Edição 131

Em discussão

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Um negócio chamado Educação

Cinco etapas para o bom senso

Conceitos japoneses ensinam várias maneiras de melhorar o dia a dia da sua escola e das pessoas que a frequentam.

Você já ouviu falar em 5S? Os 5S, ou Cinco Sensos, fazem parte de um conceito japonês que tem como objetivo combater o desperdício e utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível, reduzindo custos e aproveitando o tempo, as pessoas e os materiais existentes dentro dos ambientes, sejam eles domésticos, escolares ou empresariais.

Conheça o significado e a aplicabilidade de cada um deles:

Senso de organização

Comece a olhar todos os seus materiais. Ordene o que for administrativo, separando-o do que é utilizado apenas em sala de aula, e coloque em gavetas diferentes daquelas nas quais você guarda os objetos pessoais. Deixe todos os papéis em pastas separadas, com etiquetas contendo assunto e ano; depois, disponha tudo num armário.

Senso de utilização

Conhece a famosa “limpa”? Pois é. Esse é o bom e velho senso de utilização. Bibelô quebrado, livro riscado, revista do ano passado, cronograma do semestre de 1999. Observe tudo. O que serve fica, o que não tem mais utilidade vai para o lixo. Se o material puder ser consertado, que seja; caso contrário, substitua-o por outro ou simplesmente livre-se dele.

Senso de limpeza

Teia de aranha, pó, sujeira de cigarro, copo descartável, resto de comida, tudo isso, para o dia a dia, é um inferno. Dá rinite, causa dor de cabeça, toma espaço, deixa o ambiente feio e o trabalho mais pesado e demorado. Limpe tudo, areje, abra as janelas e cortinas, deixe o ar entrar. Isso ajuda — e muito — o ambiente de trabalho a se tornar mais produtivo.

Senso de saúde e higiene

Todas as limpezas realizadas com os seus objetos devem ser feitas com você. Faça um check-up geral para ver como está a sua saúde. Visite um dentista, um oftalmologista e tantos outros profissionais quantos forem necessários. Organize seu tempo para não se perder em meio a tantos compromissos. Arrume seu visual, mude algo em você e siga em frente.

Senso de autodisciplina

É a observação continuada dos outros sensos. Permite que “o barco corra” sem a necessidade de alguém estar fiscalizando. Ocorre quando cada cidadão toma consciência da importância da observação da limpeza, organização, utilização, saúde e higiene como ferramentas indispensáveis para a sua própria qualidade de vida.

Que tal fazer um mutirão na sua escola e organizar tudo? Quando o assunto é 5S, o nome dado a ele é Dia D. Escolha um sábado bem ensolarado, coloque pilha nos alunos, chame o pessoal da comunidade, os pais das crianças, os professores, e mãos à obra! Aí vão algumas dicas para o seu Dia D ser um sucesso!

1 Utilize pesos para colocar em cima de papéis dentro da sua sala. Isso faz com que o vento não bagunce sua mesa de uma hora para outra e o faça perder tempo arrumando tudo depois.
2 Quando tiver de usar giz, em vez de quebrá-lo de qualquer forma, coloque uma fita colante no meio dele. Isso previne quebras, sujeira e ainda economiza um bom dinheiro no fim do mês.
3 Para não permitir que a merenda escolar se estrague, faça a contagem dos alunos que estão na escola e prepare o lanche só para eles. Ou, então, terceirize o serviço e permita a doação do que sobrar.
4 Solicite ajuda aos alunos. Diga para cada um deles limpar sua própria carteira. Se houver cadeiras quebradas ou lascadas, peça que lixem e arrumem. Só em último caso, descarte o material e troque-o por outro.
5 Compre algumas latas de tinta e pincéis e pinte os lados interno e externo dos muros da escola, bem como os corredores e tudo o que estiver precisando. Para essa tarefa, também é importante contar com o auxílio dos alunos. Assim eles darão mais valor à limpeza do local.
6 Coloque lixeiras com etiquetas no pátio da escola. “Papel”, “Plástico”, “Material orgânico”, e assim por diante. Depois, ensine aos estudantes a importância de separar o lixo para reciclagem.

Um exemplo

Caro gestor, por mais que você não queira admitir, a conscientização de todos à sua volta — sejam professores, alunos, comunidade, pais ou concorrentes — só depende de você. Nas suas mãos, encontra-se a possibilidade de podar boas ideias ou permitir a implementação delas. Se você não der força para iniciativas como essas, sua escola vai continuar no marasmo, sempre igual, com os mesmos problemas e sem novos projetos.

