Edição 65
Projeto Didático
Bem Viver: usar – economizar – preservar
Colégio Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas – BA
A cooperação entre as pessoas e o respeito à vida farão deste o melhor dos mundos
Introdução
Vivemos em uma sociedade fortemente marcada pelo acúmulo de informações, pelos avanços tecnológicos e, como consequência, vem o consumismo desenfreado que escraviza e destrói tudo que nos cerca. O ser humano torna-se vítima de si mesmo.
A escola é o lugar mais adequado para a disseminação de valores humanistas; é onde se adquirem habilidades e competências para se traçar projetos de vida.
O processo de construção do conhecimento intelectual é resultado da interação entre o sujeito pensante (o aluno) e a realidade pensada (o objeto de estudo), mediada pelo professor num contexto social e histórico. É real tudo aquilo que possa despertar a curiosidade e ser estudado pelo ser humano, incluindo-se a si mesmo, as suas atividades, as emoções e o próprio pensamento.
O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem. O conhecimento não é objeto de ensino, mas o fruto obtido da interação entre pessoa e realidade, assim como os objetos de estudo não são os livros, mas, sim, os fenômenos naturais e sociais. Os livros são o meio pelo qual os fenômenos são apresentados.
Portanto, o processo de aquisição do conhecimento (objetivo do ensino) tem como foco a interação do aluno com a realidade mediada pelo professor. O professor é visto como um facilitador no processo de busca do conhecimento.
Justificativa
O Projeto Bem Viver visou contribuir para a formação do senso ético, a autonomia intelectual, a sensibilização da realidade e o pensamento crítico do seu principal protagonista — o aluno.
Queremos, com este projeto, garantir aos nossos alunos o acesso à informação, à linguagem e às ferramentas tecnológicas para sua participação no exercício ativo da cidadania — o meio mais poderoso para a transformação da natureza e da sociedade. Entretanto, nada disso servirá se a ética e a formação de valores forem relegadas a um segundo plano, uma vez que são elas que determinam, em última instância, o uso correto ou não das decisões científicas, políticas, culturais e tecnológicas, sob pena de o conhecimento degenerar a vida e a natureza.
Objetivo geral
O Projeto Bem Viver teve como objetivo primordial formar uma consciência crítica e sensível em relação aos problemas que atingem o ambiente em sua totalidade, a fim de que cada um possa desenvolver um novo olhar para esse mesmo ambiente danificado, possa aprimorar a capacidade de analisar o que acontece à sua volta e assentar as bases do respeito à vida, dando sentido e qualidade ao seu viver e ao viver do seu semelhante.
Objetivos específicos
Ao final do projeto, objetivamos que os estudantes estejam conscientes da importância de:
• Valorizar a vida na sua totalidade.
• Reconhecer a dignidade intrínseca a todo ser humano.
• Construir as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
• Comparar diferentes ambientes.
• Reconhecer a cidadania como conjunto de deveres e direitos (individuais, sociais, econômicos, políticos e culturais).
• Reconhecer que todas as pessoas têm direito à vida e vida com qualidade e dignidade.
• Valorizar a diversidade da vida.
• Identificar a descoberta como resultado da pesquisa.
• Identificar os elementos comuns a todos os ambientes.
• Reconhecer mudanças no ambiente.
• Avaliar o ambiente em que vivem.
• Desenvolver o sentimento de zelo pelo ambiente.
• Desenvolver sentimento de proteção ao meio ambiente.
• Ser solidário com as pessoas menos favorecidas.
• Distinguir o que se deve ou não consumir sem se prejudicar.
• Reconhecer o comportamento dos seres humanos nas diferentes fases da vida.
• Associar a reprodução com a continuidade da vida das espécies.
• Aprender a ser um lutador por causas justas ou mais do que justas.
• Criar caminhos para uma construção coletiva da ética e de uma cidadania ativa e comprometida.
• Constatar o valor da vida e promover uma melhor qualidade desta.
• Consolidar os valores humanistas que nos tornam mais conscientes da nossa dignidade e da de nossos semelhantes.
• Participar ativamente das ações educativas.
• Sensibilizar-se com os problemas sociais que afligem grandes grupos de excluídos.
• Aprender a educar-se.
• Considerar-se elemento essencial para evitar o consumo desnecessário.
• Repelir atitudes consumistas que contribuem para a depredação ambiental.
Procedimentos metodológicos
• Confecção de maquetes e cartazes.
• Pesquisas sobre diferentes vegetações que compõem o meio ambiente.
• Leituras de diferentes textos informativos que enfocam a depredação ambiental.
• Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
• Montagem de murais.
• Produções textuais sobre a preservação da água.
• Músicas relacionadas ao meio ambiente e à qualidade de vida.
• Explanação sobre o processo de tratamento da água com uma miniestação de tratamento concedida pela Empresa Baiana de Saneamento de Água (Embasa).
• Apresentações em grupos sobre os recursos naturais.
• Trabalhos de arte.
• Atividades orais e atividades escritas, fotocopiadas em cadernos e livros.
• Confecção de desenhos.
• Confecção de panfletos informativos.
• Debates sobre filmes.
• Exposição dos trabalhos no dia a dia e na culminância.
• Demonstração de alimentação saudável com uma salada de frutas no lanche coletivo.
• Formação da pirâmide alimentar atribuindo os valores nutricionais dos alimentos e montando um sanduíche natural.
• Estudo sobre a evolução e diferenciação da moeda brasileira, enfocando uma real necessidade do seu uso a fim de evitar o consumismo.
• Estudo da relação entre consumismo e meio ambiente.
• Exposição de diferentes moedas no decorrer do tempo.
Avaliação
Os alunos foram avaliados quantitativa e qualitivamente sob diversos aspectos, como:
• Em produções escritas.
• Na confecção de álbuns, murais, cartazes e maquetes.
• Nas pesquisas realizadas.
• Nas apresentações.
• No cumprimento das atividades solicitadas.
• No interesse, na participação e nas responsabilidades com os trabalhos.
• Em autoavaliação.
• Em trabalhos manuais.
• Nos aspectos criativos no decorrer de todo o trabalho.
• Em atividades avaliativas escritas.
Considerações finais
Um dos objetivos sugeridos nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais é o de trazer para o dia a dia escolar a reflexão sobre a conduta humana.
Ética e Pluralidade Cultural são temas que merecem uma atenção especial, seja nas relações de todos os que convivem na escola (professores, alunos, funcionários), seja nos conteúdos das áreas e dos demais temas transversais, ou mesmo na relação da escola com o meio que nos cerca.
O Projeto Bem Viver teve como objetivo primordial formar uma consciência crítica e sensível aos problemas ambientais, bem como mostrar a importância da qualidade de vida em seus diversos aspectos, começando pelo desenvolvimento das relações, tão importantes para a escola, uma vez que colaboradores, alunos, pais e demais envolvidos, e também o público externo, precisam sentir-se parte do todo, responsáveis por essa interligação com o meio ambiente e com a própria vida.
Assim, trabalhando com situações reais, esperamos estar contribuindo, de forma significativa, para uma maior conscientização em relação à saúde, à alimentação saudável, à preservação, aos cuidados e à economia da água, à proteção dos recursos naturais de modo geral, à qualidade de vida como um todo, considerando valores e evitando-se o consumismo desenfreado para que o ser humano não se torne vítima de si mesmo.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve ser um lugar onde os valores morais são pensados e refletidos, e não meramente impostos ou frutos do hábito. Os cuidados básicos e mais importantes devem ser iguais para todos.