Edição 63

Livro da vez

A arte de falar da morte para crianças

a_arte_de_falar_de_morte_para_criancasApaixonada pela literatura infantil, Lucélia utiliza esse recurso como instrumento complementar em sua prática profi ssional, abordando a vida e a morte de forma mais branda, mais doce, e buscando o acalanto necessário no acolhimento às dores e ao sofrimento humano. Em contato com as difi culdades encontradas pelos profi ssionais de saúde em lidar com situações que envolvem a terminalidade, a morte e o morrer, a autora percebe que há uma lacuna no que diz respeito a esse assunto não só na formação desses profi ssionais, mas também na formação do indivíduo desde sua infância.

Dessa forma, escolheu o desafi o de bater à porta das escolas para propor a discussão de um tema necessário e negado, mas que faz parte da existência humana: a morte.

Espera-se que o livro sirva de apoio para profi ssionais das áreas da Saúde e da Educação e para os pais na construção de um olhar mais humano na formação de nossas crianças.

A promoção de uma refl exão sobre a morte, a criança, a Educação e os educadores, além da utilização da literatura infantil como recurso mediador na comunicação com o aluno, assim como a biblioterapia, é o objetivo deste livro, fruto da tese de doutorado defendida por Lucélia no Instituto de Psicologia da USP.

cubos