Certamente, não é esta a sua intenção. Por isso, seja inteligente e gentil. Dê o exemplo. Participe dos mutirões, aceite ajuda, ouça os pedidos da sua equipe e da sua comunidade, use o bom senso e dê abertura à participação de todos.

Tomar decisões em equipe é um importante passo para a realização de uma escola democrática. O outro é empolgar os envolvidos e esperar pelos resultados. Pode ser que, num primeiro momento, os maiores interessados não demonstrem o entusiasmo necessário para colocar as ideias em prática. Seja persistente e tenha paciência. Às vezes, é preciso investir em algo por muito tempo para, só depois, receber o retorno esperado.

E lembre-se: quanto mais você estimular sua equipe e seus clientes a perceberem a escola como um segundo lar, mais carinho eles vão nutrir por ela e mais cuidado terão com o ambiente coletivo.

Cinco etapas para o bom senso. Profissão Mestre, Curitiba, n. 72,
p. 14–15, set. 2005.

Escola consciente

O dia a dia na escola envolve gastos de todas as ordens. São quilos de papéis, tinta para impressora, luz, água, telefone. Os pequenos desperdícios juntos podem fazer uma diferença brutal no caixa. Já pensou na economia quando chegar o final do mês se cada pessoa colaborar?

veja algumas dicas para você ajudar sua escola

 

Acende/apaga

O espaço de entrada deve contar com iluminação natural. Acenda lâmpadas apenas quando for necessário. Deixe as cortinas e persianas abertas, aproveitando ao máximo a luz do Sol. Muitas vezes, isso é suficiente para clarear o ambiente. O mesmo serve para corredores. Quanto às lâmpadas, prefira as fluorescentes. Elas são até cinco vezes mais econômicas do que as incandescentes. As cores claras também ajudam na iluminação.

 

 

 

Equipamentos
Computadores, impressoras, máquinas de xerox e outros equipamentos requerem manutenção preventiva. O uso diário deve obedecer às respectivas normas técnicas. Isso evita o desperdício de material e estragos.

Racionalidade também é importante. Para reproduzir muitas páginas de provas ou textos para leitura, utilize a fotocopiadora, cujo custo por folha é mais barato do que o das impressoras a jato de tinta.

Aparelhos de ar-condicionado e ventiladores devem ser colocados em locais estratégicos, de forma que a circulação do ar não seja absorvida. Para aproveitar melhor a refrigeração, as portas e janelas das salas devem permanecer fechadas.

Use a cafeteira apenas para preparar o café e opte pela garrafa térmica para mantê-lo aquecido.

Para evitar curtos-circuitos, choques elétricos e perda de energia, não utilize benjamins e gambiarras nas fiações.

Durante o expediente

Economize o material de trabalho. Use o verso das folhas para rascunho ou para imprimir o que não necessita de um papel novo. Segundo o Instituto Akatu, que trabalha incentivando o consumo consciente, um milhão de pessoas que poupam 50 folhas de papel por mês podem salvar cerca de 10 mil árvores.

Use racionalmente o telefone; fale somente o essencial. Para isso, antes da ligação, convém resumir e anotar os assuntos que serão tratados. Se possível, evite ligar para telefones celulares, pois o custo da ligação é mais alto do que o de aparelhos fixos.

As possibilidades de compra pela Internet podem compensar muito. Algumas pesquisas mostram que é possível economizar até 15% com aquisição on-line de material de escritório. Procure ficar atento às promoções das lojas virtuais.

Intervalo

O pessoal que trabalha com computadores deve desligar o monitor sempre que fizer intervalos e ao sair para almoçar. Se não houver ninguém na sala, apague a luz. E os professores, ao deixarem a sala de aula, devem verificar se as lâmpadas estão apagadas.

Nos banheiros

Às vezes, os alunos não fecham corretamente as torneiras dos banheiros, correndo o risco de desperdiçar água durante horas. Observe também se existem vazamentos nos vasos sanitários. Manchas de mofo e umidade nas paredes são sinais nítidos desse tipo de problema. Ao notar, avise à pessoa responsável pelos serviços gerais na escola.

Adaptado do livro Como combater o desperdício – Coleção Entenda e Aprenda (Editora Bei).

Profissão Mestre, Curitiba, n. 72, p. 24, set. 2005.

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