Edição 84

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Dicionário de expressões populares da língua portuguesa

O Dicionário de expressões populares da língua portuguesa é uma compilação de gírias e outros modismos luso-brasileiros. Fiel ao nosso acervo idiomático, traz à tona a riqueza contida nas expressões e frases verbais.

O livro se endereça a qualquer usuário da língua portuguesa. Especialmente, interessa ao falante nato de línguas estrangeiras. Apenas um naco de resgate do que andava à toa, por aí.

João Gomes da Silveira
Editora WMF Martins Fontes

Por que é tão difícil aprender? O que são e como lidar com os transtornos de aprendizagem

“Esse menino vive no mundo da lua…”
“Ela não para quieta!”

Essas são algumas das frases que habitualmente rotulam as crianças e os jovens que, apesar de terem um nível de inteligência normal ou superior ao do resto da população, não conseguem bons resultados acadêmicos. Graças ao avanço das neurociências, hoje sabemos que esses indivíduos podem ter algum tipo de transtorno de aprendizagem, que precisa ser tratado para evitar possíveis consequências negativas em âmbito pessoal e social.

Este livro proporciona orientações concretas a familiares, educadores, médicos e psicólogos, ajudando-os a detectar, diagnosticar e tratar crianças e jovens com Dislexia, Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtornos de Aprendizagem Não Verbal, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, Síndrome de Asperger ou Discalculia.

Anna Sans Fitó
Edições Paulinas

Minha escola recebeu alunos para a inclusão. Que faço agora?

Para uns, a escola é um espaço físico, arquitetônico; para outros, é o ambiente educativo, o lugar onde as ações pedagógicas acontecem. Por essas e por outras definições é que muitos acabam vendo o que chamamos de escola inclusiva como mais um espaço físico, comum a tantos outros. Este livro não só discute essa questão, a de que um ambiente educativo é composto de profissionais, projetos e uma intenção maior que simplesmente transmitir conhecimento, como também aponta intervenções, caminhos, práticas inovadoras para que os professores de todas as modalidades possam iniciar a construção de ambientes verdadeiramente inclusivos.

Geraldo Peçanha de Almeida
Wak Editora

Aprendendo com os aprendizes

Construir vínculos não é fácil. Somos seres humanos e, como tais, incompletos: sujeitos a erros e acertos, esperanças e temores, amores e frustrações. Apesar disso, desejamos e buscamos alcançar a plenitude do ser. Contraditórios, é no reconhecimento dessa imperfeição que podemos construir uma relação saudável entre professores e alunos. Afinal, em nossa jornada, somos livres para caminhar com alegria, com amizade, fazendo o possível para transformar nossas escolas em um espaço de esperança.

Gabriel Chalita
Cortez Editora
cubos