Edição 48

Dicas de filmes

Dicas de filmes

O Mestre da Vida

John Talia Jr. é um talentoso e problemático estudante de Artes. Ao conhecer Nicoli Seroff, um genial pintor, ele insiste para que o velho mestre o ensine a pintar. Mas Seroff não só desistiu da arte, como também da vida e quer ficar em paz. No entanto, Seroff convida John para passar uma temporada em sua casa. Juntos, eles dão um ao outro um precioso presente: o estudante aprende a ver o mundo através dos olhos do talentoso mestre; e este, através dos olhos da inocência.

Às Cinco da Tarde

O filme investiga a situação das mulheres no Afeganistão ao narrar a trajetória de Noqreh (Agheleh Rezaie), uma jovem que sonha ser candidata à Presidência da República. Assim que as escolas voltam a aceitar o sexo feminino, Noqreh retoma os estudos. Quase todas as alunas, porém, ainda usam a burca. Aos poucos, durante as aulas, instaura-se o debate em torno da condição feminina e da possibilidade de as mulheres conquistarem os mesmos direitos dos homens.

Fúria pela Honra

Inspirado em uma história real, Fúria pela Honra narra a inabilidade de um estudante em se enquadrar na política acadêmica norte-americana. Liu Xing (Liu Ye) inicia otimista seus estudos sobre as origens do Universo em uma grande universidade nos EUA. Logo logo, destaca-se e é convidado pelo professor Jacob Reiser (Aidan Quinn) para participar de seu grupo de Cosmologia. Numa região de orientação a alunos estrangeiros, conhece Joanna Silver (Meryl Streep), patronessa da universidade, e uma forte ligação surge entre eles. Protegido por Reiser, Liu Xing se destaca em uma prestigiosa conferência. A partir daí, imerge na pesquisa da “matéria escura”, uma substância invisível que daria origem a tudo no Universo, mas logo fica claro que suas ideias conflitam com as de Reiser. Animado com a possibilidade de ser indicado ao Prêmio Nobel, e ingenuamente incentivado por Joanna, Xing tenta publicar sua teoria, mas é totalmente rejeitado. Incapaz de regressar a seu país, Liu Xing torna-se um fantasma pelos corredores da escola. Abandonado e com seus sonhos destruídos, ele explode em um ato final de violência.

O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado conta a história de Bruno, filho de um graduado oficial alemão que, durante a Segunda Guerra Mundial, sai com a família do conforto de seu lar, em Berlim, para viver próximo a um campo de concentração.

Durante toda a narrativa, o jovem, de apenas nove anos, desconhece os horrores da guerra sem sequer saber quem são aquelas pessoas que vê da janela de sua casa e que estão do outro lado da cerca, todos de pijama listrado.

Sem amigos e desgostoso com o novo lar, Bruno parte para explorar o local e inicia uma amizade com Shmuel, um menino da mesma idade, nascido no mesmo dia, porém judeu. Envoltos por realidades bem distintas, Bruno é pura inocência, tendo no pai um exemplo de disciplina e respeito. Já seu amigo de pijama não pode dizer o mesmo, estando a cada dia visivelmente mais magro e “cinza”.

A amizade, porém, ocupa os dias de Bruno, e, durante os encontros na cerca, cada um do seu lado, eles se esquecem de seus problemas e suas insatisfações. É uma amizade sincera, sem interesses, despreocupada.

Meu Tio da América

Henri Laborit é um notável professor e sociobiólogo que expõe sua teoria do comportamento humano – a sobrevivência, a luta, as recompensas e os castigos, a ansiedade – ao intervir na narrativa das histórias de vida de três personagens. René (Gerard Depardieu) é gerente de uma empresa que passa por enxugamento de pessoal; Janine (Nicole Garcia) é uma atriz que tem um amante cuja mulher está à beira da morte; Jean (Roger-Pierre) é um escritor e político em ascensão que enfrenta as encruzilhadas da vida.

cubos