Edição 39

Projeto Didático

Uma forma diferente de ensinar história

Zuleide Elisa Almeida Moreira

Resumo

O estudo da História no Ensino Médio provoca nos alunos dois tipos de comportamento: o desinteresse pela disciplina ou a avidez por decorar fatos, nomes e datas do acontecer histórico. O interesse dos educandos pelo estudo da História — a partir da dramatização, envolvendo-os nas discussões das cenas, na escolha do personagem a representar, na pesquisa do vestuário, das músicas — é despertado na medida em que eles se sentem co-participantes da História.

Palavras-chave:
Educação, metodologia do ensino, ensino de História, participação discente.

Introduçãoensinar_hist01

O estudo da História vem sendo, há décadas, desenvolvido através de utilização de recursos metodológicos como: aulas expositivas, fichamentos, apontamentos, leitura de documentos e de livros didáticos, trabalhos individuais e em grupos ou seminários, práticas que muitas vezes não despertam no educando o interesse pela História. Assim, o aluno limita-se, quase sempre, a decorar informações, fatos, datas, nomes de personagens, o que torna a História uma disciplina enfadonha.

Os avanços tecnológicos do mundo globalizado transmitem para a sociedade uma enxurrada de novos conceitos e valores, através de imagens publicitárias expressas em TV, revistas, outdoor, cinema e, principalmente, do mundo virtual, que, além de abordar uma infinidade de temas, traz para diversos níveis sociais informações relevantes, mas muitas vezes imprecisas, para o estudo da História. Diante dessa nova perspectiva metodológica, exige-se do educador a diversificação dos seus conceitos e da forma de ensinar a História, de maneira que desperte nos alunos o interesse pelo seu estudo, envolvendo-os no processo de aprendizagem.

Nesse sentido, nossa primeira tentativa para tornar o estudo da História mais “atraente” — sem, no entanto, cairmos no pitoresco — ocorreu quando o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula se referia ao período da Era Vargas.

I – Proposta e Planejamento do Trabalho

Com esse objetivo, solicitamos um trabalho de pesquisa em grupos orientado com alguns questionamentos sobre os principais aspectos do Governo de Getúlio Vargas, que resultaria em um trabalho escrito em que os grupos deveriam, diante do conhecimento adquirido em sala de aula e em pesquisas através da imprensa falada e escrita, recontar esse período histórico. De início, percebemos entre os grupos uma tendência constante de apenas copiar textos dos sites pesquisados na Internet. Veio de imediato a indagação dirigida ao grande grupo: “Por que não se procurava recontar o período histórico em vez de copiar os sites da Internet? Qual saber fora adquirido naquelas ‘simples’ cópias?”.

A maior parte dos alunos envolvidos naquele trabalho inicial de pesquisa não soube responder.

Indagamos aos grupos: “Se fôssemos fazer um resgate da Era Vargas e os colocássemos como personagens vivos dessa História, seriam capazes de interpretar os personagens daquele momento histórico? De reproduzir aspectos da cultura da época?”.

A partir do interesse demonstrado pelos grupos, passamos a distribuir tarefas e estabelecemos um roteiro para resgatar o estudo da História do Governo de Getúlio Vargas através de uma representação teatral. Assim surgiu o evento intitulado Historiarte, no Colégio Damas da Instrução Cristã, como parte do evento denominado Damarte, em 2004.
Planejamos o evento de acordo com o seguinte projeto:
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1 Apresentação e Justificativa

Em todo o Período Republicano de nossa história, nenhum personagem foi mais polêmico do que Getúlio Vargas. Tendo assumido a Presidência do País à frente de um movimento que uniu as oligarquias tradicionais e facções da oligarquia situacionista, descontente com a indicação de Washington Luís de um paulista — Júlio Prestes — para sucedê-lo no poder, dentro de um quadro de crise econômica e social que atingira setores ligados à indústria e ao comércio, mas também às camadas populares, Getúlio Vargas, até hoje, continua sendo considerado a figura mais importante de nossa história republicana.

Nos quinze anos em que esteve à frente do poder, foi capaz de elaborar uma política econômica e social que marcaria para sempre a sociedade brasileira, mesmo considerando o período ditatorial que implantara em 1937, responsável por perseguições políticas que chegaram a institucionalizar a tortura e a eliminação física de seus opositores de esquerda e, mais particularmente, dos que se articulavam em torno do Partido Comunista.

