Edição 28

Matérias Especiais

A Copa do Mundo – 2006

Profa. Zélia Maria Wanderley Dantas*

A COPA DO MUNDO mobiliza vários países em torno da maior competição esportiva — de futebol — do mundo. Esse evento, que aconteceu pela primeira vez no ano de 1930, em Montevidéu, no Uruguai, organizado pela Federação Internacional de Futebol – Fifa, gera uma pergunta: o que existe de tão mágico no futebol, especialmente na Copa, que mobiliza o sentimento de pessoas das mais diferentes classes sociais a deixarem afazeres e se voltarem para acompanhar 22 homens correndo atrás de uma bola de couro, com todo afã que lhes é possível, para arremessá-la em um espaço limitado por uma rede e, cuidadosamente, defendido por um único homem?

Responder essa pergunta não é simples e tem sido objeto de vários estudos. O professor Anatol Rosenfeld, em seu livro O Futebol no Brasil, escreve que essa modalidade esportiva resgatou as “bases emocionais mais profundas de um nacionalismo inflamado pelo complexo colonial”.

O período colonial já vai longe, como também a participação do Brasil nas primeiras Copas do Mundo, suas derrotas e o seu sofrimento nessas ocasiões, como, por exemplo, quando, no ano de 1950, jogando “em casa”, o Brasil foi derrotado pelo Uruguai na última partida; o que gerou um sentimento de luto nacional e, quatro anos depois, na Suíça, tendo chegado às quartas de final, foi eliminado da competição.

Mas o sentimento de ufanismo foi às alturas com as vitórias nas copas de 1958 e de 1962.

Em 1966, o tri não chega ainda, o que só acontece em 1970, nos gramados do México, quando Carlos Alberto, capitão do time, levanta a taça Jules Rimet, e o Brasil fica definitivamente com o troféu. A Fifa, então, criou um novo troféu. A partir daí, o ganhador fica com a taça apenas até a próxima Copa, quando a passa para o novo campeão.

Embora tendo participado de todas as copas, só em 1994, passados vinte e quatro anos, os brasileiros têm a alegria do tetra, nos campos dos Estados Unidos.

As copas acontecem a cada quatro anos, e, com elas, as emoções desse espetáculo que mexe com o inconsciente coletivo e, por isso mesmo, despertam os mais diversos sentimentos.

Por outro lado, é importante lembrar que inúmeros povos de diferentes nações, religiões, formas de governo e culturas se reúnem e se defrontam durante os jogos, em nome do esporte, devendo obedecer a regras estabelecidas que apontam não ser tão difícil a convivência entre eles e, conseqüentemente, as relações intermediadas pelo respeito e pela paz.

Como viver, nas escolas, esse período da Copa? As diversas áreas do conhecimento poderão dar oportunidade a crianças e jovens de vivenciarem o evento, transformando-o em momentos de aprendizagem significativa através das estratégias de ação.

CIDADES-SEDE DOS JOGOS
1
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3
4
5
6
Berlim
Dortmund
Frankfurt
Gelsenkirchen
Hamburgo
Hannover
7
8 
9
10 
11
12
Kaiserslautern
Colônia
Leipzig
Munique
Nuremberg
Stuttgart.
copa_mapa
GRUPOS
Grupo A Grupo E
Alemanha
Costa Rica
Polônia
Equador
Itália
Gana
EUA
República Tcheca
Grupo B Grupo F
Inglaterra
Paraguai
Trinidade e Tobago
Suécia
Brasil
Croácia
Austrália
Japão
Grupo C Grupo G
Argentina
Costa do Marfim
Sérvia e Montenegro
Holanda
França
Suíça
Coréia do Sul
Togo
Grupo D Grupo H
México
Irã
Angola
Portugal
Espanha
Ucrânia
Tunísia
Arábia Saudita

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ensino Fundamental – 1ª a 8ª série (O professor escolherá as atividades que melhor se adaptem à série e à disciplina que ensina).

