Edição 65

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Manual Antibullying – Para Alunos, Pais e Professores

A violência entre crianças e adolescentes, na maioria das vezes praticada por colegas da escola, vem crescendo assustadoramente. Atento à falta de preparo dos pais e educadores para lidar com o assunto, Dr. Gustavo Teixeira apresenta o Manual Antibullying, uma obra completa, com informações essenciais e métodos eficazes para prevenção e combate desse problema pouco discutido até recentemente, que atinge não apenas a sociedade brasileira, como também famílias do mundo inteiro.

Dr. Gustavo Teixeira
Editora: BestSeller

Tapa na Bunda – Como Impor Limites e Estabelecer um Relacionamento Sadio com as Crianças em Tempos Politicamente Corretos

Finalmente uma obra que é a luz no fim do túnel para todos aqueles que querem educar seus filhos, mas têm dúvidas de como impor limites nestes tempos cheios da vigilância do politicamente correto. Existe até projeto de lei que proíbe a palmada, tida como ato de violência à integridade física da criança ou adolescente. No entanto, quantas vezes você já não se pegou dizendo, ao ver uma criança tendo um ataque de birra: “Isso é falta de uns bons tapas na bunda”? Pois saiba que essa é a verdade em grande parte dos casos. Essa é a tese que a autora defende aqui, com muita coragem e sem meias-palavras, apontando o caminho para uma educação verdadeira, que forme indivíduos equilibrados e felizes, mostrando que existe uma divisão clara entre violência e respeito, entre agressão e imposição de autoridade e disciplina.

Denise Souza Dias
Editora: Urbana

500 Anos de Educação no Brasil

Os autores dos textos apresentados nesse livro não podem, eles também, deixar de se perguntar sobre as perspectivas de melhoria das condições degradantes em que sobrevive boa parte dos brasileiros. Não deixam de se indagar, no entanto, sobre os processos sociais de invenção das possibilidades de construção de um país melhor, mais democrático e igualitário.

Esse livro já não pertence mais nem aos seus autores nem aos seus organizadores, pertence aos homens e mulheres educados, cidadãos e cidadãs responsáveis pela Educação e pela história da Educação no Brasil.

Organizado por: Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes de Faria Filho & Cynthia Greive Veiga
Editora: Autêntica

Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Religioso

O ano de 1997 foi um marco na história do Ensino Religioso no Brasil, o ano em que, pela Lei nº 9.475/97, foi dada nova redação ao artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9.394/96. Esse foi o primeiro artigo modificado na LDBEN mediante ampla mobilização da sociedade brasileira, envolvendo educadores, representantes de entidades civis, religiosas, educacionais, governamentais e não governamentais de diferentes setores de atuação, sensibilizados e comprometidos com a causa do Ensino Religioso na escola pública, no âmbito da Educação Básica.

Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso
Editora: Mundo Mirim
cubos