Edição 124

Fique por dentro

Você sabe o que é literacia familiar?

literancia-familiar

Seguindo os rumos definidos pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), o Ministério da Educação (MEC) criou o programa Conta pra Mim, de literacia familiar, que busca trazer para o ambiente familiar o hábito da leitura e outras atividades afins com o objetivo de estimular o aprendizado, sobretudo na primeira infância, além de promover a convivência mais próxima entre pais e filhos.

A aprendizagem da linguagem oral e escrita começa em casa, na convivência entre pais e filhos. Por isso, uma das primeiras ações do programa é a publicação de um conjunto de materiais de orientação às famílias através de uma série de vídeos e de um guia completo. Com esses materiais, os pais irão encontrar informações acessíveis sobre a chamada literacia familiar e sua importância e como colocá-la em prática no dia a dia, impulsionando a alfabetização desde cedo e reforçando os laços afetivos entre crianças, pais, responsáveis e/ou adultos cuidadores. Essa convivência é fundamental também para o desenvolvimento neurológico da criança e tem impacto para a vida toda.

Mas o que é a literacia familiar?

Literacia familiar é o conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita que a criança vivencia com seus pais ou cuidadores.

A literacia familiar nos convida a interagir, conversar e ler em voz alta com nossos filhos, estimulando o desenvolvimento das crianças por meio de estratégias simples e de habilidades fundamentais como ouvir, falar, ler e escrever. Através da literacia familiar, os pais se envolvem na criação dos filhos, gerando momentos de afeto, carinho e diversão e promovendo um rico ambiente de convivência familiar e comunitária.

Não é preciso muito estudo, materiais caros nem morar em uma casa superespaçosa para praticar a literacia familiar: só é preciso garantir o contato com os filhos, que deve começar já durante a gestação, conversando com o bebê ainda na barriga da mãe, e se estender até o final da adolescência. O período chamado de Mil Dias é, sem dúvida, o mais crítico.

Segundo o MEC, as práticas da literacia familiar consistem em:

Interação verbal: é um conjunto de estratégias e de atitudes que visam aumentar a quantidade e a qualidade do diálogo entre adultos e crianças. As práticas de interação verbal orientam os pais a como identificar, criar e aproveitar oportunidades no dia a dia para iniciar conversas que estimulem o desenvolvimento linguístico de seus filhos. Está provado através de pesquisas que o feto reconhece a voz da mãe e que conversar com a criança, especialmente na primeira infância, impacta positivamente o desenvolvimento cognitivo e neurológico.literacia

Leitura dialogada: adultos e crianças, quando praticam a leitura em voz alta, devem interagir por meio de perguntas e respostas, fazendo com que a criança não seja apenas uma ouvinte e transformando o momento em um bom bate-papo.

Narração de histórias: aqui, sim, estamos falando sobre contar histórias em voz alta, criando um momento lúdico e especial para os pequenos e favorecendo o desenvolvimento de habilidades relacionadas à compreensão oral e à imaginação.

Contatos com a escrita: consiste em familiarizar as crianças com os mais diversos materiais escritos, como rótulos de alimentos, por exemplo, e incentivar desde cedo a escrita, começando com desenhos, passando pelas grafias inventadas, pelas letras, pelas palavras e frases, até chegar a textos mais complexos. Uma brincadeira divertida e simples é levar as crianças ao supermercado e desafiá-las a achar nomes nas embalagens dos produtos.

Atividades diversas: jogar, brincar, cantar, tocar instrumentos, praticar esportes, tudo isso favorece o desenvolvimento da linguagem, a coordenação motora, a imaginação e a criatividade.

Motivação: os pais são as figuras mais importantes na vida dos filhos, por isso tudo o que eles falam e fazem tem um peso enorme, tanto para o bem quanto para o mal. Para que a criança desenvolva e aprimore as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever, é importante que ela seja motivada e confiante! Mais do que repreender os erros, é fundamental, de acordo com a psicologia positiva, parabenizar pelos acertos.

Estudos sobre a primeira infância comprovam que os estímulos, o afeto, o vínculo e o aprendizado que ocorrem de 0 a 6 anos de idade são fundamentais durante toda a vida, influenciando diretamente na vida adulta. Por isso, a prática da literacia familiar traz benefícios evidentes: crianças criadas em lares onde os pais ou cuidadores promovem a leitura e a escrita se tornam estudantes mais bem-sucedidos no futuro e, consequentemente, melhores profissionais, com maior senso crítico e discernimento sobre a realidade em que vivem.

literancia-familiarInfelizmente, as pesquisas mostram também que, entre as famílias pobres e as de classe média alta, existe um abismo no aprendizado dentro do lar, tanto na qualidade quanto na quantidade de interações verbais entre pais e filhos, e isso ocorre devido ao contexto social desfavorável que afeta o desenvolvimento linguístico dessas crianças.

O guia do programa Conta pra Mim traz, ainda, pesquisas que comprovam que crianças cujos pais liam para elas mais de uma vez por semana ao longo dos dez primeiros anos de vida apresentaram aumento na pontuação em testes padronizados de leitura. Além disso, há uma forte ligação entre o hábito materno de ler diariamente para crianças e o desenvolvimento cognitivo da linguagem e do vocabulário infantil aos 14, 24 e 36 meses de vida.

A literacia familiar também tende a promover maior interação dos pais com a vida escolar de seus filhos; por exemplo, acompanhando os deveres de casa, ensinando, discutindo e participando de reuniões, o que os leva a entender melhor e mais de perto as necessidades e dificuldades das crianças.

Além de todas as orientações sobre o programa e a literacia familiar, o site do Conta pra Mim traz vídeos orientando como colocar as atividades em prática, guia para as famílias, canções e histórias narradas pelo músico Toquinho, livros para download e muito mais.

Por isso, a prática da literacia familiar traz benefícios evidentes: crianças criadas em lares onde os pais ou cuidadores promovem a leitura e a escrita se tornam estudantes mais bem-sucedidos no futuro e, consequentemente, melhores profissionais, com maior senso crítico e discernimento sobre a realidade em que vivem.

Referências

https://geracaoamanha.org.br/voce-sabe-o-que-e-literacia-familiar/. Acesso em: 15/03/2022.

cubos