Edição 130

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

O mundo na sala de aula: intertextualidade nos anos finais do Ensino Fundamental

O mundo na sala de aula: intertextualidade nos anos finais do Ensino Fundamental surgiu da insatisfação constantemente vivida ao longo do exercício de meu magistério na área de língua portuguesa. O que a provocava? A grande discrepância entre as intenções dos educadores no trabalho com a leitura e o resultado obtido pelos alunos. No decorrer do livro, elaboro considerações sobre a forma como vêm sendo conduzidas as atividades com textos em sala de aula para depois propor uma melhora qualitativa na abordagem textual por meio de atividades inferenciais, em que se estabeleçam relações, desenvolvam-se raciocínios e deduções.

A obra ainda aborda a noção de intertexto, a partir do ponto de vista da linguística textual e da análise do discurso. Algumas relações entre a leitura intertextual e a interdisciplinaridade foram apontadas como alternativas para a formação de um leitor-cidadão crítico e ciente de sua realidade, capacitado para o enfrentamento de situações-problema. As considerações finais ressaltam a importância da leitura na formação de um indivíduo e o papel crucial do leitor-mediador no desenvolvimento do processo.

Intertextualidade nos anos finais do Ensino Fundamental Maria Silvia Gonçalves

Ser humano é ser junto: por uma vida sem preconceito e com diversidade

O Brasil é um dos países com mais diversidade cultural, natural, geográfica e biológica no mundo. Reúne pessoas de todos os tipos, origens, gêneros, sotaques e religiões. Há, no entanto, quem veja essa pluralidade não como fonte de riqueza, mas como razão para criar barreiras.

No lugar de encararmos a pluralidade como um patrimônio, em algumas ocasiões nos mostramos uma sociedade avessa à diversidade. Observamos o preconceito em várias situações do nosso cotidiano.

Esta obra foi escrita com a intenção de reforçar que nós precisamos, em nosso dia a dia, reagir, recusar, afastar tudo aquilo que ameace a nossa condição de uma futura vida coletiva digna, alegre e feliz.

Nós temos uma utopia: participar da construção de uma vida feliz para todo mundo. Vida que não rareia, que não diminui, que não é marcada pela carência. Vida boa é aquela em que temos esperança de construir, edificar, consolidar, crescer. Vida boa é aquela na qual conseguimos afastar as falências das nossas utopias.

Mario Sergio Cortella

O caminho da fortuna: uma jornada interior para uma vida próspera e abundante

Um guia esclarecedor para o sucesso, a realização, a plenitude e a abundância. Muitos de nós vivemos e operamos a partir de uma mentalidade de falta, escassez e limitação. Nós nos concentramos no que não temos — segurança financeira, confiança, um relacionamento íntimo —, o que nos mantém inseguros e inadequados. Pensamos: “Se eu pudesse ter essas coisas, eu seria feliz”. Mas medir a riqueza por dinheiro ou bens materiais nos deixa esgotados e espiritualmente vazios. A luta constante para obter mais do que temos nos impede de alcançar algo maior: uma sensação verdadeira de paz interior, aceitação e realização.

Pensando nisso, Deepak Chopra oferece sete etapas, juntamente com focar e direcionar sua consciência, energia e intuição para que se possa experimentar estabilidade, riqueza, criatividade, amor e prosperidade.

Deepak Chopra

Sobre viver o luto: um guia reconfortante para enfrentar o dia após dia depois de uma perda

O luto é um processo complexo, que requer paciência, amor-próprio e resiliência, e pode se apresentar de diferentes maneiras ao longo dos dias, meses e anos. Sim, ele estará presente em sua vida por muito, muito tempo; e essa é a primeira coisa que você terá de aceitar e lidar.
Em Sobre viver o luto, Shelby revela todas as emoções e processos pelos quais você terá de passar e vai ajudá-lo na delicada tarefa de equilibrar dor, saudade e doces lembranças de quem se foi.

Shelby Forsythia
cubos