Língua Portuguesa
* Pesquisa: qual o porquê da seleção ser chamada de “Seleção Canarinho”.
* Pesquisa dos nomes dos jogadores mais conhecidos por seus apelidos, a saber: Pelé, Garrincha, Cafu, Zico, Tostão.
* Pesquisa de letras de músicas como as dos títulos: Pra Frente Brasil, A Taça do Mundo é Nossa e outras, jingles de comerciais, músicas de abertura, etc.
* Narrações de partida, destacando os principais lances.
* Recortes de manchetes de jornais sobre as partidas para montagem de um mural.
* Texto coletivo usando o máximo de palavras ligadas ao futebol.
* Caça-palavras com os nomes dos jogadores da seleção de 2006.
* Palavras cruzadas com os nomes da equipe que acompanha a seleção: técnico, jogadores reservas, treinador físico, médico da seleção, etc.
* Escrita de crônicas, poemas ou quadrinhas sobre os acontecimentos da Copa.
* Mesa-redonda sobre lances significativos, faltas, anulação de gols, pênaltis, gols mais bonitos, artigos de jornais e revistas que tratem do tema Copa. Para desenvolver a habilidade da argumentação.
* Rádio – pôr uma rádio no ar para noticiário informativo sobre a atuação das seleções.
* Análise e interpretação da expressão: “A Seleção Brasileira é a pátria de chuteiras” (Nelson Rodrigues).
* Pesquisa sobre o primeiro jogo de futebol realizado no Brasil, em 1905, destacando Monteiro Lobato, que escreveu uma crônica para o jornal O Povo, de Caçapava, São Paulo, comentando a partida desse esporte que surgia no Brasil.
* Artigo para o jornal escolar: Futebol – Paixão Nacional.

Matemática
* Elaboração de problemas envolvendo dados, como, por exemplo: número de países participantes e formação das chaves, número de pontos ganhos pelas seleções e saldo de gols.
* Identificar figuras geométricas nas marcações de um campo de futebol.
* Pesquisa: quais as medidas oficiais reconhecidas pela Fifa para os estádios, em relação ao campo, à trave de gol e às áreas pequena e grande, e qual o diâmetro do círculo central do campo?
* Cálculo da área e do perímetro do campo com as medidas encontradas na pesquisa acima.
* Elaboração de tabelas por grupos, anotando os resultados dos jogos.
* Análise dos resultados dos jogos e das projeções, envolvendo, para isso, diversos conceitos matemáticos.
* Pesquisa, em uma loja de eletrodomésticos, sobre o aumento das vendas de televisores e rádios de pilha nos meses que antecedem a Copa. Representação dos dados em gráficos.

Informática
* Entrar em rede, trocando informações e obtendo-as acerca dos dados necessários à montagem do álbum informativo.
* Montagem de um site bilíngüe com a mesma finalidade dada para a sugestão anterior.

Geografia
* Confecção de um álbum informativo dos países participantes da Copa 2006, onde apareçam os dados seguintes de cada país:
. Bandeira
. Localização
. Área
. População
. Língua
. Forma de governo
. Economia
. Moeda
. Dados culturais
* Confecção do mapa da Alemanha, destacando as cidades onde acontecerão os jogos do Brasil e o fuso horário desse país.
* Trabalhos coletivos: confecção de um álbum de postais com paisagens típicas dos países da chave do Brasil.
* Confecção de um álbum com as bandeiras dos países participantes da Copa.

Ciências
* Entrevistas:
. A uma nutricionista sobre o cardápio dos jogadores em dia de partida.
. A um professor de Educação Física sobre o preparo físico dos atletas.
. A um médico sobre os efeitos do uso de estimulantes químicos por atletas.
* Pesquisa sobre as modernas tecnologias empregadas na construção dos estádios, as transmissões das partidas via satélites e a indumentária dos jogadores.

Artes
* Confecção, em papel machê, do mascote da Copa.
* Montagem dos murais e álbuns sugeridos nas atividades das outras disciplinas.
* Confecção da bandeira do Brasil em diversos materiais: sementes, bolinhas de papel crepom e outros.
* Pesquisa de produções artísticas tendo como tema o futebol.
* Estamparia de camisas, faixas, bonés.

