Edição 14

Matérias Especiais

CUIDANDO DA ÁGUA!

A água potável tem sido uma das maiores preocupações da humanidade atualmente. Uma questão mundial que tem sido prioridade nas discussões em encontros internacionais, congressos, seminários, programas, etc. O objetivo é um só: A preservação da água potável, fonte de vida para todos os seres — as ações são diversas, mas a consciência é de poucos. Dentro desse universo de “poucos”, podemos contar com as escolas, através dos projetos desenvolvidos a partir da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até chegar ao Ensino Médio.

Sintonizada com essa questão, a Construir Notícias indica, para você, professor, sugestões de atividades propostas pelo projeto Água na Boca — Ensinar e Aprender, realizado pelo programa Alô Escola da TV Cultura:

1. Solicite aos alunos que façam uma análise da letra de duas músicas, procurando encontrar diferenças e semelhanças quanto a mensagens, apelos, informações e linguagens de cada uma. Sugerimos as letras das músicas Planeta Água, de Guilherme Arantes e Planeta Azul, de Xororó e Aldemir.

PLANETA ÁGUA
(Guilherme Arantes)
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão.
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão.
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população.
Águas que caem das pedras,
No véu das cascatas, ronco de trovão,
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos.
Água dos igarapés, onde Iara,
Mãe-d’água, é misteriosa canção.
Água que o sol evapora,
Pro céu vai embora,
Virar nuvens de algodão.
Gotas de água da chuva,
Alegre arco-íris sobre a plantação.
Gotas de água da chuva, tão tristes,
São lágrimas na inundação.
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam, humildes,
Pro fundo da terra, pro fundo da terra.
Terra, Planeta Água.
Terra, Planeta Água.
Terra, Planeta Água.

PLANETA AZUL
(Xororó e Aldemir)
A vida e a natureza,

Sempre à mercê da poluição.
Se invertem as estações do ano:
Faz calor no inverno
E frio no verão.
Os peixes, morrendo nos rios,
Estão se extinguindo espécies animais.

E tudo o que se planta, colhe.
O tempo retribui o mal que a gente faz.
Onde a chuva caía quase todo dia,
Já não chove nada.
O sol abrasador rachando
O leito dos rios secos,
Sem um pingo d’água.
Quanto ao futuro inseguro,
Será assim de norte a sul:
A Terra nua, semelhante à Lua,
O que será desse Planeta Azul?
O que será desse Planeta Azul?
O rio que desce as encostas,
Já quase sem vida, parece que chora,
Num triste lamento das águas,
Ao ver devastada a fauna e a flora.
É tempo de pensar no verde,
Regar a semente que ainda não nasceu,
Deixar em paz a Amazônia,
Preservar a vida,
Estar de bem com Deus.

2. Proponha aos alunos a observação e a análise de águas de origens diferentes (rio, manancial, lago, etc). Para tanto, utilize critérios como:
a) Lixo flutuante ou acumulado nas margens:
* Nenhum lixo (boa qualidade).
* Pouco lixo ou apenas árvores, folhas, aguapés (qualidade média).
* Muito lixo (água poluída).

b) Peixes:
* Muitos (boa qualidade).
* Poucos, raros (qualidade média).

* Nenhum ou só guarus (água poluída).
c) Material sedimentado:
* Ausência, não é possível medir (boa qualidade).
* Baixa quantidade, menos de três milímetros (qualidade média).
* Alta quantidade, mais de três milímetros (água poluída).

Obs.: utilize um copo cheio de água para essa experiência.

d) Cheiro:
* Nenhum (boa qualidade).
* Fraco, de mofo ou capim (qualidade média).
* Fétido ou cheiro de ovo podre (água poluída).
Atenção: oriente os alunos no manuseio do material coletado e na utilização correta de equipamentos como luvas, aventais, máscaras, etc.

3. Os alunos podem pesquisar cartas e fotos de satélites que mostrem a poluição das águas no globo terrestre e a concentração de clorofila na camada superficial das águas, determinando as condições de vida dos seres marinhos.

4. Solicite aos alunos que construam uma linha do tempo que mostre a evolução das sociedades no tocante à tecnologia do manejo e da utilização da água, destacando aspectos como culturas agrícolas irrigadas, água encanada, esgoto, água tratada, construção da roda d’água e construção de hidrelétricas.

5. Proponha uma pesquisa sobre invenções de máquinas movidas a água e sua importância; com base nessa pesquisa, sugira a elaboração de desenhos, pinturas, maquetes e protótipos relativos ao tema.

6. Divida a classe em grupos e oriente para que cada grupo estude um ecossistema aquático brasileiro. Sugere-se que o estudo aprofunde os aspectos:
a) Características gerais e capacidade de adaptação dos seres vivos que compõem o ecossistema.
b) Cadeia alimentar dos seres vivos aquáticos.
c) Ação do homem nesses ecossistemas.

7. Desenvolva, no início do semestre, a seguinte atividade:
a) Solicite aos alunos que tragam cópias das contas de água de suas residências, para uma explicação sobre os campos em que estão registrados o volume de água consumida, o período, o valor.
b) Realize um trabalho de conscientização sobre a importância da água para a preservação da vida. Esse trabalho pode ser iniciado com a leitura de um texto ou com a apresentação de um vídeo da série Água na Boca.
c) Faça um levantamento e registro de sugestões dos alunos para evitar o desperdício de água.
d) Estimule, através da confecção de cartazes e elaboração de textos, o combate ao desperdício da água na escola e nas residências.
e) Promova um concurso: vencerá o aluno cuja família demonstrar que soube economizar mais água num período determinado. No decorrer desse período, os alunos levarão à escola as contas de água e farão comparações de gastos e custos, para checar se a campanha surtiu o efeito desejado e para acompanhar a evolução do concurso.

