Edição 30

É dia...

19 a 25 de Setembro – Semana do Trânsito

Eunice Negromonte
Magda Negromonte
Suzan Negromonte

PARODIAR PARA O TRÂNSITO MELHORAR

1 Objetivos
Sensibilizar os alunos através da música.
Facilitar a assimilação do conteúdo de trânsito.
Conscientizar os alunos para a necessidade de mudança de comportamento, atitudes culturais e sociais.

2 Justificativa
Pela música estar presente no cotidiano dos alunos e da população de forma geral, este estudo tornou-se relevante, já que a música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e do relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.

3 Metodologia
Seleção de diversas músicas sobre o presente tema.
Interpretação e análise desses textos de acordo com as informações consolidadas pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB.
Aula expositiva sobre a estrutura de várias
paródias.
Escolha de várias músicas.
Composição de paródias sobre o trânsito, com base em músicas escolhidas por cada estudante.
Gravação de suas paródias num estúdio.
Lançamento do CD.

4 Produto Final
Lançamento do CD, que tornou-se uma
ferramenta de cidadania.

5 Fontes de Consulta
Catalogação de 94 letras de música a que os alunos passam a ter acesso.

6 Cronograma
Dois meses de atividades em cada turma.

semana_transito

PINTAR PARA A REALIDADE MUDAR

1 Objetivos
Propiciar uma aprendizagem que mobilize
aspectos afetivos, sociais e éticos.
Contribuir para uma versão crítica em relação à prática e aos valores inseridos na disciplina e no meio social.

2 Justificativa
A arte visual, muitas vezes relegada ao descaso na educação formal, afigura-se na atualidade como uma exigência na formação do aluno. É através dessa disciplina que se consegue desenvolver todo o
potencial exploratório que os sentidos permitem.
O fazer artístico e a leitura de imagem podem
apresentar uma valiosa contribuição no processo de ensino–aprendizagem.

3 Metodologia
Seleção e exposição de obras de diversos artistas.
Conversa coletiva a respeito das telas e suas relações com o meio social, bem como da época em que estão inseridas.
Escolha de uma das obras apresentada para uma posterior releitura.
Desenho inédito, criado pelo aluno, relacionado ao tema.
Pintura desse desenho em tela.
Mostra da arte sobre o trânsito.

4 Produto Final
Mostra Arte no Trânsito.

5 Fontes de Consulta
Catalogação de várias telas a que os alunos passam a ter acesso.

6 Cronograma
Dois meses de atividades em cada turma.

semana_transito1_2

7 Sugestões de Telas

semana_transito3Alegoria do Bom Governo (Ambrogio Lorenzetti).
Bahia Imaginada (Maria Helena da Silva).
Barca de Icaraí (Newton Rezende).
Central do Brasil (Manuel Faria Leal).
Cultura Açucareira (Cândido Portinari).
Favela (Heitor dos Prazeres).
La Gare Saint-Lazare (Claude Monet).
Negros Carregadores de Cangalhas (Debret).
O que o Bonde me Disse (Carlo Carrá).
Ronda Infantil (Cândido Portinari).
Segunda-feira (Roberto Magalhães).
A Bicicleta (Leonardo da Vinci).
A Gare (Tarsila do Amaral).
Carnaval em Madureira (Tarsila do Amaral).
Charrete de Quatro Cavalos (Toulouse Lautrec).
Negros de Carro (Debret).
Raízes (Frida Kahlo).
Dinamismo de um Automóvel (Luigi Russolo).
Senhora na Cadeirinha (Debret).
Liteira para Viajar no Interior (Debret).
O Regresso de um Proprietário (Debret).
Víveres Levados aos Prisioneiros (Debret).

Projeto desenvolvido no Colégio Soledade Rua 98, 230 – Maranguape I – Paulista/PE. Fone: (81) 3433.0979 / (81) 8881.1764 / (81) 8852.6647
E-mail: csoledad@terra.com.br
Autoras: Eunice Negromonte, Magda Negromonte e Suzan Negromonte

cubos