Edição 132
Dicas de leitura
Dicas de leitura

Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais
A cada dia que passa, mais tempo estamos conectados, via computador, celular ou outros dispositivos semelhantes. Qual é o impacto desse comportamento na nossa vida, na nossa saúde e nas relações sociais que estabelecemos?
Este livro reúne profissionais de diversos campos de atividades — Educação, Saúde (física e mental), Comunicação, Direito, entre outros —, que buscam responder a essa questão.
Cristiano Nabuco Abreu, Evelyn Eisenstein, Susana Graciela Bruno Estefenon (Organizadores)

Irresistível: por que você é viciado em tecnologia e como lidar com ela
Em Irresistível, por meio de histórias e exemplos com os quais os leitores facilmente se identificarão, Alter analisa o mecanismo dos vícios comportamentais para explicar como fazer bom uso das tecnologias — para melhorar a maneira como nos comunicamos uns com os outros, gastamos e economizamos dinheiro ou definimos os limites entre trabalho e lazer — e como mitigar seus efeitos mais nocivos em termos de bem-estar, saúde e felicidade.

Crianças e adolescentes no mundo digital: orientações essenciais para o uso seguro e consciente das novas tecnologias
Dados da edição mais recente da pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), indicam que 93% dos brasileiros com idade entre 9 e 17 anos são usuários da Internet. Essa é uma realidade sem volta. E, convenhamos, se e quando utilizada com consciência e responsabilidade, a Internet e todos os demais avanços tecnológicos representam mecanismos espetaculares e incomparáveis, tanto para a comunicação como para o acesso à informação, ao entretenimento e até à educação.

O que a Internet está fazendo com os nossos cérebros: a geração superficial
O jornalista Nicholas Carr traz, de forma bem embasada, a seguinte constatação: estamos ficando mais burros, e a culpa é da Internet. Temos acesso quase ilimitado a informações na grande rede, mas perdemos a capacidade de focar em apenas um assunto. A mente do internauta está caótica, poluída, impaciente e sem rumo, e Carr faz um manifesto destacando a importância da calma e do foco, faculdades esquecidas neste mundo turbulento.

Como viver na era digital
Tom Chatfield examina o que a vida conectada está realmente fazendo com a mente humana, para o bem e para o mal. Abordando temas que dizem respeito ao que é realmente fundamental no uso da tecnologia e apresentando pesquisas inovadoras e práticas, ele ensina como prosperar em um século digital sem perder a humanidade.

(In)distraível: como dominar sua atenção e assumir o controle de sua vida
Nir compartilha aprendizados para compensar o “estrago” causado pela contaminação que nossa vida sofreu com a mediação dos algoritmos e das redes sociais. O autor aponta caminhos possíveis e as virtudes da desconexão. É uma prática preciosa. O ponto central e valioso de
(In)distraível é: viver a vida que queremos não é só fazer as coisas certas, mas, principalmente, deixar de fazer as erradas. As que tiram a tração do movimento em direção ao que importa.