Edição 14

Dicas de leitura

Dicas de Leitura da Edição 14

A Água é Nossa!

Um livro-revista com reportagens, fotos, charges, quadrinhos, sugestões de atividades, informações e dados. Histórias das origens do mundo. A água no mundo e no Brasil. Uma viagem pelo Tietê. Um verdadeiro apanhado sobre o tema, A Água é Nossa! convoca todo mundo para a ação. Como os próprios autores dizem: “Quem ficar de fora vai estar por fora!”.

Recomendado para o Ensino Médio.

Bernardete Toneto e Dimas A. Kunsch
Editora Salesiana – www.editorasalesiana.com.br

Os Repórteres da Água

Tudo ia muito bem, até que, um dia, Renato, passeando por perto do Ribeirão das Pedras, que corta a sua cidade, vê um peixinho pedindo socorro. Logo o peixinho morre de tanta sujeira que havia na água. O rio estava muito poluído, era preciso fazer algo. É aí que os Repórteres da Água entram em ação. Renato e os amigos mal sabem que vão experimentar a maior aventura de suas vidas!
Recomendado para o Ensino Fundamental I.

Bia Botta e Paulo Riani
Editora Salesiana – www.editorasalesiana.com.br

Histórias de Água

Três contos sobre diferentes culturas e o valor que a água tem para elas. Yamara é uma garota da região dos Andes. Ela não se conforma em buscar água em um lugar tão distante e ainda ter que pagar. O que ela queria mesmo era que um rio passasse bem do lado de sua aldeia. Além dessa história, há também a do pequeno Ilê, que vive lá na África, e de Chiang, um jovem sábio chinês que tem uma difícil tarefa pela frente.

Recomendado para o Ensino Fundamental II.

Adalgisa A. de Oliveira e João Luis F. Gonçalves
Editora Salesiana – www.editorasalesiana.com.br

A Piscina Cristalina de Marina

Marina observa a piscina. Resolve dar um mergulho. Arrasta o guarda-roupa e os brinquedos. De repente, chove. Ela sorri.

Num texto leve, o autor mostra as diferentes classes sociais e como elas influenciam os sonhos das crianças.

Jonas Ribeiro
Ilustrações de André Neves
Editora Elementar

Aventuras de uma Gota d’Água

Você conhece os caminhos percorridos pela água na natureza? Pois bem, este livro conta as aventuras de uma gota d’água narradas por ela mesma. Desde sua formação nas nuvens até seu destino final nos oceanos. Um longo caminho.

Vai ser uma viagem incrível, e você não pode perdê-la. Entre nessa aventura e saiba como nasce uma gota d’água, como se formam os rios, quais os benefícios que a água traz e as agressões que ela sofre com todo tipo de poluição.

Embarque nessa leitura e aprenda divertindo-se! Você vai saber como respeitar e proteger esse precioso elemento da natureza.

Samuel Murgel Branco
Editora Moderna

Água de Chuva — O Segredo da Convivência com o Semi-árido Brasileiro

Este livro nasce de uma experiência de trabalho na região semi-árida brasileira, em busca de estratégias de sobrevivência. Refere-se à construção das cisternas, grandes reservatórios familiares que armazenam a água de chuva. O livro é acompanhado pelo CD de Roberto Malvezzi, Pachamama — Terra e Água, com canções sobre a defesa da vida, da terra, dos rios, da água da chuva e dos sertanejos.

Cáritas Brasileira e Comissão
Pastoral da Terra – Fian/Brasil
Editora Paulinas

O Manifesto da Água — Argumentos para um contrato mundial

Esta obra focaliza os interesses corporativos que controlam, hoje, a indústria da água, critica o sistema atual que vê a água como um direito humano e nos convida a lutar por um programa que forneça água doce para a população pobre, rural e urbana.

Riccardo Petrella
Editora Vozes
cubos