Edição 55

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

No mundo da lua

Este livro trata de crianças, adolescentes e adultos que têm dificuldades de manter a atenção. É comum dizer que eles “vivem no mundo da lua”, isto é, estão sempre pensando em outra coisa (ou em um monte de outras coisas...) quando se conversa com eles, quando estão estudando ou lendo, quando estão trabalhando, enfim, em uma grande variedade de situações.

Aborda os sintomas do TDAH e fornece algumas orientações para quem tem ou lida com o transtorno; seja com o marido, uma filha ou um aluno. O TDAH pode ser um problema para toda a vida, crônico na maioria dos casos (mais de 60%), causando dificuldades tanto para o garoto que vai à escola quanto para o adulto que é casado, tem filhos e trabalha.

Paulo Matos
Editora: Casa leitura Médica

A coragem de conviver: uma forma de organizar as relações interpessoais

Ao perceber que grande parte do sofrimento do mundo na atualidade resulta de formas patológicas de convivência, Luiz Schettini trata dos meandros das relações interpessoais nos vários momentos do conviver, apresentando de forma reflexiva e agradável, aspectos da trama do convívio.

O tema da convivência é de forma abrangente que teremos dificuldades de imitá-lo a públicos distintos. Mas da forma como é apresentado pelo autor alcança a família, a comunidade escolar e profissional, os grupos de amizade e as demais conjunções de pessoas peculiares à sociedade que queremos construir.

Viver é uma dádiva; conviver é uma conquista. Somos, portanto, responsáveis pelas formas de convivência que criamos enquanto estamos no mundo.

Luiz Schettini Filho
Editora: Vozes

Cidadãos do mundo – Costumes, culturas e atividades

Neste volume da Biblioteca Larousse, o leitor irá conhecer as diferentes civilizações do mundo, aprender sobre as diversas culturas, costumes e atividades humanas, em quatro capítulos:

Ao redor do planeta – A grande variedade dos países do mundo. O crescimento da população em alguns países e sua diminuição em outros. Diferentes níveis de desenvolvimento entre países.

A diversidade humana – Quantas pessoas falam as principais línguas. Quais são as principais religiões. Como são as casas e as roupas nos vários continentes. As grandes festas.

O que as pessoas fazem: A agricultura, cada vez mais dependendo das máquinas e com menos pessoas no campo. A mudança dos habitantes para as cidades. A indústria e o comércio. As férias e as viagens.

As grandes regiões do mundo – As principais características da vida na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, na América Latina, no norte da África e nas regiões ao sul do Saara, no Oriente asiático e nas ilhas da Oceania.

Tradução: Maria da Anunciação Rodrigues
Editora: Larousse do Brasil

As Reuniões na Escola e a Construção Coletiva do Projeto Educacional

A implantação de uma cultura democrática participativa nas escolas de Educação básica tem sido foco de debates nas últimas décadas. O isolamento de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e pais pode comprometer a educação de nossas crianças e nossos jovens. Entre as atividades que podem ser utilizadas para construir uma cultura democrática na escola, destacam-se as reuniões regulares nas escolas públicas de Educação básica. Elas podem se tornar espaços privilegiados para a criação de um ambiente estimulador da participação dos atores envolvidos no processo educacional. Pois, nesses momentos, o coletivo se manifesta de maneira mais efetiva e os diferentes segmentos da comunidade escolar trabalham para o planejamento, a implantação, o desenvolvimento e a avaliação do projeto da escola em função do objetivo maior, que é o bem coletivo.

Francisco Carlos Franco
Editora: Loyola
cubos