Edição 17

Espaço pedagógico

Companhia de Folguedos Nordestinos Tavares de Souza

O Educandário Tavares de Souza, estabelecimento de ensino da rede privada de Carpina – PE que leciona desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, tem como objetivo não deixar morrer as nossas tradições culturais.

Além de oferecer aulas extraclasse de dança e música sem nenhum custo extra, o educandário criou, com o incentivo dos pais, um grupo para apresentações em eventos na cidade — a Companhia de Folguedos Nordestinos Tavares de Souza. Essa Companhia também é convidada constantemente para representar a cidade de Carpina em eventos promovidos no Recife e nas cidades vizinhas.

Aos alunos, é transmitido o valor da cultura regional nordestina, assim como o dos seus folguedos. As disciplinas do currículo escolar tornam-se enriquecidas com esse complemento cultural.

Durante todo o ano, o trabalho é dividido em três ciclos: carnavalesco, junino e natalino. O ciclo carnavalesco é trabalhado com o que é pernambucanamente original: o maracatu de baque solto, ou seja, o maracatu rural; o maracatu de baque virado ou maracatu nação; e o frevo em todas categorias, principalmente o frevo de rua, com seus passos acrobáticos. No ciclo junino, a companhia faz questão de apresentar tudo o que se refere ao Nordeste: a quadrilha matuta, a recriada, a estilizada; e de trazer de volta folguedos já esquecidos, como bandeira de São João, xaxado, entre outros. Cada ano, a vida do nordestino, sua religiosidade e sua bravura são retratadas. Fazem parte do ciclo natalino, o pastoril, o cavalo-marinho, o reisado, a cavalhada, entre outros folguedos.

Durante o evento Diversidade Cultural Nordestina — promovido pelo Espaço Ariano Suassuna, contando com a participação das grandes escolas do Recife e realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções —, a Tavares de Souza apresentou seu Maracatu Nação Arco-íris, em homenagem à bandeira de Pernambuco. Trabalhou, com percussão própria, a cultura negra e fez questão de mostrar a riqueza que nos foi trazida pelos africanos, recebendo, por isso, uma Menção Honrosa.

Hoje, a Companhia ministra aulas de balé clássico e já conseguiu montar e apresentar um musical infantil. Para os alunos da Educação Infantil, oferece o Baby Classic, com o qual procura, desde cedo, despertar nos pequeninos o gosto pela arte.

Educandário Tavares de Souza
Av. Assis Chateaubriand, 245 – Santo Antônio – Carpina – PE
CEP: 55816-410. Fone: (81) 3622-0474

Diretora: Maria de Fátima Ferreira do Rêgo
Mantenedora: Maria Lécia Tavares de Souza

cubos