Edição 109
Projeto Didático
Projeto didático – Colégio Reino de Judá
COLÉGIO REINO DE JUDÁ
Recife/PE
PROJETO ANUAL – I SEMESTRE 2019
Projeto: Regiões brasileiras, suas culturas e seus costumes.
Tema: Oxente! O que seria do Brasil sem essa gente!
Execução: Coordenadores e professores
Público-alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Duração: 5 meses
Introdução
A intenção é fazer com que os alunos busquem a integração e a valorização do nosso país, bem como reconheçam que o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial. Os educandos deverão resgatar o estudo e o conhecimento sobre os aspectos naturais e culturais. Cada grupo de professores ficou responsável por uma das regiões brasileiras.
Justificativa
Conhecer o nosso país deve fazer parte da vida escolar dos estudantes. Sendo assim, a escola tem um papel importante em levar, de maneira lúdica, o aprendizado e envolver as crianças nesse contexto.
Cada turma representou uma região do Brasil:
Do Infantil II ao V – Nordeste
1º ano – Norte
2º ano – Sudeste
3º e 4º ano – Sul
5º ano – Centro-Oeste
Público-alvo
Educação Infantil (II a V) e Ensino Fundamental I.
Objetivo geral
Apresentar as cinco grandes regiões em que o Brasil está dividido, salientando que essa divisão visa facilitar o estudo e o conhecimento do País e proporcionando ao alunado um conhecimento amplo sobre cultura, arte, culinária, danças…
Objetivos específicos
Nomear os estados e as capitais que compõem cada região, bem como suas principais características.
Reconhecer o costume e a cultura de cada região.
Despertar, na comunidade escolar, o espírito de colaboração, pesquisa e participação acerca dos conteúdos trabalhados.
Destacar atividades culturais, comidas típicas, arte, etc.
Destacar atividades culturais, comidas típicas, arte, etc.
Expressar-se artisticamente com pintura em telas e danças.
Adquirir novos conhecimentos através da criatividade e pesquisa.
Conhecer e valorizar as manifestações folclóricas brasileiras.
Conteúdo
Foram estudados vários aspectos das regiões mencionadas, como: o sertão, as praias da Região Nordeste, a culinária, a arte e o artesanato, além de ter sido montada uma exposição de trabalhos referente às regiões em sala.
Metodologia
De maneira lúdica, abordamos músicas e danças características de cada região, assim como as comidas típicas, a arte e os pontos turísticos, desenvolvendo situações e envolvendo nossos estudantes em pesquisa e troca de experiência. Trabalhamos textos, como receitas, e degustamos os alimentos preparados por nossos estudantes.
Materiais utilizados
TNT
Cartolina
EVA
Chita
Papel Filipinho
Papel crepom
Papel 40 kg
Tesoura
Cola
Pincel
Palito de picolé
Tinta para pintura no rosto
Culminância
Exposição de telas pintadas pelos estudantes com características de cada região e apresentação cultural das danças típicas de cada região e da culinária da Região Nordeste.
Período de duração
Durante 5 meses, sendo executado uma vez por semana, com atividades lúdicas direcionadas e organizadas de acordo com a faixa etária de cada turminha.
Ação específica
Durante os 5 meses do projeto, uma vez por semana realizamos ações para que os nossos alunos criassem o hábito de comer frutas e verduras. Por exemplo: falamos da importância das frutas na alimentação.
Mostramos que, em cada lugar do Brasil, há uma fruta típica que é ótima para a saúde. As frutas são peças fundamentais numa alimentação saudável e devem ser consumidas diariamente. Elas fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo e antioxidantes, que são essenciais na proteção das células.
Avaliação
O sistema de avaliação é integral e contínuo e leva em conta o interesse, a participação e a criatividade nas ações desenvolvidas.
Considerações finais
Nesse projeto, abordamos conhecimentos importantes tanto para os estudantes da Educação Infantil como para os do Ensino Fundamental. Os grupos apresentaram as características socioculturais de cada região, como: pratos típicos, literatura, costumes, festas, danças típicas, lendas e folclore. Com isso, ampliaram os conhecimentos sobre a formação do nosso país, bem como o respeito pelas diferenças observadas na singularidade de cada povo que compõe as regiões brasileiras.