Edição 10

Espaço pedagógico

Algo mais

Não podemos deixar de conceber que o processo de aquisição da base alfabética das crianças começa muito cedo e antecede a alfabetização. Diante da diversidade de meios e oportunidades que a sociedade contemporânea oferece, as crianças começam a construir seus conhecimentos, por meio de leitura simbólica que constrói do mundo a sua volta, e a relação que estabelece com seu meio social.

Diante da prática pedagógica observa-se que as crianças interagem com o mundo letrado em suas comunidades, através de experiências diárias, religião, sua cultura, situações econômicas, experiências lingüísticas, isto é, de seu ambiente alfabetizador, sendo capazes de interagir mesmo estando em sua fase pré-leitora.

Sendo a escola um espaço formal onde ocorre sistematicamente o processo de construção do conhecimento, faz-se relevante que os professores desde cedo incentivem em seus alunos o hábito de leitura, que irá, gradativamente, contribuir de forma bastante significativa para a construção da base alfabética dos alunos.

O livro pode fazer parte da vida da criança muito antes dela conhecer e ter habilidade de leitura, entendendo-se leitura como interpretação de textos. Segundo Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra, e a leitura desta implica sempre a continuidade da primeira.

Analisando com cuidado a nossa realidade, especialmente algumas escolas públicas e periferias, o único letrado que podemos encontrar nestas comunidades é o professor.

Como conscientizar os educadores de que, muitas vezes, eles são responsáveis pela formação de indivíduos leitores e conscientes de seu papel histórico e social? Como o professor pode ensinar seus alunos a gostar de ler? Como fazer da leitura uma atividade prazerosa? Qual o papel do professor neste contexto?

Primeiramente transformando a leitura numa atividade livre, para que esta não se torne monótona.

Uma sala de aula, por exemplo, deve ser um ambiente que favoreça a aquisição e gosto pela leitura e os projetos desenvolvidos na escola podem contribuir muito também, uma vez que, em qualquer projeto pedagógico, a escola deve informar à família o trabalho que será desenvolvido e ainda contar com sua colaboração, para que haja êxito na formação dos novos leitores.

A escola tem papel fundamental na formação de um indivíduo letrado, já que, gradativamente, vem assumindo maiores responsabilidades no ato de educar, mas a família também pode ser um elo facilitador deste processo e na formação do hábito de leitura das crianças, só que, trabalhando juntas (escola e família) tudo fica otimizado. A escola pode incentivar e orientar os pais nesta tarefa, por exemplo, eles podem contar histórias para seus filhos, sugerir obras para serem adquiridas de literaturas infantis e colocar às vistas das crianças, entretanto, os fatores que mais motivam as crianças são a curiosidade e o exemplo, os educadores devem mostrar interesse pela leitura, esteja ele na escola ou em casa.

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