Edição 20

Sugestão de Atividades

Artesanatos em papel

arte_flor-04

FLORES DE PAPEL

Usando papel crepom e folhas de papel velino, você se divertirá fazendo flores coloridíssimas. Você poderá inventar ramalhetes e centros de mesa muito alegres.

Material necessário:
– 20 folhas de papel crepom de todas as cores.
– 1 rolo de fio metálico fino e preferivelmente verde.
– 7 pedaços de fio de arame forte de 50 cm, também estes, se possível, verdes.
– Tesoura.

Como fazer uma flor: escolha três folhas de papel crepom nas cores amarela, vermelha e azul.

Miolo da flor: corte a folha vermelha em duas partes iguais; junte-as e dobre-as em duas. Em seguida, corte uma franja, deixando 3 cm de margem no lado da dobra. Abra a franja e encrespe-a em direção ao centro. Dobre em “U”, na parte final, um fio de arame forte e passe por dentro a franja encrespada.

arte_flor-03

Pétalas: dobre, em forma de sanfona, uma folha de papel azul e uma amarela (a folha amarela deverá ser 8 cm maior que a azul). Com as folhas dobradas dessa maneira, crie as pétalas, arredondando com a tesoura as duas extremidades.

arte_flor-05

Sobreponha as duas folhas e encrespe-as ao centro.

Com o fio de arame delgado, firme a flor à base, a fim de fixá-la bem ao talo.

arte_flor-08

Use cores diferentes para cada flor; para variar, você também poderá recortar as pétalas franjadas, da mesma forma como foi feito o miolo da flor, obtendo, assim, uma flor mais recostada.
Se quiser usar o papel velino, em vez de crepom, escolha três ou quatro tonalidades de uma mesma cor e siga as instruções anteriores, trocando eventualmente as dimensões da flor: flores grandes e também pequenas.

arte_arvore07

ARVOREZINHA FLORIDA

Para festejar um acontecimento alegre e importante — como a primeira comunhão ou um aniversário — com criatividade e pouca despesa, um centro de mesa de “efeito”. O centro de mesa é formado por uma pequena árvore-de-natal sintética, decorada com muitas flores brancas e azuis.

Material necessário:
Para as flores:
– 3 blocos de papel velino (branco, azul-escuro e azul-claro).
Para as folhas:
– 1 bloco de papel velino na cor verde-maçã.

– 1 pequena árvore-de-natal sintética de aproximadamente 60 cm de altura.
– 1 prato de 12 cm de diâmetro e outro de 20 cm de diâmetro.
– Tesoura, grampeador e lápis.
– Fio de arame delgado

Para criar uma bela flor, são necessários, ao todo, cerca de 20 rolos de papel de 12 cm e 20 cm de diâmetro, nas três cores. Sobreponha 3 ou 4 rolos da menor medida e dobre-os ao meio, recortando franjas nas margens; eles formarão o centro da flor. Recorte os outros rolos em festões; estes formarão as pétalas.

Monte os rolos em forma de festão uns sobre os outros, colocando ao centro os franjados.

Torne a virar a flor, aperte com as mãos o centro que está abaixo e fixe as folhas de papel todas juntas com o grampeador. Serão necessárias 30 flores grandes e 30 pequenas para enfeitar toda a árvore.

Recorte 5 folhas, de forma simples, no papel velino verde: prenda-as junto ao fio de arame e amarre-as sobre um raminho da árvore. Faça o mesmo com todos os raminhos.

Aplique, para cada flor, um talo de aproximadamente 20 cm. Disponha as flores na árvore, entre um raminho e outro, colocando as maiores embaixo e as menores em cima. Preencha muito bem os espaços entre um raminho e outro, a fim de cobrir completamente o tronco da árvore.

Fonte: O melhor do artesanato. Editora Edelbra. p. 75-81.

cubos