Edição 44

Matérias Especiais

Campanha da Fraternidade 2009

fraternidade01

1. A Campanha da Fraternidade 2009 quer ser o grande esforço da Igreja Católica no Brasil para viver intensamente o tempo santo da Quaresma, constituindo-se como um extraordinário instrumento para que todos busquem a conversão e vivam um tempo de graça e salvação.

fraternidade02

2. Através da oração, do jejum, da prática da caridade, da escuta da palavra, da participação nos sacramentos e na vida comunitária e da prática do amor solidário, nos preparamos para viver, de maneira intensa, o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: a Páscoa. A Campanha da Fraternidade mantém e fortalece o espírito quaresmal mostrando ser positivo o fato de ela acontecer durante esse tempo litúrgico.

3. Este ano, a Campanha da Fraternidade apresenta-nos como tema Fraternidade e segurança pública. Isso mostra a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja melhor vivido em uma sociedade que, a cada dia, torna-se mais violenta e insegura para as pessoas e procura contribuir para que esse processo seja revertido através da força transformadora do Reino de Deus.

4. O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2009 é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção de uma justiça social que seja garantia de segurança para todos. A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao outro e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, pela intolerância com os diferentes e tendo como foco os bens materiais.

5. Para que o objetivo geral seja atingido, são propostos objetivos específicos:

• Desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social, a fim de que possam se sensibilizar, assumindo sua responsabilidade pessoal no que diz respeito ao problema da violência e à promoção da cultura da paz.

• Denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos da prisão especial, do foro privilegiado e da imunidade parlamentar para crimes comuns.

• Fortalecer a ação educativa e evangelizadora objetivando a construção da cultura da paz, a conscientização sobre a negação de direitos como causadora de violência e o rompimento com as visões de guerra, as quais erigem a violência como solução para a violência.

• Denunciar a predominância do modelo punitivo presente no sistema penal brasileiro, expressão de mera vingança, a fim de incorporar ações educativas, penas alternativas e fóruns de mediação de conflitos que visem à superação dos problemas e à aplicação da justiça restaurativa.

• Favorecer a criação e a articulação de redes sociais populares e de políticas públicas com vistas à superação da violência e de suas causas e à difusão da cultura da paz.

• Desenvolver ações que visem à superação das causas e dos fatores da insegurança.

• Despertar o agir solidário para com as vítimas da violência.

• Apoiar as políticas governamentais valorizadoras dos direitos humanos.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/Campanha da Fraternidade 2009. Brasília: CNBB, 2008.

cubos