Edição 69

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Todos Alfabetizados no Primeiro Ano

É possível alfabetizar em um ano letivo? Relatando sua própria experiência como alfabetizadora, a autora responde afirmativamente essa pergunta, hoje motivo de discussão e negativas em todo o País. Ela confirma essa hipótese por meio de sua própria experiência pedagógica, relatada passo a passo no livro. Nos primeiros capítulos, apresenta as características dos alunos com quem trabalhou, o seu plano anual e os fundamentos teóricos que embasaram a sua resposta. Descreve, a seguir, várias atividades desenvolvidas em sala de aula, visitas, passeios, projetos de literatura e uma série de tarefas propostas para casa. Ao final, traz aportes interessantes sobre a tarefa de alfabetizar neste século. Importante destacar, em seu dinâmico e colorido relato, o afeto e o respeito que revela por cada aluno, bem como o fato de alfabetizar todos eles em um ano letivo, por meio de um processo de alfabetização desenvolvido ludicamente e em que a interação e a cooperação se fazem presentes todo o tempo.

Kathleen Floriano Irizaga
Editora Mediação

A Linguagem da Empatia: Métodos Simples e Eficazes para Lidar com seu Filho

Nos dias de hoje — em que imperam a violência, o estresse e o excesso de trabalho —, amor, bom-senso e dedicação não bastam para educar um filho. Além de todos esses elementos, é necessário um ingrediente especial: a empatia. Ela pressupõe colocar-se no lugar da criança e compreender seus sentimentos. Falar é fácil; fazer nem tanto. Para a autora desse livro, os pais modernos precisam vencer esse desafio para estabelecer com os filhos uma relação de respeito e companheirismo. Por meio de técnicas simples e eficazes, Dina Azrak mostra de que forma podemos utilizar a linguagem da empatia no cotidiano. Com um pouco de prática, as birras e as discussões sem fim ficarão no passado!

Dina Azrak
Summus Editorial

Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização

Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização destina-se a professores, pais, alunos e educadores em geral, pois discute o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de alunos que estão em fase de aquisição dessas habilidades e as dificuldades escolares, familiares e pessoais que se articulam, formando uma rede que leva os aprendizes ao sucesso ou ao fracasso na leitura e na escrita.

Maria de Fátima Cardoso Gomes
Maria das Graças de Castro Sena (organizadoras)
Autêntica

Continuando a Brincadeira

Esse trabalho é fruto da vivência e da experiência prática de uma professora que propõe atividades elaboradas ao longo de sua jornada profissional. Criando e recriando, transformando velhas brincadeiras em novas atividades, somos conduzidos, por meio da criatividade da autora, a explorar novos movimentos. As atividades aqui propostas são temas de suas aulas, praticados pelos seus alunos e também utilizados por professores de Educação Física e pelas professoras normalistas.

Continuando a Brincadeira é mais do que o nome desse livro; é o resultado prático de dezenas de cursos ministrados pelo Brasil afora, inclusive atendendo aos pedidos de prefeituras municipais na qualificação de seus professores. Recrear, educando e divertindo, é a linha mestra desse trabalho. Criar, recriar e recrear são as lições que apreendemos com a sua leitura.

Maria Hermínia S. Guedes
Sprint
cubos