Sob orientação de uma política nacionalista e de desenvolvimento econômico, sobretudo de incentivo à nossa indústria, criou, nos seus primeiros quinze anos de governo (1930–1945), o Conselho Nacional do Petróleo (1939), instalou a Companhia Siderúrgica Nacional (1941), a Companhia do Vale do Rio Doce (1942), o Instituto do Açúcar e do Álcool, o Instituto Nacional do Mate, do Pinho, o Instituto Brasileiro do Café, além de promover a nacionalização de empresas estrangeiras e a apropriação das riquezas do subsolo, que passaram às mãos do Governo.

No que se refere à sua política voltada para a ampliação da cidadania e das massas trabalhadoras, instituiu o voto secreto para maiores de 18 anos e o voto feminino, criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, o da Educação e Saúde, instituiu a Justiça do Trabalho, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (1943) e a Lei Orgânica da Previdência (1944).

Mesmo com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda, que estabelecia o controle ideológico das atividades culturais e criava a máquina de propaganda oficial, houve, na Era Vargas, uma intensa atividade cultural. Destacaram-se nesse período as artes plásticas, com Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Lasar Segall. A literatura contou com as importantes obras de Graciliano Ramos, Marques Rebelo e Clarice Lispector. A música popular se fez ouvir nas vozes de Orlando Silva, Francisco Alves, Carmem Miranda e Vicente Celestino, divulgadas pelas ondas do rádio, que também faziam chegar as notícias aos lares brasileiros através do Repórter Esso e da Hora do Brasil, programa oficial que enaltecia as idéias e realizações do regime. Também chegava aos lares brasileiros a primeira radionovela: Em busca da felicidade. O cinema popularizou-se não só com a criação do Instituto Nacional do Cinema, que obrigou a apresentação de, no mínimo, um filme nacional por ano em cada sala de projeção, ante a quase exclusividade das criações hollywoodianas, como com o nascimento das companhias cinematográficas brasileiras Atlântida e Cinédia. O teatro de revista e os cassinos ganharam espaço como formas de diversão voltadas para a classe média e a elite da sociedade brasileira.

2 Objetivos

2.1 Geral

Resgatar a conjuntura política e cultural brasileira da Era Vargas (1930–1945) e o período de 1951–1954.

2.2 Específicos

Identificar as particularidades políticas do período, através de imagens, filmes, documentários e cartazes que sintetizem esse momento histórico.
Compreender as diversas formas de valores e de consciência social presentes em alguns movimentos artístico-culturais da época, como peças teatrais, filmes, músicas.

3 Metodologia

De início, será feita, em sala de aula, uma exposição oral do período. Organizados em grupos, os alunos deverão fazer um levantamento dos fatos mais marcantes da vida econômica, política e cultural do Governo de Getúlio Vargas. Utilizando-se de recursos audiovisuais, encenação e apresentação de cartazes, faixas, coreografias, os grupos apresentarão para o público uma síntese desse momento histórico nacional.

4 Avaliação

Será atribuída a nota 3 (três) como parte da última unidade (6ª VA) para os grupos envolvidos na pesquisa, na elaboração dos cartazes, das faixas, das coreografias, nos ensaios e na apresentação em palco.

II – DA SALA DE AULA PARA O PALCO

Para a organização do evento, estabelecemos o seguinte roteiro:

Primeira cena:
Abertura do espetáculo

Música Canta Brasil, de Francisco Alves, seguida da apresentação do datashow com imagens, recortes de documentários da Revolução de 1930, que deu inicio à Era Vargas.

Segunda cena: Palco

Música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

Atuação de um grupo feminino representando a participação da mulher.
Outro grupo, com cartazes, irá expor os principais artigos da Constituição de 1934.
Terceira cena: Palco

Aliança Nacional Libertadora (ANL) no palco – Entrada será acompanhada pelo hino da La Internacional Comunista.

Ação Integralista Brasileira (AIB) no palco – Entrada será acompanhada da introdução (parte instrumental) da música Neocon. O pelotão da AIB expressará as mesmas saudações usadas pela AIB.
Grupo de manifestantes representará o conflito entre ANL e AIB e a Intentona Comunista.
Os grupos deverão estar caracterizados conforme os movimentos.
Quarta cena: Datashow

Imagens do Repórter Esso com edição extraordinária.

