Edição 32

Dicas de filmes

Dicas de Filmes

Tainá – Uma Aventura na Amazônia

Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripé-cias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel (Branca Camargo) e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de 10 anos que mora, a contragosto, na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.

Tainá 2 – A Aventura Continua

Agora uma pré-adolescente, a indiazinha Tainá (Eunice Baía) se divide entre o enfrentamento com os bandidos e a atenção para com a pequenina Catiti, de 6 anos, que foge da aldeia querendo imitar Tainá como protetora do meio ambiente.

Macunaíma

Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e, de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o Sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos.

Os Sem-floresta

A primavera chegou, o que faz com que os animais da floresta despertem da hibernação. Ao acordar, eles logo têm uma surpresa: surgiu, ao redor de seu hábitat natural, uma grande cerca verde. Inicialmente, eles temem o que há por detrás da cerca, até que RJ (dublado por Bruce Willis) revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. RJ diz ainda que, no mundo dos humanos, há as mais diversas guloseimas, convencendo os demais a atravessarem a cerca. Entretanto, essa atitude desagrada o cauteloso Verne (dublado por Garry Shandling), que achava melhor permanecerem onde estavam inicialmente.

Brava GenteBrasileira

Pantanal, 1778. Um grupo de soldados acompanha Diogo (Diogo Infante), cartógrafo recém-chegado, enviado pela Coroa portuguesa para fazer um levantamento topográfico da região. O grupo se encaminha para o Forte Coimbra, que vive em guerra com os índios cavaleiros, com os quais os portugueses tentam selar um acordo de paz. No caminho do forte, um batedor descobre um grupo de mulheres índias tomando banho perto do rio. Elas são estupradas pelos soldados e também por Diogo, forçado por Pedro (Floriano Peixoto), chefe do grupo, a participar do ato. Chegando ao forte, Diogo passa, então, a encarar um novo mundo, com a crescente ferocidade de Pedro e a fantasia de Antônio (Buza Ferraz) sobre encontrar minas de prata que o deixariam rico.

Dança com Lobos

Durante a Guerra Civil norte-americana, um jovem soldado (Kevin Costner) pratica um ato ousado, é considerado herói e vai servir por sua escolha em um lugar com forte predominância do povo sioux. Com o tempo, ele assimila os costumes dos nativos, acontecendo uma aculturação às avessas.

O Dia do Golfinho

Jake Terrell (George C. Scott) é um biólogo e zoólogo que pesquisa com Maggie (Trish Van Devere), sua esposa, a inteligência dos golfinhos. Eles crêem que os golfinhos têm capacidade para falar. Após quatro anos, o casal obtém sucesso, pois ensinou a Alpha, um dos golfinhos, um vocabulário rudimentar. Porém essa euforia dura pouco, pois Alpha e Beta, sua companheira, são roubados para ser usados na realização de um atentado.

Fahrenheit 451

Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os “bombeiros” têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura é um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

Mensageiras da Luz – Parteiras da Amazônia

A vida das parteiras tradicionais do Estado do Amapá. Utilizando técnicas indígenas mile-nares, elas ajudam no nascimento de bebês por todo o Estado, atravessando as grandes distâncias que dificultam o acesso entre as comunidades espalhadas pela selva amazônica, por alagados e cerrados. E depois cumprem outra importante função social: são elas que fazem o cadastro de nascimentos nos povoados.

cubos