Edição 100

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Clube dos Cinco

Hughes é especialista em traduzir o universo dos adolescentes. Aqui ele escreve e dirige a história de cinco jovens estudantes de personalidade completamente distinta que quebram algumas regras impostas pela escola e são obrigados, como forma de punição, a ficar trancados numa biblioteca durante um dia inteiro. É quando eles passam a dividir seus traumas, sonhos e segredos.

Testa de Ferro por Acaso

Durante o macartismo, nos EUA, numerosos redatores e atores de Hollywood ficaram impedidos de trabalhar sob a acusação de serem comunistas. Tentando ajudar um amigo, um jovem ingênuo e apolítico (Woody Allen) se propõe a assinar o trabalho alheio, acobertando aqueles que estavam sendo perseguidos. Emocionante retrato do anticomunismo histérico da década de 1950, que aproveita no elenco vítimas reais de perseguições na época, caso do comediante Zero Mostel.

Adeus, Rapazes

Em 1944, durante a ocupação nazista da França, num colégio católico para crianças ricas, meninos vivem um drama cotidiano de racismo, delação e opressão, já que os padres estão escondendo os meninos judeus na escola para salvá-los dos campos de extermínio. Belo filme sobre a II Guerra Mundial, a amizade e o ódio entre as pessoas.

Muito Além do Jardim

Jardineiro um tanto alheio ao mundo perde o velho patrão e não sabe o que fazer, pois passou a vida inteira cuidando de plantas e... vendo televisão. Quase sempre calado, só repete frases que ouviu na tevê. Isso, porém, soa para as pessoas comuns como palavras de maturidade e sabedoria. Ele é “descoberto” por um político e chega a dar conselhos ao presidente americano. Sellers vive com perfeição esse papel, diferente dos outros de sua carreira, talvez o melhor de todos. Um filme para sorrir e refletir, baseado no romance de Jerzy Kosiński.

cubos