Edição 91

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Bagdad Café

Depois de brigar com o marido e abandoná-lo na estrada, uma turista alemã caminha pelo deserto até chegar ao café que dá nome ao filme. Recebida com aspereza pela dona do local, que acabou de expulsar o cônjuge de casa, aos poucos a viajante conquista a simpatia de todos, ajudando a transformar o ambiente. O filme ajuda a entender a construção de grupos e a contribuição do olhar de quem chega sem invadir o espaço do outro.

Ilha das flores

Este filme retrata a sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem social, econômica e cultural, na medida em que contrasta a força do apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício e o preço da liberdade do homem enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais (lixo), o autor aborda toda a questão da evolução social do indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidentes todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro numa sociedade onde a relação opressão e oprimido é alimentada pela falsa ideia de liberdade de uns em contraposição à sobrevivência monitorada de outros.

Ser e ter

Com uma paisagem de montanhas e terras agrícolas, o documentário segue um grupo de crianças entre quatro e doze anos que estuda em uma pequena escola de vila em Auvergne. Mostrando o dia a dia das crianças, a intenção é retratar como elas aprendem a viver lado a lado e a conviver com os outros e com seus desejos.

Nenhum a menos

Uma adolescente de 13 anos é escolhida para substituir um professor do Primário. Ela é alertada para não permitir nenhum abandono e, quase da mesma idade dos seus alunos, preocupa-se mais com a evasão do que com a aprendizagem. Em meio à pobreza generalizada, uma criança deixa a escola para procurar emprego na cidade, mas a professora decide ir buscá-la. Indicado para discutir a responsabilidade do educador por todos os alunos e a constituição de um grupo em busca de um ideal comum.
cubos