Edição 43

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação

A mudança dos procedimentos tradicionais de avaliação é uma das maiores preocupações que os atuais programas de melhoria da qualidade da educação enfrentam.

Este livro apresenta uma alternativa ao modelo de avaliação tradicional: a avaliação autêntica da linguagem e da comunicação, que se constitui uma atividade formadora destinada a aumentar a probabilidade de que todos os estudantes aprendam.

Os leitores encontrarão:

– As características, os princípios, as bases teóricas e as principais tendências que integram a proposta de avaliação autêntica.
– Os procedimentos, as técnicas e os instrumentos destinados a avaliar aspectos específicos da linguagem oral, da leitura e da produção de textos.
– Os indicadores de pontuação e as modalidades para comunicar os resultados, juntamente com experiências inovadoras de avaliação postas em prática por equipes de educadores em diversas instituições e países.

CONDEMARÍN, Mabel e MEDINA, Alejandra. Trad. Fátima Murad. Avaliação Autêntica: um Meio para Melhorar as Competências em Linguagem e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos

Este livro, com diferentes ângulos da avaliação educacional, traz para discussão a preocupação em reconstruir o sentido da avaliação. Tem como tema central a avaliação escolar como uma prática que incorpora tensões constituintes das práticas sociais e reveladora de seus vínculos com as ações escolares.

É fundamental que a avaliação deixe de ser instrumento de classificação, seleção e exclusão social e se torne uma ferramenta para professores comprometidos com a construção coletiva de uma escola de qualidade para todos.

ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação: uma Prática em Busca de Novos Sentidos. Rio de Janeiro: Editora, DP&A, 2001.

Currículo e avaliação: uma articulação necessária

É um livro que responde às solicitações de educadores que buscam subsídios para a elaboração de políticas educacionais; reorientações curriculares; construção, acompanhamento e avaliação dos projetos pedagógicos institucionais; e, em especial, para a transformação de suas práticas em sala de aula numa perspectiva democrática, inclusiva e emancipadora.

O tema currículo e avaliação vem ganhando centralidade nos debates sobre gestão educacional em níveis federal, estadual e municipal, interpenetrando o fazer das políticas e diretrizes educacionais e participando da rede de múltiplas relações sociais/pedagógicas que vão se concretizando no dia-a-dia da escola dentro e fora da sala de aula.

ALBUQUERQUE, Targelia de Souza. Currículo e Avaliação: uma Articulação Necessária – Textos e Contextos. Recife: Bagaço, 2006.

Qual é a tua obra?

É ser reconhecido? Desenvolver a capacidade de aprender sempre? Saber o significado da sua poiesis? Encontrar-se naquilo que faz? Enfrentar a jornada do herói? Saber a diferença entre erro e negligência? Saber que não sabe? Ser humilde? Aproveitar as oportunidades? Enfrentar o medo das mudanças? Saber o tamanho que você tem dentro do planeta? Ter medo da satisfação? Saber lidar com a velocidade das mudanças? Combater o bom combate? Aprender a agir sem cautela imobilizadora nem ímpeto inconseqüente? Administrar o tempo e distinguir o que é urgente do que é importante? Ser capaz de inspirar pessoas, projetos e situações? Enquanto líder, animar as pessoas a se sentirem integradasà obra? Ter a capacidade de se reinventar, de buscar novos métodos e soluções? Ser ético, antiético ou aético? Ser íntegro? Conseguir enxergar o outro como outro, e não como estranho? Ser ambicioso, mas não ganancioso? Distinguir o que é essencial do que é fundamental?

CORTELLA, Mario Sergio. Qual É a Tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética. Petrópolis: Vozes, 2007.
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