Edição 84

Projeto Didático

De leitor para autor

Escola Primeiro Mundo de Aprendizagem – Santa Cruz do Capibaribe/PE

Introdução

Untitled-1A importância da leitura na nossa vida, a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, bem como o papel da escola na formação de leitores competentes, são questões frequentemente discutidas. No bojo dessa discussão, destacam-se questões, como: O que é ler? Para que ler? Como ler? Essas perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos. E as respostas dependerão dos seguintes pontos de vista:

A língua como representação do pensamento: Nesse sentido, a leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

A língua como estrutura ou como código: Nessa concepção, o texto é visto como simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.

A língua como interação autor-texto-leitor: Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que, dialogicamente, constroem-se e são construídos no texto.

Nessa perspectiva, a leitura é uma atividade na qual se levam em conta as experiências e os conhecimentos do leitor; exige dele bem mais que o conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.

Justificativa

A necessidade de ler e escrever está mais presente em nossa vida do que imaginamos; portanto, desenvolver habilidades de produção textual é necessário em quaisquer anos acadêmicos e essencial para um futuro em que os discentes estarão em constante contato com os mais variados gêneros textuais.
Objetivo geral

Desenvolver habilidades de produção textual.

Objetivos específicos

Aprimorar talentos relacionados à produção textual e trabalhar a coerência e coesão textuais.

Abordar, de forma contextualizada, as concordâncias e regências nominal e verbal.

Estimular o uso da imaginação fazendo uso da objetividade e subjetividade.

Público-alvo

Turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.

Metodologia

Em um primeiro momento, foram apresentadas diversas obras literárias nacionais e estrangeiras aos alunos, para que estes tivessem mais liberdade para escolher a obra com a qual mais se identificassem.

Depois da leitura criteriosa, foram feitas rodas de discussão sobre os diversos textos trabalhados.

Após essas etapas, os alunos tiveram que escrever, compor, sonhar, voar, dar asas à imaginação, mergulhando na imensidão das palavras. Tornaram-se escritores, ou melhor, trocaram de papel, passando de leitores para autores.

Habilidades/Modalidades trabalhadas

Vocabulário.
Coesão e coerência.
Objetividade e subjetividade.
Criatividade.
Produção textual em todos os âmbitos da modalidade escolhida.
Concordâncias nominal e verbal.

Avaliação

A avaliação se deu por meio da apresentação de obras e da correção dos exemplares disponibilizados para análise.

Conclusão

Foi constatado que os alunos, através da execução do projeto, desenvolveram talentos em se tratando de leitura e escrita. Também foi possível identificar uma melhor desenvoltura na interpretação textual, pois os alunos perceberam que, quando a leitura é prazerosa, a escrita flui.

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