Edição 135

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Enfrentando o TOD: 40 questões para lidar com o transtorno opositivo desafiador

Juliane Feldmann e Sandra Mara Costa

Enfrentando o TOD é uma ferramenta para trabalhar, de forma lúdica, comportamentos de crianças e adolescentes com características opositoras e desafiadoras. Esses comportamentos nem sempre são observados ou percebidos pela família ou pela escola, onde as crianças e os adolescentes deveriam aprender a expressar seus sentimentos, seus desejos e suas opiniões sem apresentar reatividade, agressividade ou dificuldade em lidar com as frustrações, respeitando regras e limites de acordo com as hierarquias específicas. Este livro-caixinha® vai ajudar na observação e no treinamento do desenvolvimento das habilidades sociais.

Habilidades sociais para crianças: 50 perguntas para falar de relacionamentos, respeito e responsabilidades

Solange Depera Gelles

O desenvolvimento emocional da criança é muito importante para que ela entenda a vida em sociedade e pratique habilidades sociais. Ao longo de seu crescimento, a criança vai elaborando valores e comportamentos vividos pela família, pela escola e pelo seu entorno. Este livro-caixinha® traz 50 cartas, cada uma com uma pergunta para trabalhar com a criança o entendimento da importância de seus atos para si mesma e para as demais pessoas de seu convívio.

Como enfrentar o transtorno opositivo desafiador na escola

Alexandre Violin Garcia, Enide Caixeta dos Santos e Sérgio José da Silva

O transtorno opositor desafiador (TOD) é um transtorno neuropsíquico de comportamento destrutível, com apresentação de comportamentos que fazem mal ao próprio indivíduo, seja ele criança, seja adolescente, e a outros com que convive. Sendo assim, este livro tem por objetivo identificar o transtorno e seus sinais e apresentar o diagnóstico e tratamento. Estratégias para lidar com o TOD aqui serão consideradas, destacando-se a importância do trabalho conjunto dos pais, da equipe pedagógica e escolar, com o intuito de amenizar o problema causado pelo transtorno, bem como destacar algumas estratégias de intervenção no âmbito escolar.

cubos