Edição 17
Matérias Especiais
Amor: a Única Força Criativa
Eric Butterworth
Um professor universitário levou seus alunos de sociologia à favela Baltimore para recolher depoimentos de 200 meninos. Depois da visita, os estudantes deveriam fazer um prognóstico do futuro de cada menino. Todos os casos foram julgados “sem chance”. Vinte e cinco anos depois, outro professor de sociologia leu os resultados desse estudo e propôs que seus alunos fizessem um levantamento do que havia acontecido com aquelas crianças. À exceção de 20 meninos, que tinham morrido ou se mudado para outra cidade, os estudantes descobriram que, entre os 180 restantes, 176 obtiveram sucesso acima da média, como advogados, médicos e comerciantes.
O professor ficou muito surpreso e decidiu se aprofundar nesse estudo. Por sorte, todos moravam nas redondezas, e ele pôde perguntar a cada um deles: “A que você atribui seu sucesso?”. Todos responderam: “Tive uma professora…”.
O pesquisador descobriu que a professora ainda vivia e foi perguntar à já idosa, mas ainda vivaz senhora, que fórmula mágica ela havia usado para seus alunos conseguirem sair da favela e ter uma vida melhor.
A velha senhora sorriu e disse: “É simples. Eu dei amor aos meninos”.
CANFIELD, Jack, HANSEN, Mark Victor, HANSEN, Patty. Trad. L. Andrade. Você não está só. Outras histórias de amor, solidariedade e coragem.
Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.