Edição 74

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

Os Doze Trabalhos de Hércules: do Oral para o Escrito

Os autores de Os Doze Trabalhos de Hércules – do Oral para o Escrito enfrentam, em doze capítulos, questões capitais e urgentes para o Ensino Fundamental.

Dúvidas, dilemas, parcos recursos, entraves são rotina no dia de professores e professoras da educação básica. E se sobressaem, entre todas, dúvidas lancinantes acerca do modo mais seguro de conduzir alunos e alunas rumo a uma dinâmica de letramento: como e qual gramática ensinar nas séries iniciais? Pode-se, ou não, corrigir variantes não padrão na fala do aluno? Privilegia-se o oral em detrimento do escrito? Ou faz-se o inverso? Como organizar o uso do tempo em sala de aula? Mais leitura, menos escrita? O contrário disso? Que fazer com os trabalhos realizados pelos alunos? Melhor, que atividades realmente produtivas propor a eles? Que fazer com a sabedoria de vida dos alunos da EJA no ciclo fundamental?

Questões como essas, aliadas ao engessamento, a atividades mecânicas, anódinas e ao não enfrentamento de uma discussão profícua sobre currículos, planejamento, avaliação e trabalho interdisciplinar, são obstáculos que é preciso vencer para que o letramento deixe de ser conceito e se torne prática efetiva em toda sala de aula, especialmente no sistema público de ensino.

Organizadoras:
Stella Maris Bortoni-Ricardo
Veruska Ribeiro Machado
Editora Parábola

Tráfico de pessoas

O tráfico de pessoas não está localizado… é global. Não se restringe a uma classe social… permeia os diversos patamares do poder aquisitivo. Não é uma questão de gênero… vitima homens e mulheres. Não é consequência de uma baixa escolaridade… pessoas de níveis superiores de escolarização são servis ao tráfico de acordo com sua especialização. Não é determinante de uma cultura… está intrínseco na inversão da escala de valores de cada indivíduo.

O tráfico de pessoas, hoje distante do nosso universo, amanhã, de uma forma ou de outra, poderá bater à nossa porta.

Jussara Rocha Kouryh
Editora Bagaço Design

Oficina de Ludicidade na Escola

De que formas o jogo pode ser utilizado como recurso para potencializar a prática pedagógica e o desenvolvimento infantil? Qual o papel da brincadeira e do jogo para a assimilação de conceitos e experiências? E como os aspectos lúdicos se relacionam com seu cotidiano em casa e na escola?

O livro explora detalhadamente as possibilidades do jogo no contexto dos alunos de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Fundamenta-se nas teorias lúdicas clássicas e propõe uma oficina com 60 jogos que trabalham a cognição, a socialização, a afetividade, a motivação, a criatividade e a psicomotricidade, articulando tais vivências com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do Ministério da Educação.

Simão de Miranda
Papirus Editora
cubos