Edição 94

Matérias Especiais

A fórmula mágica para vencer a negatividade

Uma pessoa grata sente gratidão em qualquer circunstância.
Bahá’U’llah (1817–1892)

cartola-coracao_shu_optSituações negativas — seja uma crise no relacionamento, uma dificuldade financeira, um problema de saúde ou um conflito no trabalho — sempre ocorrem por falta de gratidão. Quando não nos sentimos agradecidos por cada uma das coisas em nossa vida, sem perceber deixamos de dar valor a elas. Essa é uma das maiores causas da negatividade, pois, quando não damos o devido valor àquilo que temos, impedimos que a magia ocorra em nossa vida.

Você é grato pela sua saúde quando está saudável? Ou só dá atenção a ela quando fica doente? Sente-se grato pelo seu trabalho todos os dias ou só passa a valorizá-lo quando fica sabendo que haverá cortes no pessoal? Sente-se grato pelo seu salário sempre que o recebe ou acha tão natural recebê-lo que nem pensa nele? Sente-se grato pelos seus familiares quando tudo está bem ou só fala neles quando há problemas? Sente-se grato pelo seu carro quando ele está funcionando direito ou só pensa no seu carro quando ele quebra?

Você se sente grato por estar vivo todos os dias ou nem pensa em agradecer pela sua vida?

Não dar o devido valor ao que temos resulta em reclamações, palavras e pensamentos negativos. De acordo com a lei da atração, quando você se queixa, acaba por trazer para a sua vida mais coisas pelas quais irá se queixar.

Quando reclama do clima, do trânsito, do seu chefe, do seu marido, da sua família, do seu amigo, de ter que esperar em filas, das contas a pagar, da economia, do preço de algo ou do serviço de uma determinada empresa, você está se afastando ainda mais da vida com que sempre sonhou.

Agora, você entende que queixas, palavras e pensamentos negativos e não valorizar o que temos impedem que coisas boas aconteçam em nossa vida. E compreende que quando algo dá muito errado é porque você não foi grato o bastante. É impossível sentir gratidão e, ao mesmo tempo, ser negativo. É impossível sentir gratidão e, ao mesmo tempo, criticar e culpar os outros. É impossível sentir gratidão e, ao mesmo tempo, ficar triste ou ter qualquer tipo de sentimento negativo. E o melhor de tudo é que, se você está passando por alguma situação negativa neste momento, não precisará de muito tempo para revertê-la por meio do poder da gratidão. As dificuldades vão simplesmente evaporar!

Primeiro, por mais complicado que pareça, você precisa buscar motivos para ser grato pela situação negativa que estiver vivendo. Por piores que as coisas sejam, sempre é possível encontrar algo pelo qual agradecer, especialmente quando você sabe que sua gratidão é capaz de reverter qualquer verdadeira magia da vida. O filme Pollyanna nos mostrou como fazer isso.

A história apresenta o jogo do Contente, algo que me impressionou muito quando eu era criança — tanto que passei toda a minha infância e adolescência colocando-o em prática. O jogo consiste em procurar o máximo possível de motivos para se contentar, especialmente durante uma situação negativa. Descobrir razões para ficar contente (ou para se sentir grato) em circunstâncias assim faz as soluções aparecerem.

Walt Disney demonstrou o poder mágico da gratidão em Pollyanna, assim como milhares de anos antes Buda o havia demonstrado quando disse as seguintes palavras:

Sejamos gratos, pois se não aprendemos muito hoje, pelo menos aprendemos um pouco, pelo menos não ficamos doentes; e se ficamos doentes, pelo menos não morremos; portanto, sejamos todos gratos
Sidartha Gautama, o Buda (cerca de 563 a.C. – 483 a.C.)

mulher-negra_shutterst_opt
Inspire-se nas palavras de Buda e, no dia de hoje, pense no problema que você mais deseja solucionar e procure dez coisas pelas quais ser grato por ele. Sei que esse exercício pode parecer difícil, mas Buda mostrou como fazê-lo.

Por exemplo: seu problema pode ser o fato de estar desempregado, apesar de todo o seu esforço para encontrar trabalho. Para reverter essa situação, você precisa fazer um esforço concentrado para ser grato por ela. Veja abaixo o que você pode dizer:

1 – Sou muito grato por ter mais tempo para a minha família enquanto estou desempregado.
2 – Sou grato pelo fato de a minha vida estar muito mais organizada graças ao tempo livre que tenho.
3 – Sou grato por ter estado empregado durante a maior parte da minha vida e pela experiência que adquiri.
4 – Sou grato por esta ser a primeira vez que estou desempregado.
5 – Sou grato por haver emprego no mercado e por novas vagas surgirem a cada dia.
6 – Sou grato por todas as coisas que aprendi nas entrevistas de emprego que fiz quando me candidatei a vagas de trabalho.
7 – Sou grato por ter saúde e poder trabalhar.
8 – Sou grato pelo incentivo e apoio da minha família.
9 – Sou grato pela oportunidade que tive de descansar, pois estava precisando disso.
10 – Sou grato porque, por ter perdido meu emprego, percebi o quanto é importante para mim estar empregado. Antes, não tinha essa noção.

