Edição 86

Matérias Especiais

1° Encontro: Ensino Médio

Casa Comum, nossa responsabilidade

1 – Somos bem-vindos

imagem_14A Campanha da Fraternidade 2016 é ecumênica, o que quer dizer que será realizada pelas várias igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), e, este ano, será também realizada na Alemanha.

É uma experiência bonita de exercício da fraternidade. O planeta, a nossa Casa Comum, está exigindo o esforço de todos, não só do Brasil, mas do mundo. Busquemos conhecer o que quer dizer: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

1.1 – Cantemos (ver sugestões de cânticos na p. 25 do livro disponibilizado pela Campanha.)

2 – O que está acontecendo com a nossa casa?

Dom Helder Camara era um poeta, um defensor dos Direitos Humanos, o Arcebispo de Olinda e do Recife, um ser iluminado de fé, amor e esperança.

Muito próximo dos jovens, Dom Helder dedicava a eles uma atenção especial. Foi assim que aceitou conversar com um grupo que se reunira para um retiro espiritual, antecedendo o momento da Crisma.

Conforme ficou combinado, um dos jovens veio buscá-lo no seu carro para levá-lo ao local do encontro. Era um rapaz muito falante e articulado, mas também um pouco exibido, pois era rico, tinha acesso a muitos bens materiais e gostava de demonstrar poder e sucesso.

Tranquilo, Dom Helder escutava a conversa sem se alterar.

O carro atravessou ruas movimentadas e ganhou a estrada. O céu estava brilhante e luminoso. Um lindo pé de ipê-rosa transmitia serenidade e beleza em uma curva acentuada. Um bando de garças brancas se reunia em uma lagoa de águas transparentes. A natureza toda dava graças ao Criador da vida, mas o jovem continuava falando de suas conquistas e bens materiais. De repente, o carro para. O jovem desce e abre o portão de uma linda propriedade rural com terras que se estendiam a se perder de vista.

Voltando ao carro, acelerando pelo caminho, o jovem disse:

— Pronto, Dom Helder, já estamos nas terras de meu pai.

O bispo então sorriu e respondeu:

— Mas, meu filho, nós sempre estamos nas terras do Pai. Todas as terras são do nosso Pai.

Reflexão sobre o texto:

Você costuma apreciar a beleza da natureza? Considera que o consumo desenfreado de bens afeta o equilíbrio ecológico? Qual o sentido da resposta do arcebispo ao jovem?

2.1 – Para ler e refletir

Basta olhar a realidade com sinceridade para ver que já existe uma grande deterioração da nossa Casa Comum. A esperança convida-nos a reconhecer que sempre há uma saída, que sempre podemos fazer alguma coisa para resolver os problemas. Todavia, sintomas de um ponto de ruptura parecem notar-se, por causa da alta velocidade das mudanças e da degradação, que se manifestam tanto em catástrofes naturais regionais como em crises sociais ou mesmo financeiras, uma vez que os problemas do mundo não podem ser analisados nem explicados de forma isolada.

Há regiões que já se encontram particularmente em risco, e, prescindindo de qualquer previsão catastrófica, o certo é que o atual sistema mundial é insustentável a partir de vários pontos de vista, porque deixamos de pensar nas finalidades da ação humana: “Se o olhar percorre as regiões do nosso planeta, percebemos depressa que a humanidade frustrou a expectativa divina” (LS, n. 41).

3 – Aclamemos a Palavra de Deus (ver sugestões de cânticos na p. 25 do livro disponibilizado pela Campanha)

3.1 – A Palavra de Deus é luz para o caminho

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

3.2 – Refletindo sobre a Palavra de Deus

Deus nos deu a Terra com tudo o que pudesse existir de bom e de belo para que a pessoa humana, obra-prima da Sua criação, usufruísse dela para o seu bem-estar. Ao longo dos últimos séculos, o planeta Terra vem sendo destruído e começam a faltar recursos importantes, como a água, que é fundamental para a vida. A Sagrada Escritura merece ser conhecida, meditada e vivida por todos os filhos de Deus, para que possamos conhecer o que Ele fez por todos nós e cuidarmos das Suas maravilhas. Você já leu na Sagrada Escritura sobre a criação do mundo? Sobre a água? Sobre as plantas, os animais, os peixes, os frutos e as flores? Como cuidar melhor do nosso planeta?

4 – Um projeto para a nossa Casa Comum

Verifique se na escola há espaço para plantar frutas e verduras. Procure buscar a ajuda da diretoria e dos professores para que os alunos possam ter um espaço bonito com a natureza que os ajude a conhecerem as frutas, os legumes e as verduras que fazem bem à nossa saúde. Quando você for adulto e visitar sua escola, terá orgulho de ter ensinado às outras gerações o bem que os frutos da Terra fazem à saúde.

Fonte: Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. Ensino Médio. Brasília: Conic, 2015.

cubos