Edição 49

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Esperança e Glória

Bill Rohan (Sebastian Rice-Edwards) descobre como brincar entre as péssimas condições de Londres: escondendo peças da artilharia, formando gangues com as crianças vizinhas, tudo o que a imaginação infantil pode criar. É a partir dessas brincadeiras e lembranças que se constrói um painel dos horrores que uma guerra pode causar.

Entre os Muros da Escola

De um lado desse muro está François Marin, um professor de francês vivido por François Bégaudeau, que também é o autor do livro homônimo no qual Entre os Muros da Escola é baseado. De outro, está um grupo de alunos entre 13 e 15 anos composto de negros africanos, asiáticos, latino-americanos e franceses.

A linguagem é o grande campo de batalha onde é travado esse conflito cultural.
O filme se sustenta, basicamente, apenas com longos diálogos, e muitos deles trazem o frescor do improviso. Sem um roteiro em mãos, os jovens puderam criar seus próprios diálogos, o que dá a sensação de que a realidade daqueles garotos invadia a ficção de Entre os Muros da Escola.

If…

Alunos de uma escola pública britânica se rebelam contra o autoritarismo em célebre filme-denúncia realizado pouco depois das manifestações estudantis de maio de 1968.

Quem Quer Ser um Milionário?

A produção conta a história de Jamal Malik (Dev Patel), um jovem pobre de Mumbai que trabalha servindo chá em uma empresa de call center e é escolhido para participar do programa Quem Quer Ser um Milionário? (um quiz nos moldes do Show do Milhão) e, surpreendentemente, acerta as respostas para todas as perguntas, chegando à grande final do programa.

Desconfiado de que ele possa ter trapaceado, o apresentador do programa o entrega às autoridades locais a fim de que ele confesse o segredo de comorespondeu certo a todas as perguntas. Assim, para se explicar, o jovem precisa contar toda a sua sofrida história de vida.

O Solista

O filme é baseado na história real do prodígio musical Nathaniel Ayers, que desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa Escola de Artes Performáticas Juilliard, de Nova York.

Drama baseado em fatos reais sobre o redentor poder da música. O jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) descobre, por acaso, a existência de Nathaniel Anthony Ayers (Jamie Foxx), um ex-estudante da Universidade Juilliard e prodígio em música clássica, que agora se vê na condição de sem-teto
e passa os dias tocando violino e violoncelo nas ruas de Los Angeles.

cubos