em levar à Feira. • Entrega de um documento (Termo de Autorização e Responsabilidade) aos pais, concordando ou não com a participação na Feira e permitindo ao filho realizar as trocas conforme seus próprios interesses. • Desenvolvimento de atividades para auxiliar nos argumentos para a efetivação das trocas. • Divulgação nas mídias sociais da escola. • Realização da Feira respeitando os protocolos de segurança (Covid-19), com o uso de máscaras e a disponibilização do álcool em gel com a conscientização do seu uso. • Realização de uma pesquisa após a Feira para verificar a satisfação promovida pela troca de produtos.

Avaliação

A Feira Vender é bom, trocar é melhor! foi bastante significativa para os estudantes; isso foi fundamentado através da participação integral, da motivação e, sobretudo, pelo resultado da pesquisa feita sete dias após o evento. Também foi constatada a cobrança para que haja mais feiras. Tudo isso é um “termômetro” para apontar a relevância e o êxito do projeto.

Pesquisa

Sete dias após a Feira Vender é bom, trocar é melhor!, foi realizada uma pesquisa que teve como primordial motivo avaliar a proposta na perspectiva dos estudantes. Participaram da pesquisa 84 alunos. Foi entregue um questionário, cujo resultado foi este:

prisma resultado

prisma-notas

Com esses dados, identificamos a positividade da Feira: o primeiro Evento de  Empreendedorismo Prisma. CENTRO EDUCACIONAL PRISMA Rua Riachuelo, 65, Vila do Reinado – São Lourenço da Mata/Pernambuco (81) 3519-2325 E-mail: prisma.niceas@gmail.com

 


Elizama de Aquino Silva é formada em Pedagogia. Especialista em Gestão e planejamento educacional. Atua como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) do Centro Educacional Prisma.

Maria da Conceição Alves Camelo é formada em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil e em Gestão e Planejamento Educacional. Atua como gestora e como coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Centro Educacional Prisma.

Moisés Alves Muniz é formado em Geografia. Atua como professor de Empreendedorismo (Anos Finais) do Centro Educacional Prisma.


 

CENTRO EDUCACIONAL PRISMA
Rua Riachuelo, 65, Vila do Reinado – São Lourenço da Mata/Pernambuco
(81) 3519-2325
E-mail: prisma.niceas@gmail.com

 

Referências

CURY, A. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

cubos