Edição 133

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

TOINHOINHÓINS

Uma história divertida e recheada com valores e cachos! Assim é Toinhoinhóins, em sintonia com o clássico Rapunzel, porém em uma releitura contemporânea que rompe com os padrões tradicionais e a fragilidade das mocinhas de contos de fada.

Fernanda Snaiden
Ilustrações: Lariane Casagrande

Dandara e Zumbi

Esta obra conta a trajetória de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e Dandara, companheira de Zumbi e guerreira do período colonial no Brasil. Zumbi e Dandara se tornaram símbolos da valorização da cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo.
O texto simples e as belas ilustrações levarão os pequenos leitores a uma viagem repleta de fatos históricos e personagens que se transformaram em símbolo de resistência e superação.

Manual de penteados para crianças negras

Neste guia de penteados, você vai aprender tudo sobre o cuidado com os cabelos cacheados e crespos.
É um livro para exaltar a beleza de todas as pessoas negras! Por isso, além dos penteados, também aborda a origem de cada um deles, curiosidades sobre o cuidado com o cabelo ao longo da História, o que foi o movimento Black Power, o que é afrofuturismo, quem foi o grupo dos Panteras Negras (cujo nome inspirou o super-herói), entre tantas outras informações.

“Do cafuné à história, os penteados deste manual nos lembram e ensinam que o cabelo crespo é pluralidade, possibilidade, resistência e muito, muito amor.”
Ana Paula Xongani

Joana Gabriela Mendes e Mari Santos
Ilustrações: Flávia Borges

Jovens, talentosos e negros Conheça 52 heróis e heroínas negras do passado e do presente

Venha com a gente nesta viagem pela história de 52 personalidades negras. Uma verdadeira celebração da vida e das conquistas de homens e mulheres fascinantes. Um livro para inspirar a próxima geração a construir um outro mundo possível!

Jamia Wilson
Ilustrações: Andrea Pippins

Ei, você! Um livro sobre crescer com orgulho de ser negro

Ei, você, criança! Queria lhe contar uma coisa: este é o livro que eu amaria ter lido quando tinha a sua idade! Sabe por quê? Quando eu era pequena, não existiam livros com personagens parecidas comigo. Nas histórias que eu lia e a que assistia, ninguém dizia que meu cabelo crespo, solto e volumoso era igual a uma coroa, nem que a minha pele preta era linda, nem que meus antepassados eram inteligentes, nem que meu nariz era bonito, na verdade eu ouvia o contrário de tudo isso. Parecia sempre que eu era estranha, feia e não deveria estar nos lugares onde estava.
Bom, mas esse tempo passou, e você, criança de hoje, sabe que é, sim, maravilhosa do jeito que é, que é amada e que pode ser tudo o que sonhar! Não permita que o mundo diga que não se empenha; estude, dedique-se, junte-se aos que parecem com você e sonhe, sonhe muito! E seja insistente, teimosa mesmo!
O seu futuro será brilhante e pleno, assim como a sua infância merece ser — e nós, os adultos, estamos aqui para aplaudir as suas conquistas. Vai ser fácil? Pode ser que não, mas, melhor do que foi para a gente, eu garanto que será! E a sua missão? É que deixe o mundo e a vida ainda melhor para quem vier depois, combinado?
Com amor,
Taís Araújo

Dapo Adeola
Ilustrações: Dapo Adeola, Alyissa Johnson, Sharee Miller, Jade Orlando, Diane Ewen, Reggie Brown, Onyinye Iwu, Lhaiza Morena, Chanté Timothy, Gladys Jose, Bex Glendining, Joelle Avelino, Dunni Mustapha, Nicole Miles, Charlot Kristensen, Kingsley Nebechi, Camilla Sucre, Derick Brooks, Jobe Anderson, Selom Sunu

Vovô Mandela

“Estar preso 27 anos para libertar sua gente e mostrar para seus algozes que uma ideia ou um sonho não podem ser aprisionados. E mais: que todos podem e devem se unir para pacificar uma nação e reconstruí-la com base na inclusão e na justiça social. É preciso libertar o Mandela que há em nós, reconhecê-lo, não o encarcerar jamais. Mandela vir, Mandela aqui, Mandela cá!”
Chico César, cantautor

Zazi, Ziweline & Zindi Mandela
Ilustrações: Sean Qualls
cubos