8. Solicite um estudo sobre “sociedades sustentáveis” no aspecto referente à preservação da água e promova as seguintes atividades:
a) Debate: divida a classe em duas partes, sendo que uma defenderá a “sociedade sustentável” e a outra fará a oposição.
b) Providencie o registro das idéias favoráveis e desfavoráveis, para posterior reflexão e elaboração de um relatório final.

9. Após localizar num mapa de onde vem a água que abastece a cidade, os alunos deverão mostrar, com desenhos, o caminho da água até chegar às casas e a sua saída, já como esgoto.

10. Oriente os alunos a realizarem, em grupo, o planejamento e a construção da maquete de uma casa, colocando hidrômetro, canos, caixas-d’água, torneiras, chuveiros, vasos sanitários e ralos. Durante a construção da maquete, discuta, com os alunos, o caminho da água dentro das nossas casas e enfatize a origem e o local de tratamento dessa água.

11. Promova um estudo do meio com a realização das seguintes atividades:
a) Visita a uma estação de tratamento de água, em que um técnico explique aos alunos os processos de decantação e filtração e qual o papel das algas no processo de purificação da água.
b) A partir dessa visita, proponha aos alunos a elaboração de um relatório ilustrado sobre as fases de tratamento da água.
c) Peça aos alunos que expliquem quais as conseqüências do aumento e da diminuição da quantidade de algas nas águas.

12. Visite uma estação de tratamento de esgotos e chame a atenção dos alunos para as medidas obrigatórias de segurança e higiene adotadas (vestimentas adequadas dos trabalhadores, calçados, máscaras, sinalizações, etc.). Solicite a um técnico da estação que faça uma exposição oral, a fim de mostrar a relação entre consumo de água e produção de esgoto, entre quantidade de lixo e poluição da água. Em sala de aula, promova um debate e uma reflexão sobre a importância de não se jogar o lixo e o esgoto em lugares inadequados.

13. Solicite aos alunos que façam um estudo sobre as causas da poluição das águas (como agrotóxicos, esgotos, detritos industriais, etc.) e suas conseqüências para a vida na Terra.

14. Peça uma pesquisa sobre o que os governos estão fazendo pela preservação de mananciais e como Organizações Não-governamentais – ONGs, colaboram com esse trabalho.

15. Promova uma campanha de coleta e seleção de lixo na escola:
a) Divida os alunos em grupos.
b) Divida a campanha em etapas (planejamento, distribuição e execução das tarefas, registros).
c) Combine uma data para a apresentação de relatório das tarefas já realizadas.

Os grupos poderão se responsabilizar:
* Pela elaboração de textos, confecção de cartazes de propaganda e de sinalização.
* Pela obtenção de lixeiras com cores diferentes, as quais deverão ser padronizadas para cada tipo de material reciclável.
3 Por entrar em contato com alguma empresa do bairro que trabalhe com coleta seletiva de lixo (vidros, plásticos, papéis, latas), a fim de verificar a possibilidade de venda desse material para a arrecadação de verbas para a escola.

16. Proponha aos alunos que procurem, em jornais e revistas, matérias sobre a situação da água nas grandes cidades e montem dois murais: um que mostre matérias com informações positivas sobre essa situação, e outro que mostre matérias com informações negativas. O professor pode orientar os alunos para uma reflexão sobre esse assunto.

17. Solicite aos alunos a observação de uma localidade de sua cidade: sua casa, a rua onde mora, uma área de lazer, o percurso que faz até a escola, etc., registrando qualquer sinal de desperdício ou poluição das águas. Na seqüência, realize as seguintes atividades:
a) Estabeleça uma discussão em sala de aula e indique um aluno para registrar todas as conclusões dos participantes.
b) Defina como trabalho individual o que cada um pode assumir para melhorar a situação observada.
c) Estabeleça como trabalho individual o que cada um sugere para que a comunidade resolva ou amenize os problemas constatados.
d) O professor poderá apresentar aos alunos a síntese final das sugestões.

18. Sugira a elaboração de um jornal ecológico, no qual os alunos expressem, por meio de pequenas reportagens, denúncias de agressões à natureza e divulgação de campanhas de preservação e uso adequado da água potável. É importante que os alunos, orientados por professores, tenham a liberdade de se expressar, utilizando sua própria linguagem.

Algumas sugestões de como fazer:

a) Discussão das possíveis seções do jornal.
b) Definição dos temas ecológicos das matérias principais.
c) Visita aos locais das reportagens, para uma melhor coleta de informações e para verificar a possibilidade de obter fotos que ilustrem a reportagem.
d) Elaboração de textos individuais e coletivos, posteriores à discussão em grupo.
e) Entrevistas com pessoas relacionadas com os temas escolhidos.
f) Fechamento e digitação das matérias.
g) Distribuição das matérias e fotos nas páginas do jornal (diagramação).
h) Elaboração das legendas e manchetes.
i) Distribuição do jornal na escola e na comunidade.

Além dessas atividades, o Programa sugere indicações filmográficas e bibliografia no site: www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/ensinareaprender.htm

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