Edição 79

Projeto Didático

A Magia do Natal

Colégio Elicéu Monteiro Alves
Presidente Dutra/MA

Um final de ano iluminado pela reflexão e sensibilidade do espírito natalino

“Não há educação fora das sociedades humanas, e não há homem no vazio.
A partir das relações com a realidade, resultantes de estar com ela e de estar nela, pelos atos de criação, recriação e decisão, vai ele dinamizando o seu mundo. Vai dominando a realidade. Vai humanizando-a.”

Paulo Freire

natalPerfil do grupo
Proposta desenvolvida para alunos dos cursos:
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, na faixa etária de 3 aos 16 anos

Tempo de duração
6 meses

Áreas do conhecimento
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Diretora pedagógica
Elisete Ferreira Aguiar

Coordenadora pedagógica
Salveni Monteiro Alves da Silva

Professores
Amilton, Cleonice, Deusimar, Deusina, Elielza, Julieta, Janilva, Jackeline, Milena, Patrício, Resênia, Sandra, Raimunda, Ronaldo.

Colaboradores
Guiana, Josilene, Janilma, Jerry Gleydison, Marco Antônio e Valquíria

Apresentação
A Educação deve responder às necessidades sociais, preparando os educadores para desempenhar as funções para as quais são chamados a cumprir na sociedade. Os profissionais da Educação, portanto, exercem um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem, ao lidar com o conhecimento de forma interdisciplinar e contextualizada. O projeto em questão visou a seleção e organização de diretrizes norteadas por atividades pedagógicas, com a finalidade de desempenhar um trabalho que leve os educandos a saberem se conduzir no meio social, vivenciando o amor e o respeito pelas pessoas e pela natureza, e que possibilitassem a prática de boas ações e sua continuação diária, de forma que os alunos entendessem a importância fundamental do Natal para todos de forma participativa, descontraída, buscando interagir com a perspectiva de diversas áreas, envolvendo os aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos e comerciais.

Justificativa

O final do ano se aproxima. E como é tradição para os cristãos, nessa época do ano ficamos todos mais vulneráveis às sentimentalidades, prova concreta de que — ainda que venha sendo condenado à cruz diariamente pela inversão de valores que o mundo pós-moderno nos impõe — o Cristo salvador ainda vive no espírito cristão que reside no coração do ser humano, independentemente de religião, gênero, raça, classe social ou opção política. Então frisamos: Natal é comemoração que traz os sentimentos de paz, amor, fraternidade, respeito ao próximo e esperança, que devem ser vividos pelos alunos, educadores e familiares. E, para dar mais ênfase ao tema, incentivamos a criatividade dos alunos na confecção das esculturas natalinas utilizando materiais recicláveis para decorar a praça da cidade, com o objetivo de demonstrar a utilidade de reaproveitar o material de forma criativa e de preservar a natureza.

natal_2

Objetivo Geral

Estimular o desenvolvimento dos pilares da Educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender. Incentivar a criança e os jovens a vivenciarem o amor e o respeito pelas pessoas e pela natureza.

Objetivos Específicos

Compreender a importância do nascimento de Cristo para a humanidade e dos seus ensinamentos.
Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos.
Construir conceitos como solidariedade e união, valorizando a convivência.
Desenvolver a competência comunicativa através da linguagem do teatro.
Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos.
Ouvir músicas, assisti a vídeos relacionados com o tema e construir o cenário para a composição do presépio vivo apresentado pelos alunos.
Estabelecer as diferenças entre separar, reciclar e reutilizar.
Reconhecer a importância dos materiais recicláveis.
Refletir sobre os valores que nos lembram o Natal, suas origens e a necessidade dele em nossa vida.
Produzir esculturas natalinas gigantes a partir de material reciclado para enfeitar a praça São Sebastião.
Apresentar coral de música natalina.
Apresentar jograis, reflexões natalinas criadas pelos alunos.
Apresentar a peça teatral O nascimento de Jesus.

Metodologia

natal_3Este projeto, Magia do Natal, foi idealizado com o propósito de incentivar os educandos a conhecerem o verdadeiro espírito do Natal, estimulando a formação de bons hábitos e o respeito às crenças, aos símbolos e sentimentos alheios, à natureza e à religiosidade de cada um e, além do mais, desenvolver o raciocínio e a capacidade, estimulando a socialização. É por isso que trabalhamos com atividades que vieram possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade criativa dos alunos de modo que houvesse uma mudança de atitude. No geral, despertar também na comunidade que participou da culminância o sentimento de amor ao ser supremo.

Partindo desse pressuposto, o projeto foi efetivado da seguinte forma:

Apresentação do tema a ser trabalhado.
Leitura coletiva e individual de texto (histórias dramatizadas e reflexões).
Produção de texto: coletivo e individual (oral e escrita).
Ampliação do vocabulário.

Atividades

Coletas de fontes bibliográficas específicas do tema.
Apresentação do tema do projeto aos educandos.
Leituras individuais e coletivas.
Produções de textos.
Apresentações teatrais.
Músicas natalinas (coral).
Colagens.
Atividades xerocadas.
Produções de CD e DVD.
Apresentação cultural: Auto de Natal.
Apresentação cultural: Presépio vivo.
Trabalho de pesquisa: O Natal, os símbolos, a simbologia e as tradições.
Trabalho de Educação Ética e Ensino Religioso: Os valores lembrados no Natal.
Trabalho de Arte: Ideias para reciclar o Natal.
Trabalho de pesquisa: O Natal e outras religiões.
Atividade de socialização: Construção do cenário da peça Auto de Natal.
Apresentação cultural de música natalina.
Coleta do material reciclado: Copos, garrafas PET e CDs.

Recursos didáticos

Micro System, DVD, TV, CD, data-show e notebook.
Caixa amplificada e microfone.
Cartazes, dicionários, cola de isopor.
Espaço físico: Biblioteca, salas da aula, pátio escolar, praça pública.
Fôlderes, livro didático, Bíblia Sagrada, filmes e documentários.
Materiais recicláveis.
Música temática.
Ornamentação do ambiente.
Slide, revistas, sucatas, telas, tintas e pincéis, vídeos e textos diversos, xerox, câmera digital, fita adesiva, fita decorativa, papel ofício, tesoura e cartões.

natal_4

Culminância

Realização de uma amostra do projeto de Natal em praça pública para alunos, profissionais da escola, família e comunidade local através de:

Esculturas.
CD: Seleção de músicas relacionadas ao tema.
DVD: Gravação.
Lembranças de materiais reciclados.

Avaliação

Sendo a avaliação um processo contínuo e sistemático, os educandos foram avaliados com base nos seguintes aspectos:

Participação oral e escrita.
Interesse e contribuição nas discussões promovidas em sala.
Desenvolvimento das atividades propostas.
Postura e envolvimento com o tema, tornando a aprendizagem interdisciplinar e respeitando as habilidades individuais através do senso crítico, levando-os a uma reflexão que desperte o espírito natalino e a importância de sua contribuição para com o meio ambiente.

Consultas

Bíblia Sagrada.

Blog Cantinho do Saber. Disponível em: http/cantinhodosaber.buscasulfluminense.com. Nov/2010.
Caderno Pedagógico – Educação Ambiental.
Revista Nova Escola – Edição Especial – Ler em todas as disciplinas. Dez/2009 a jan/2010.
Revista Mundo Jovem – Encarte Leitura, uma atitude inteligente. Set/2010.
Revista Construir Notícias. Recife: Construir. Ano 10, n. 55. Nov. e dez./2010.

cubos