Um aluno interpretará um repórter que anunciará a decretação do Estado Novo. A cena será seguida pelo datashow mostrando imagens, documentos:

Da Constituição de 1937 – Polaca.
De torturas (cenas do filme Olga), perseguições, influência do nazi-fascismo no Brasil, crescimento econômico brasileiro, principais medidas de Vargas ao trabalhismo e as expressões artística e literária do período.
Quinta cena: Palco

A cena será dividida em dois momentos:

Homenagear o Teatro de Revista (vedetes e as cantoras do rádio). Acompanhamento com a música de Emilinha Borba Chiquita Bacana.
Reprodução das casas noturnas que se estabeleceram no Brasil no período da Segunda Guerra Mundial. A cena será acompanhada por pot-pourri com as seguintes músicas: Amélia, A normalista (Nelson Gonçalves) e Carinhoso, Nada além (Orlando Silva).
Sexta cena: Palco

A cena será dividida em três momentos:

Encenar os bailes de carnaval da época com pot-pourri das músicas: Linda morena e Teu cabelo não nega (Lamartine Babo); A jardineira e Pierrot apaixonado (Orlando Silva).
Interpretar e homenagear Carmem Miranda (coreografia). Pot-pourri das músicas: Tic tac do meu coração, Tico-tico, Alô, alô e Camisa listada.
Música Boneca de piche – Encenação teatral. (Carmem Miranda negra e Francisco Alves). Casal dublará a letra da música e se expressará através de mímica.
Sétima cena: Datashow

Apresentação de imagens do queremismo e do Brasil na II Guerra Mundial, (Canção do expedicionário, de Francisco Alves), marchinha de carnaval (Retrato do velho, de Francisco Alves), fotos, documentos do período da redemocratização e principais medidas do segundo Governo de Getúlio Vargas juntamente com o “mar de lama” que o levou ao suicídio.

Encerramento:

Datashow – Imagens do Repórter Esso com edição extraordinária.
Aluno anunciará a morte de Getúlio Vargas e lerá a carta-testamento que será acompanhada da apresentação do datashow com imagens do enterro de Getúlio Vargas. Fecha-se a cortina.
Hino Nacional Brasileiro – Abre-se a cortina, alunos posicionados no palco cantam o Hino Nacional e agradecem ao público.

CONCLUSÃO

O evento foi uma surpresa não apenas no sentido de termos descoberto talentos artísticos entre os alunos que participaram, mas também por terem demonstrado responsabilidade e interesse pelo estudo desse período histórico, dando vida aos personagens da época.

Causou-nos perplexidade a disputa surgida entre os grupos, na escolha de cenas, coreografias, figurinos, músicas, que deveriam reproduzir e interpretar.

Diante da repercussão do evento, os alunos dos anos posteriores desejaram participar dessa experiência de estudo da História.

Seguindo a mesma metodologia, outros temas foram colocados como experiência e desenvolvidos nos anos posteriores que passaremos a relatar:

Tema proposto em 2005: Anos Dourados: Governo de Juscelino Kubitschek (1956–1961).
Tema proposto em 2006: Anos 80: Redemocratização Brasileira (1979–1985).
Tema proposto para 2007: Ditadura Militar Brasileira: Repressão, Resistência e Movimento Cultural.

Zuleide Elisa Almeida Moreira é especialista em História do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), professora do Colégio das Damas Cristãs e do Colégio Neo Planos e professora substituta da Faculdade de Formação de Professores de Goiana (FFPG), onde leciona História Moderna e História das Américas.

Referências Bibliográficas:

CANDAU, Vera Maria (Org.). A Didática em Questão. 4. ed., Petrópolis: Vozes, 1985.
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REZENDE, Antonio Paulo, DIDIER, Maria Thereza. Rumos da História: História Geral e do Brasil. São Paulo: Atual, 2001.
SCARPATO, Marta (Org.). Os Procedimentos de Ensino Fazem a Aula Acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.
SCHMIDT, Maerio Furley. Nova História Crítica: Ensino Médio. São Paulo: Nova Geração, 2005.
TEIXEIRA, Francisco M. P. Brasil História e Sociedade. São Paulo: Ática, 2001.
VICENTINO, Cláudio, DORICO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio: História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005.

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