Ao demonstrar gratidão, você vai atrair circunstâncias para si, e sua situação atual mudará como num passe de mágica. O poder da gratidão é mais forte do que a situação negativa, e há inúmeras maneiras de revertê-la. Tudo o que você precisa fazer é praticar a gratidão e observar a magia acontecer!

Agora, digamos que você tem um relacionamento turbulento com o seu pai e sente que, por mais que se esforce, nada do que faz é bom o suficiente para ele. Eis o que você poderia escrever:

1 – Sou grato pelo fato de a maioria dos relacionamentos na minha vida serem muito bons.
2 – Sou grato por meu pai ter trabalhado duro para me dar a educação que ele não pôde ter.
3 – Sou grato por meu pai ter sustentado nossa família durante a minha infância, pois eu nem imaginava quanto trabalho e dinheiro era preciso para isso.
4 – Sou grato pelo fato de meu pai não ser tão duro comigo hoje em dia como costumava ser no passado.
5 – Sou grato por meu pai ter me levado a vários jogos de futebol quando eu era criança.
6 – Sou grato pelo fato de meu pai se importar tanto comigo, pois caso contrário ele não seria tão rígido.
7 – Sou grato pelo fato de o relacionamento com meu pai ter me ensinado a ter compaixão e ser mais compreensivo com meus filhos.
8 – Sou grato pelo meu pai ter me mostrado a importância de incentivar meu filhos a crescerem felizes e confiantes.
9 – Sou muito grato pelos momentos em que eu e meu pai rimos juntos. Algumas pessoas, por serem órfãs, nunca tiveram a chance de fazer isso. E há ainda aqueles que perderam seus pais e nunca mais terão a chance de voltar a rir com eles.
10 – Sou verdadeiramente grato por ter meu pai, pois, apesar das nossas dificuldades, tivemos bons momentos juntos — e ainda teremos muitos mais pela frente.

O sentimento sincero de gratidão deste filho por seu pai vai mudar a relação entre os dois para melhor. O filho modificou a maneira como ele pensa sobre o pai e os seus sentimentos em relação a ele. Isso mudará a natureza do que ele atrai para si. Embora o filho tenha se sentido grato em sua mente, em um nível energético e quântico sua gratidão terá um efeito mágico na relação dos dois. Desde que continue se sentindo grato, a lei da atração fará com que o filho interaja muito melhor com o pai, o que melhorará a relação deles imediatamente.

Lembre-se, de que você pode avaliar se a magia está funcionando ao observar seu estado de espírito. Você se sentirá muito melhor a respeito da situação em que se encontra após praticar a gratidão. Essa é a primeira prova de que o poder mágico da gratidão está agindo. Quando você passa a se sentir melhor, pode ter certeza de que a situação vai melhorar e as soluções vão surgir. Para encontrar a saída de qualquer situação negativa, concentre toda a gratidão que puder nela até que esteja se sentindo melhor. Então você verá a magia operar seu milagre no mundo à sua volta.

Quando fizer sua lista, escreva cada uma das dez coisas pelas quais é grato da seguinte maneira:

Sou muito grato por ___________________.
Sou verdadeiramente grato por __________________ .

Complete a frase com o motivo da sua gratidão. Você também pode usar o método de Walt Disney de evocar o poder mágico da gratidão, se lhe parecer mais fácil:

Estou muito contente porque ____________________ .

Complete a frase com o motivo do seu contentamento.

Depois de listar as dez coisas pelas quais se sente grato, conclua o exercício
A Fórmula Mágica para Vencer a Negatividade escrevendo o seguinte: “E, só por hoje, veja se consegue passar o dia inteiro sem dizer nada negativo”.

Pode ser difícil, mas veja se consegue só por um dia. Há um motivo importante para você fazer isso, pois a maioria de nós nem imagina a quantidade de coisas negativas que fala. Observe suas palavras ao longo de um dia e terá uma ideia. Lembre-se de que a negatividade e as queixas atraem essas mesmas coisas; se você ficar atento ao que diz, pode decidir se deseja as consequências do que está prestes a falar. Eis uma tábua de salvação que você pode usar caso se surpreenda pensando ou dizendo algo negativo. Pare na mesma hora e diga: “Devo-me dizer que sou verdadeiramente grato por_________________”.

Complete a frase com algo — qualquer coisa — pelo qual você se sente grato.
Carregue essa tábua de salvação consigo e agarre-se a ela sempre que precisar.

Se algum problema ou contratempo surgir no futuro, lembre-se de usar a gratidão para apagar as brasas antes que elas se transformem em um incêndio. Ao mesmo tempo, você estará acendendo a fagulha da magia em sua vida!

Extraído de: BYRNE, Rhonda. A magia.
[tradução Fabiano Morais]. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.

cubos