Tema transversal – Ética
* Mesa-redonda, seminários, painéis interativos sobre os temas:
. Futebol – integração racial, Preconceito, Diversidade cultural.
. Reflexão e posicionamentos sobre a afirmação “Tudo o que aprendi de mais digno a respeito do homem, descobri dentro de um campo de futebol” (Albert Camus, filósofo francês). (Citado na Revista Nova Escola – jul.94)
. As torcidas organizadas – paixão e violência.

História
* Elaboração de uma linha de tempo em que apareçam os seguintes dados: anos em que o Brasil foi campeão do mundo, destacando: países-sede das copas, regime político do Brasil na época, acontecimentos marcantes na vida brasileira nesses anos (políticos, econômicos e sociais), capitão do time, jogadores que mais se destacaram.
* Mesa-redonda sobre o tema Política x Futebol: o País se pinta de verde e amarelo — discutir seu significado.

O PAÍS

A Alemanha é o terceiro maior país da Europa em extensão territorial e o primeiro em número de habitantes. Faz parte da União Européia e da Otan. Por sua privilegiada posição geográfica e por fazer fronteira com muitos países do Leste Europeu, ocupa uma posição de destaque dentro dessas organizações.

A Alemanha tem 82 milhões de habitantes, dos quais 6,5 milhões são estrangeiros que residem no país. É o país mais populoso da Europa. São 16 estados. É banhado pelo Mar do Norte e pelo Mar do Leste.

É um país industrializado e detém a tecnologia de automação. Constrói máquinas industriais e exporta para outros países. É também muito poderoso nas indústrias automobilística, têxtil, química e eletrotécnica. Rico em carvão. Grande produtor agropecuário.

Depois da 2ª Guerra Mundial, a Inglaterra, a França e os EUA governaram, cada um, uma parte da Alemanha. Cada parte era chamada “Setor”. Em 1945, desses três setores, nasceu a Alemanha Ocidental. A parte governada pelos russos, que era a parte comunista, se separou, e daí nasceu a Alemanha Oriental.

Em 1949, a Alemanha recebeu de novo uma constituição e voltou a ser uma República Democrática.

Em 1961, a parte oriental construiu um muro para separar as duas partes e não permitir o êxodo da população para a parte ocidental.

Em 9 de novembro 1989, foi derrubado o Muro de Berlim, e a Alemanha foi reunificada.

copa_mascoteA MASCOTE

GOLEO VI, o simpático leão, é a mascote oficial da Copa do Mundo Fifa 2006, que vive, fala e pensa. E, naturalmente, tem opiniões próprias, já que ninguém nasce apenas para ser uma mascote. GOLEO VI tem um grande objetivo, que motiva tudo o que faz. Ele quer transformar a Copa do Mundo Fifa em uma grande festa, alegre e inesquecível, e deseja aproveitá-la ao máximo ao lado dos fãs de todo o mundo, festejando, cantando e dançando durante quatro semanas. Com esse trabalho, nosso amigo não se altera por nada, uma qualidade muito útil, já que seu estrelato e sua fama crescem a cada dia.

O mais esperto dos leões aparece em revistas e em vitrines de lojas, é muito solicitado em programas de televisão e está gravando seu próprio disco. GOLEO VI está sempre acompanhado de seu inseparável amigo Pille, o falante. Os dois formam uma excêntrica parceria, já que Pille é atrevido e veste seu coração em sua manga. O que os une são seus interesses pelo futebol e seus sonhos da “maior festa do mundo”.

BIBLIOGRAFIA
Rodrigues, Nelson. À sombra das chuteiras imortais. Cia das Letras, 1993.
Revista Nova Escola Ed. Abril. Fundação Victor Civita. São Paulo SP. Ns. Jun.94, Fev.98, Abr. 02.
Site: http://www.globoesporte.com.br.
Site: http://fifaworldcup.yahoo.com/06/pt/e/mascot.html
Site: http://www.copa-do-mundo-2006.com/cidades.html
* Zélia Maria de Matos Wanderley Dantas de Oliveira é graduada em Pedagogia — habilitação em Magistério e Supervisão Escolar —, com larga experiência como professora, supervisora e diretora na rede particular de ensino. Atualmente, trabalha prestando serviços de assessoria pedagógica. É autora da Coleção Historiando, publicada pela Editora Construir.
E-mail: luzelia@hotlink.com.br

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