Edição 127
A fala do mestre
Como buscar superação no cotidiano
Leo Fraiman
As adversidades podem aparecer ao longo da vida, e, se não há como se preparar para algumas situações, é possível, por outro lado, ter a consciência de que se está sujeito a elas. Seguem alguns fatores que podem ajudar nos momentos em que é preciso unir forças rumo à superação:
Ter muita clareza de onde se quer chegar, ou seja, ter um projeto de vida, auxilia a encontrar forças e recursos para fazer de cada tombo uma nova oportunidade de recomeço e a se manter em ação rumo a um destino escolhido por vontade própria e com consciência.
O senso de dever é outra força aliada que mantém uma pessoa no caminho de realizar suas metas. Saber que outros dependem do seu trabalho e assumir a responsabilidade por suas ações são motivos fortes que se alinham com os objetivos, superando as frustrações eventuais.
Saber que outros dependem do seu trabalho e assumir a responsabilidade por suas ações são motivos fortes que se alinham com os objetivos.”
Ter amor pelo que se faz traz uma motivação intrínseca que fortalece a convicção e promove um brilho no olho que contagia positivamente. Quando se está imbuído desse sentimento, erros e adversidades são superados com determinação. Por isso, é tão importante trabalhar naquilo de que se gosta ou, na impossibilidade momentânea de que isso aconteça, encontrar, no momento atual, tarefas e resultados que tragam satisfação e propósito. Identificar-se com uma missão gera força extra: há a vontade de acertar, de melhorar, de fazer bem-feito.
O senso de otimismo é outro aliado na formação de uma atitude que leva à superação. Em vez de dar foco ao momento difícil em si, é muito melhor observar o que aquela experiência pode ensinar, o que aquela situação irá agregar para o desenvolvimento pessoal no médio e longo prazos. Vale aqui a imagem do arco e flecha: ao invés de pensar o que se quer da vida, por vezes é possível usar o senso do otimismo para perguntar o que a vida quer de nós. Em vez de pensar que o cliente é difícil, por exemplo, pergunta-se quais argumentos ou possibilidades ainda não foram utilizados para descomplicar e agilizar para inovar.
Colocando esses fatos ou alguns deles em prática no dia a dia, aos poucos é possível superar uma situação ruim, um relacionamento não funcional no ambiente de trabalho e outros contextos que podem parecer insuperáveis à primeira vista. Enxergar além das adversidades é um exercício que pode ser muito desafiador a princípio, especialmente nos momentos de crise, mas que também dá a possibilidade de trazer resultados concretos e maior flexibilidade para buscar a superação dos desafios.
Ter muita clareza de onde se quer chegar, ou seja, ter um projeto de vida, auxilia a encontrar forças e recursos para fazer de cada tombo uma nova oportunidade de recomeço.”
Leo Fraiman é psicoterapeuta, palestrante internacional, escritor e autor de mais de vinte livros, dentre os quais se destaca Metodologia OPEE (Projeto de Vida e Atitude Empreendedora), presente em mais de 1.500 escolas no Brasil. Foi conferencista na ONU no Simpósio Internacional – Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro, em Genebra/Suíça. Com mais de 30 anos de carreira, foi membro do Comitê Mundial de Educação para a Autonomia, em Paris; ganhador do Prêmio Shift – Agentes Transformadores, com o case da Metodologia OPEE; e, atualmente, é autor aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com a obra Pensar, sentir e agir.
Instagram: @leofraimanoficial